Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal estou com uma duvida que acredito ter solução:

O que tenho:
    Recebo um link dedicado (enlace via radio) de uma operadora aqui do RS, com um bloco /24 de ips validos.

O que fiz:
    Joguei esse link direto em uma RB Mikrotik na Ether1 em proxy-arp e dividi esse bloco de ips em blocos /29 nas outras interfaces, isso me possibilitou entregar blocos /29 aos clientes nas outras interfaces, aí vem a duvida:

Eu perco 3 IPs em cada bloco/29, até aí tudo bem, não tem jeito mesmo, tem que ter o network, gateway e o broadcast. Porem preciso entregar esses blocos aos clientes com enlaces ponto a ponto, posso fazer isso com as duas pontas em bridge, mas vou perder mais 2 ips do bloco, um em cada ponta, esse é meu dilema hehehe.

Acredito que deve ter como fazer isso sem perder esses dois IPs, pois a operadora que me entrega o link faz exatamente o que eu quero fazer e pelo visto eles não perdem ip nesse encalce. Alguém tem alguma dica pra me ajudar? Desde já agradeço a todos.

Grande abraço!!!!!!!

2. os radios do enlace prescisam de ip valido ? se não, coloque em outra classe, que vai chegar no seu cliente todos os ip´s /29

3. ok WifiInternet, mas se eu colocar outra classe, privada, vou conseguir ter acesso nas duas pontas pra minitorar sinal etc? pelo menos eu testei com APs em bridge e nao consegui acessa-los

abraço

4. a RFC faz beiço para o roteamento de IPs públicos por redes privadas, mas não há problema nenhum em usar conforme o wifiinternet mencionou. E funciona sim o acesso e monitoramento. Se o seu não está funcionando tem algo errado (provavelmente sua bridge). Faça tudo roteado que terá menos problemas.

Outro forma de "entregar" os IPs públicos sem perder nenhum é usando PPPoE.

5. você usa mikrotik como servidor ? se sim é so adicionar a classe dos radios na interface e você tera acesso a eles só na sua rede

Tópicos Similares

1. Respostas: 4
    Último Post: 10-11-2015, 19:43
  2. Como alocar bloco de IPs públicos para cliente?
    Por lumbriga3 no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 08-12-2011, 10:39
  3. Respostas: 5
    Último Post: 27-10-2011, 07:55
  4. conflito de ip sem o ip esta sendo usado
    Por saquasurf no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 19-10-2008, 20:27
  5. servidor de email sem ter IP fixo, pode ser??
    Por focianc no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 22-09-2005, 21:22

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L