+ Responder ao Tópico

1. Boa noite,

estou começando um ISP, e por isso tenho andado por aqui postando minhas duvidas com relaçao a isso, mas agora quero tirar uma duvida que vai me ajudar num problema mais complexo.
    Caso: Cliente tem 1 link, porém utiliza 2 serviços, 1 Internet (Link Dedicado com IP Válido), 2 VPN Configurada por IPSec.
    Problema: Preciso controlar a banda de internet do mesmo em 2mb, e a conexão de VPN do mesmo em 2 MB. A queue do link dedicado do fulano fica no gateway dele, e funciona perfeitamente, porém a queue de VPN do mesmo fica no equipamento do fulano, e mesmo com Source Address sendo o ip da VPN, o tráfego de VPN não passa na queue inserida no equipamento dele, sendo que creio que pelo fato da queue de internet dele estar no gateway dele, a VPN passe pela queue de internet.
    Como devo fazer para separar completamente as queues desse carinha?
    Inserir as 2 queues no equipamento do cliente? 1 para a internet com o IP válido dele, e outra para a VPN com o IP de VPN? (Creio que já tenha feito isso, e acho que não funcionou)
    Alguma sugestão?
    Obrigado desde já

2. Nossa, cara. Tá confuso.

O IP fixo dele é com a sua empresa ou terceiro?

Pelo que entendi, o cliente comprou 2 megas, mas quando navega WEB + VPN sai 4 mega e você quer limitar em 2 megas todo o tráfego desse cliente. É isso?

Se você quer limitar o tráfego toatl do fulano em 2 megas pra WEB + VPN, faça isso:

1) Crie uma nova QUEUE com o IP de destino da VPN
    2) clique na aba ADVANCED do QUEUE da VPN e no campo PARENT aponte para o QUEUE original do Fulano.

Desta forma sempre que se conectar ao IP da VPN o tráfego sairá pela cota do Fulano.

Por outro lado, isso tem uma falha:
    Se o Sicrano for cliente teu e se conectar ao IP da VPN, o tráfego sairá pela cota do Fulano.

Abraço,

ZéAlves

3. Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Nossa, cara. Tá confuso.

O IP fixo dele é com a sua empresa ou terceiro?

Pelo que entendi, o cliente comprou 2 megas, mas quando navega WEB + VPN sai 4 mega e você quer limitar em 2 megas todo o tráfego desse cliente. É isso?

Se você quer limitar o tráfego toatl do fulano em 2 megas pra WEB + VPN, faça isso:

1) Crie uma nova QUEUE com o IP de destino da VPN
    2) clique na aba ADVANCED do QUEUE da VPN e no campo PARENT aponte para o QUEUE original do Fulano.

Desta forma sempre que se conectar ao IP da VPN o tráfego sairá pela cota do Fulano.

Por outro lado, isso tem uma falha:
    Se o Sicrano for cliente teu e se conectar ao IP da VPN, o tráfego sairá pela cota do Fulano.

Abraço,

ZéAlves

Xiiiii
    Não consegui me expressar bem, amigo, obrigado por tentar ajudar, mas não é exatamente isso que preciso não..
    Vou tentar explicar mais 1 vez...
    O cliente, tem 2 serviços, 1 VPN entre duas filiais dele na nossa rede interna, de 2mb..
    e o acesso a internet com 2mb também, porém, não estou conseguindo excluir um serviço do outro, os dados da VPN, mesmo permanecendo na rede interna, passam pela queue de internet, e ele teria no total, 4 mb de conexão, 2 da vpn e 2 da internet, ou seja, preciso de 1 queue para cada serviço, onde os dados para a internet sejam filtrados separadanente da queue de VPN e vice-versa...
    Espero ter clareado.. E espero mais ainda que alguém possa me ajudar..
    Amanha estou no trampo, e vou ver se resolvo isso..
    Daí posto aqui os resultados

4. Citação Postado originalmente por dmnet Ver Post
    Xiiiii
    Não consegui me expressar bem, amigo, obrigado por tentar ajudar, mas não é exatamente isso que preciso não..
    Vou tentar explicar mais 1 vez...
    O cliente, tem 2 serviços, 1 VPN entre duas filiais dele na nossa rede interna, de 2mb..
    e o acesso a internet com 2mb também, porém, não estou conseguindo excluir um serviço do outro, os dados da VPN, mesmo permanecendo na rede interna, passam pela queue de internet, e ele teria no total, 4 mb de conexão, 2 da vpn e 2 da internet, ou seja, preciso de 1 queue para cada serviço, onde os dados para a internet sejam filtrados separadanente da queue de VPN e vice-versa...
    Espero ter clareado.. E espero mais ainda que alguém possa me ajudar..
    Amanha estou no trampo, e vou ver se resolvo isso..
    Daí posto aqui os resultados
    Agora ficou claro. Talvez assim funcione:

1) Dedica 4 megas pro QUEUE principal dele.
    2) Cria um QUEUE para o IP da VPN com 2 megas e deixa como child do QUEUE principal.
    3) Agora a porta torce o rabo... você terá que criar regras em MANGLE para que as conexões originadas pelo cliente e que partem para todos os IPs (menos o IP da VPN) sejam limitados a 2 megas.
    4) Depois cria um QUEUE de 2 megas para os pacotes marcados pelo MANGLE.

Creio que esta seja a forma mais prática.

Se precisar de ajuda pra fazer, procura o SOSTENES aqui do Under-Linux. Ele é ninja e tem preço justo.

Abraço,

ZéAlves

5. Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Agora ficou claro. Talvez assim funcione:

1) Dedica 4 megas pro QUEUE principal dele.
    2) Cria um QUEUE para o IP da VPN com 2 megas e deixa como child do QUEUE principal.
    3) Agora a porta torce o rabo... você terá que criar regras em MANGLE para que as conexões originadas pelo cliente e que partem para todos os IPs (menos o IP da VPN) sejam limitados a 2 megas.
    4) Depois cria um QUEUE de 2 megas para os pacotes marcados pelo MANGLE.

Creio que esta seja a forma mais prática.

Se precisar de ajuda pra fazer, procura o SOSTENES aqui do Under-Linux. Ele é ninja e tem preço justo.

Abraço,

ZéAlves

É, esse lance de marcar pacotes o cara que trabalha aqui já tentou, mas vou tentar agora eu..
    Obrigado mesmo pela ajuda mano...

Quando sair alguma coisa disso, eu posto aqui....

Tópicos Similares

1. ajuda com queue mikrotik 1100x2
    Por dioney29 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 10
    Último Post: 06-04-2017, 08:49
  2. Ajuda com queue
    Por wcoelho no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 04-11-2008, 14:37
  3. Ajuda em queue simple com parent
    Por Josevaldo no fórum Redes
    Respostas: 0