Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa noite pessoal, sou um fã assíduo do Under, e mais uma vez venho recorrer a vocês com uma dúvida que surgiu. O meu cenário é o seguinte, possuo clientes com sinais variados, entre -50 á -75 e a mais 1 ano, não tenho reclamações de clientes com relação a lentidão e etc, porém, minha dúvida é a seguinte, os clientes que tem sinal -50~60 sofrem perdas por conta de alguns clientes com sinal -75 na mesma interface ? Discartando ACK, pois todos ficam em 30us (caso passem o script derruba). Li em vários posts que o que influencia bastante é o ACK, mas fiquei com essa dúvida em relação ao sinal.

Um abraço a todos!

2. Citação Postado originalmente por smooking Ver Post
    Boa noite pessoal, sou um fã assíduo do Under, e mais uma vez venho recorrer a vocês com uma dúvida que surgiu. O meu cenário é o seguinte, possuo clientes com sinais variados, entre -50 á -75 e a mais 1 ano, não tenho reclamações de clientes com relação a lentidão e etc, porém, minha dúvida é a seguinte, os clientes que tem sinal -50~60 sofrem perdas por conta de alguns clientes com sinal -75 na mesma interface ? Discartando ACK, pois todos ficam em 30us (caso passem o script derruba). Li em vários posts que o que influencia bastante é o ACK, mas fiquei com essa dúvida em relação ao sinal.

Um abraço a todos!
    Oi Smooking.

Se o seu rádio permite ajuste de ACK, você ajusta para atender seu cliente mais distante (deixa fixo no AP e no Cliente distante). Os demais clientes intermediários deixe como automático ou insira o mesmo valor do cliente mais distante.

O sinal forte ou fraco não influencia o tempo de ACK. O que prejudica é sinal excessivamente forte nos clientes próximos do AP. Pra corrigir o nível excessivo de ruído que prejudica os clientes mais próximos, você tem que baixar a potência do AP.

Só que daí você fica na sinuca, porque se baixar a potência do AP, pode ser que não tenha sinal pra atender o cliente mais distante. Se mantiver o sinal forte o cliente próximo fica com sinal ótimo e nível de ruído absurdamente elevado, causando a perda de conexão.

Esse erro de dimensionamento é comum em provedores wireless. Ao tentar cobrir o máximo de KM com um único AP, quem está mais próximo da base perde qualidade de comunicação.

Suas alternativas são as seguintes:
    1) baixa a potência do seu AP em 10 dB e veja como fica o sinal do cliente mais distante. Se mantiver estável, ótimo.
    2) Se ao baixar a potência do AP o cliente passou a sofrer perda de pacotes ou não tem sinal suficiente pra trafegar a banda contratada, suba a potência gradualmente até estabilizar o sinal do cliente distante.
    3) Para casos onde você precisa manter a potência no máximo, a saída é diminuir a antena dos clientes mais próximos.
    Dependendo do número de clientes próximo do AP, fica mais barato e mais simples baixar a potência do AP principal e estabelecer uma repetidora pra atender os clientes mais distantes.

É pra evitar esse tipo de cenário que a ANATEL estabelece o nível máximo de EIRP. Só que a gente insiste em jogar a potência nó úuuuuultimo

Espero ter ajudado. Se precisar de avaliação mais completa do seu caso, entre em contato comigo.

ZéAlves

3. Obrigado pela resposta amigo GRANLABOR, na verdade uso PC-AP(Mikrotik) na torre com placas TP-LINK W651G setadas em 17dbm, com 3 painéis setoriais Oiwtech 14dbi.

4. mais alguém para opinar ?

5. Citação Postado originalmente por smooking Ver Post
    mais alguém para opinar ?
    O rádio que você citou não é meu dia-a-dia, desculpe não poder ajudar.

Quando for a hora de ampliar sua rede, considere a possibilidade de usar equipamentos da Ubiquiti. Eles possuem muitos recursos e são relativamente baratos para comprar. Sem contar que os benefícios obtidos compensarão o investimento extra.

Esse rádio que você usa custa R$ 55 + custo de cabos e conectores SMA. Os Rádios Bullet2 da Ubiquiti custam em média R$ 150,00 e conectam-se direto à antena, eliminando perda de sinal e proporcionando diversos ajustes que os radinhos PCI não têm.

Presto consultoria para provedores que estão iniciando e uma vez que o empresário usa Ubiquiti no primeiro POP, muda toda sua rede depois.

Se quiser que eu avalie a sua rede, entra em contato comigo por e-mail ou mensagem particular aqui do Under-Linux.

Eu não vendo equipamento, apenas presto consultoria, ok?

Abraço,

ZéAlves

Tópicos Similares

1. Diferença entre Switch de R$40 e R$ 1400
    Por vailson no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 25
    Último Post: 04-10-2012, 23:35
  2. Diferença da Irradiação de Sinal entre Celulares e WiFi
    Por marcelorodrigues no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 13-12-2011, 13:14
  3. Monitoramento de Níveis de Sinal RB's
    Por hugosantos no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 8
    Último Post: 30-06-2011, 20:18
  4. Qual a diferença entre os tipos de Queues?
    Por Gosulator no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 07-11-2007, 23:24
  5. Controle de Banda Diferenças entre serviços
    Por netwayy no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 03-08-2006, 13:11

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L