+ Responder ao Tópico

Padrão Qual RB usar para balance?

Pessoal,
    Tenho RB333 e RB433 aqui, ambos 300MHz, elas dão conta, sem gargalos, de balancear 2 links de 4Mbps?
    O que pesa mais pra RB fazer APENAS o balanceamento, clock e um mínimo de memória? Digamos que pra 4 links de 8Mbps eu deveria optar por algo como no mínimo 600MHz e 128MB de Ram?
    Hoje temos PC fazendo essa função, mas também estão autenticando na mesma maquina, aí não sei o quanto só o balanceamento pesa.

Por enquanto gostaria de usar o que já tenho (333, 411 e 433), depois pego uma RB750G quando tiver mais links. Mas se não estiverem no mesmo local dos autenticadores e torre, uma RB333 será que daria conta de balancear sem gargalos 3 links de 2Mbps, e enviar o "resultado" via mini-pci? (Num ptp exclusivo para a torre)
    Já ví que mikrotik em geral parece gerar varios ms a mais nos pings devido às suas bridges, seria então melhor optar pelo balanceadores prontos, tipo aqueles TPLink de R$ 500 a 600?

(Na busca do forum já lí as discussões sobre PC ou RB pro balance, mas nada sobre QUAL RB dá conta de quantos links/trafego/pacotes (Pra provedor pode se prever centenas de pacotes/conexões o tempo todo).)

=========
    Mais uma dúvida: Minhas RB's tem mikrotik level 4, todos 2.9.xx, vale a pena adquirir outra licença somente pra balance? (Sem vpn, sem nat, nada de especial)
    Última edição por rubem; 11-07-2010 às 22:10.

André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Posts de Blog
    15

Padrão Re: Qual RB usar para balance?

Prefiro Mikrotik. RB450G.

Aqui já usei uma RB-450 para balancear 4 links e deu conta do recado com folga.

Uso aqui a rb750g com 4 links.... funciona perfeito.

É, a duvida só aumenta:
    RB450G: 680MHz, 256MB: 4 links
    RB450: 300MHz, 64MB: 4 links
    RB750G: 680MHz, 32MB: 4 links
    Vejam que as diferenças nos numeros são grandes.

Se a RB450 dá conta do recado pra alguns, tem algum motivo (Memoria, clock) pra pagar mais caro noutra RB mais potente? Essa é minha duvida, se haveria alguma perda significativa no desempenho por optar por RB "fraca" tipo 300MHz e 32MB ou 64MB de Ram, lembrando que a intenção é fazer APENAS o balanceamento.

Com certeza deve até ter gente fazendo balanceamento com RB1100 e 4 links... mas não é essa a duvida, a duvida é algo como "Há um mínimo de clock e ram necessarios pra uma quantia X de links ou banda de trafego?".

Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    É, a duvida só aumenta:
    RB450G: 680MHz, 256MB: 4 links
    RB450: 300MHz, 64MB: 4 links
    RB750G: 680MHz, 32MB: 4 links
    Vejam que as diferenças nos numeros são grandes.

Se a RB450 dá conta do recado pra alguns, tem algum motivo (Memoria, clock) pra pagar mais caro noutra RB mais potente? Essa é minha duvida, se haveria alguma perda significativa no desempenho por optar por RB "fraca" tipo 300MHz e 32MB ou 64MB de Ram, lembrando que a intenção é fazer APENAS o balanceamento.

Com certeza deve até ter gente fazendo balanceamento com RB1100 e 4 links... mas não é essa a duvida, a duvida é algo como "Há um mínimo de clock e ram necessarios pra uma quantia X de links ou banda de trafego?".
    A 450G tem portas Gigalan, maior clock e processa mais pacotes. Aqui não tive problemas com a 450 normal.

Tem que pensar direito pra não super-dimensionar sua estrutura. Não que isso seja ruim mas, é melhor economizar em algumas coisa para investir em outras...

Exato...
    Por exemplo, aqui no interior a OI (Unica aqui) vende o link a algo como R$ 2500 por 1Mbps... vê-se que tenho que economizar muito equipamento pra um dia poder pagar por isso.

Imagino que é melhor investir em cache. Uns R$ 1500 numa maquina, e R$ 5000 num ThuderCache4 já configurado, economiza banda e portanto o balanceamento... mais um motivo pra economizar na RB.

Acho que não vou arriscar com RB150 (175MHz, 32MB), mas com 300MHz e 64MB pelo vísto dá. Já me serve.

amigo ja fiz mais de 10 LB PCC com a RB750 e nunca tive problemas,aki no Rio sai por R$190,00.

RB 493ah e esqueça os problemas, passo 40mb com ela ta 60% de proc.

velho tem a Rb 750gr3 Hex 880mhz 256mb L4
    muito boa, tem no mercado livre por 300 conto

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pa.jpg
Visualizações:	14
Tamanho: 	71,9 KB
ID:      	67498

Tópico de 2010.

Espero ansioso pela resposta a um tópico de 1998 sobre pinagem pra uma placa Trangbow socket super7 rodar um K6-2 300 com FSB de 83MHz, até hoje não resolvi aquilo...