Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Tenho um compartilhamento nfs em um servidor de arquivos que deve ser montado nas estações toda vez que as estações inicializam. Ocorre que em algumas estações de trabalho e não sei por qual motivo o diretório que estou compartilhando no servidor não monta na inicialização... dai lá vou eu e digito como root mount /mnt/servidor/xgestho... e então carrega o compartilhamento e todo mundo fica feliz!!!

bom, o inconveniênte disso é que o comando mount só pode ser executado pelo superusuario... Eu sei também que nas opções de montagem do /etc/fstab eu posso definir isso para o usuario montar atribuindo a opção "user" em options... mas essa é uma solução que eu não quero e nem posso por questão de segurança.

tentei então criar um scritp simples, que só executasse o comando "mount /mnt/servidor/xgestho" qdo chamado no prompt... salvei ele e adicionei no usr/bin dai ficava mais simples ainda de chamar o script; se eu executar com root, beleza, funciona bem... mas se eu for executar com usuário normal me retorna a mensagem "mount: somente o root pode montar 192.168.2.30:/Disco2/sistemas/xgestho em ...

pensei então em ser um pouco mais esperto e criar um alias em /home/cpd/.bashrc que invocasse o comando; novamente me lasquei pelo fato de ser usuário normal; erro de permissão, o comando mount não pode ser executado por usuaŕio comum.

Antes que alguém me pergunte, o servidor exporta os arquivos tudo certo... no lado do servidor esta tudo bem e tem muita gente usando... o problema esta com algumas estações na rede que não importam os arquivos na inicialização. q será que é?

Alguém tem alguma dica de como eu faço pra pra descascar esta abacaxi?

Grande abraço

Vilson Jorge
    Última edição por Duca; 30-06-2010 às 09:52.

2. tentou por o seu script que monta, na inicialização do sistema?
    Resumindo, tente por no rc.local , reboota e ve se da certo.

3. Você pode tentar usar o "sudo" para permitir a execução do mount como root.

4. Citação Postado originalmente por oicreal Ver Post
    tentou por o seu script que monta, na inicialização do sistema?
    Resumindo, tente por no rc.local , reboota e ve se da certo.
    Buenas!

Pois fiz conforme sua sugestão, funcionou 100%!!! relamente foi uma grande contribuição, fico muito agredecido mesmo. Eu tava em uma situação meio insuportável, não aguentava nem ouvir mais alguns users...

a hora que o amigo tiver um tempo e se quiser poderá me explicar melhor sobre a função deste arquivo rc.local;

Já vou aproveitar a situação pra fazer um comercial do meu blog, como estou me preparando para a LPI 101 e 102 criei um blog para armazenar algum conteúdo; se alguém tiver algum comentário ou alguma sugestão/crítica, fiquem a vontade. Está meio crú ainda, mas na medida do possível vou acrescentando mais conteúdo.
    GNU/Linux

Grande abraço a todos!

Vilson Jorge

5. Também estou me preparando para LPI, busquei no correio hoje, dois livros que comprei, a gente pode ir se ajudando no estudo, ensinar é a melhor maneira de aprender , para nós dois.

oicreal.blogspot.com é meu blog

Tópicos Similares

1. Falha ao montar compartilhamento nfs Timed out
    Por iudemar no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 3
    Último Post: 05-11-2010, 07:31
  2. lentidao ao mapear compartilhamento NFS
    Por rdpyverson no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 01-02-2008, 05:44
  3. Configurar diretorio para compartilhamento NFS
    Por alexlabtec no fórum Servidores de Rede