Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal, bom dia!

Criei um script Tar onde ele varre algumas pastas do servidor e verifica se se houveram alterações de nos ultimos 7 dias, caso tenha, ele adiciona ao arquivo tar estes arquivos e depois passa para fita. Segue abaixo o script e as evidências.

#!/bin/bash
    #criado por morronix em 20100602 ,verificar leiame em /admrede/scripts/backup
    DATE=`date "+%d%b%Y"`
    FILES="/praxis/files"
    FILES1="/home"
    #TEXTO="Backup terminado com sucesso !"
    #echo $TEXTO > /admrede/scripts/backup/texto
    tar -c -v -j --newer="7 days ago" -f /praxis/backup/$DATE-inc7d.bz2 $FILES $FILES1&&sendEmail -f xxx@corptux.com.br -t xxx@corptux.com.br -u "bkp 7 dias disponivel" -m "bkp disponivel " -s xxx.xxx.com.br:00 -xu xxx@xxx.com.br -xp xxxx
    O processo mostrou funcionar muito bem, não obstante por um fator. Após a execução deste, descompactei o arquivo que na época tinha a data de 2 de julho, e portanto, deveriam haver arquivos alterados somente a partir de 25 de junho. Segue abaixo:

fs-sp:/backup/restore/home/# ls -lhtr
    total 76K
    -rw------- 1 tecl2w tecl2w 579 Feb 7 2007 Microsiga-Linux.lnk
    drwx------ 2 tecl2w tecl2w 4.0K Jan 2 2008 Meus v??deos
    drwx------ 3 tecl2w tecl2w 4.0K Jan 8 2008 Adobe
    -rw------- 1 tecl2w tecl2w 80 Jun 7 12:29 DESKTOP.INI
    drwx------ 2 tecl2w tecl2w 4.0K Jun 7 12:29 Minhas m??sicas
    drwx------ 2 tecl2w tecl2w 4.0K Jun 9 09:20 cd do scanner
    drwx------ 2 tecl2w tecl2w 4.0K Jun 9 09:41 outlook
    drwx------ 2 tecl2w tecl2w 4.0K Jun 9 16:05 Downloads
    drwx------ 2 tecl2w tecl2w 4.0K Jun 14 10:32 Minhas imagens
    drwx------ 2 tecl2w tecl2w 4.0K Jun 14 13:40 vpn
    drwx------ 2 tecl2w tecl2w 4.0K Jun 14 13:58 mk
    -rw------- 1 tecl2w tecl2w 24K Jun 18 15:06 Telemecanique.doc
    -rw------- 1 tecl2w tecl2w 3.9K Jun 24 16:41 similar parker-24-06-10-01-02.txt
    drwx------ 2 tecl2w tecl2w 4.0K Jul 1 09:09 Os Meus Registos
    Verifiquei que houve armazenagem de um arquivo com data superior aos 7 dias que eu havia determinado no tar.

Alguém saberia me dizer qual a razão para isto ter acontecido? Se houve a ocorrencia de um arquivo fora do padrão selecionado, nao posso garantir a integridade do backup

Minhas referencias para a contrução do script e do ls:
    fs-sp:~# man tar
    fs-sp:~# man ls
    Grato pela atenção.

2. cara, voce esta tentando re-inventar a roda :P

Código :
    man rsync

o rsync faz isso e muito mais eheh

da uma lida no manual que é bem simples e prático, voce pode fazer sincrinia REMOTA via ftp, ssh, nfs ... sincronia local.. bastante coisa :

3. Olá Alexandre.

Entendo que há diversas alternativas como o rsync, ao qual estou seguindo seu conselho e esto lendo relendo o manual dele, no entanto, fiquei realmente intrigado com o motivo que aquele arquivo do dia 18 apareceu em um backup onde deveriam haver arquivos do dia 25 de junho pra frente e realmente gostaria de entender a razão de que isto aconteceu..vc saberia me explicar o pq disto, por favor? Seria o TAR uma tranqueira? rsrs

4. tar funciona... ele compacta e talz.. esse negocio de DATA.. precisa ser algo bem especifico para isto.. como o rsync...

eu realmente nao sei te falar o que pode ter acontecido...

mas ja te falo que ja tive problemas com esse tipo de script usando estas datas :P

o bom do rsyn eh que ele compara arquivo por aquivo .. se teve alteração ele atualiza ou faz uma copia (depende da configuração)

5. entao alexandre..to rodando aki um comando bbem bacana q eu montei com o rsync, curti ele pra caramba, ateh ja criei uma lista de patterns com arquivos que eu nao quero.. mas parece q no caso de cópia local, ele nao adiciona o conteudo a um arquivo, mas sim a um diretório né?

olha só o comando q eu to testando..

nohup rsync -avzt --exclude-from=/praxis/backup/delmscbkp.txt /praxis/files/ files20100707v1 &
    nao entendi direito a opção -C . vc entende?

Obrigado!

Tópicos Similares

1. Mikrotik Cadastro os Clientes no outro dia nao loga
    Por salsaemerengue no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 30-12-2009, 00:54
  2. Respostas: 9
    Último Post: 11-07-2009, 16:45
  3. Alterações no squid.conf, quem pode ajudar ?
    Por logan san no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 09-10-2006, 20:59
  4. comando no linux para excluir arquivos por data
    Por ELIANDRO no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 18-11-2004, 07:39
  5. Tar mantendo os direitos no arquivo
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 03-05-2004, 14:55

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L