Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Amigos, já que não sem um sub-forum específico para torres, posto aqui mesmo.
    Estive hoje examinando uma torre de repetidora de TV que está lá faz quase 40 anos.
    Fui lá fazer medições, estudar formas de travamento, etc etc.
    Mas o que me chamou a atenção é que não tem pararraios.
    Mas no pé da torre tem dois cabos bem afixados no corpo do torre, para aterramento. A própria torre funciona como pararraios.
    Alguém usa assim?
    Nestes casos como é feito a fixação dos elementos irradiantes e rádios? Tudo isolado da torre? E como fazer este isolamento?

2. Há quem defenda isso, baseado no fato da estrutura da torre ter mais "massa metalica" e portanto ter maior condutividade que um cabo de digamos 10mm. Provavelmente varia conforme a espessura das cantoneiras e ferros usados (Aqui em casa é com ferro de construção 5/16 e cantoneira de 3/4, mas ainda assim tem uns 12x mais massa que unm fio 10mm).

Eu isolaria as antenas, pro GND dela não ir ligado ao GND dos cartões (E das RB's), mas na verdade devia ter outro aterramento pro GND dos equipamentos. Pretendo fazer isso. Nossa torre central está com uns metros de cabo de aço enterrado, ligado ao pé da torre, um aterramento ridículo que alguem fez, mas sem aterramento pros equipamentos, já queimou cartão e RB em chuva.

Ah, pra torre toda conduzir não deveria haver tinta entre todos os módulos, e pra raio não acertar antena o jeito seria colocar um captador no mínimo 2m acima da antena (É uma relação altura x distancia entre antena e torre, se não me engano 3x, então se tem Pluton 32dB o captador do para-raio teria que ficar 3m acima da antena, no mínimo (Caso a antena fique no topo, claro)).

É assunto polêmico, já já alguem dá 1 ou 2 motivos pra colocar cabo específico pro aterramento (Tipo não precisar isolar as antenas, não correr o risco de faiscar entre os modulos da antena, etc), a meu ver é questão de "O que dá mais trabalho pra manutenção preventiva" e "O que dá mais trabalho pra montagem e reparo em caso de raio direto".
    Última edição por rubem; 29-07-2010 às 01:06.

3. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Amigos, já que não sem um sub-forum específico para torres, posto aqui mesmo.
    Estive hoje examinando uma torre de repetidora de TV que está lá faz quase 40 anos.
    Fui lá fazer medições, estudar formas de travamento, etc etc.
    Mas o que me chamou a atenção é que não tem pararraios.
    Mas no pé da torre tem dois cabos bem afixados no corpo do torre, para aterramento. A própria torre funciona como pararraios.
    Alguém usa assim?
    Nestes casos como é feito a fixação dos elementos irradiantes e rádios? Tudo isolado da torre? E como fazer este isolamento?
    Aqui vejo muitas torres nesse esquema mas com para-raios, ou seja, o corpo da torre atua como se fosse um cabo de descida. Creio que funcione pois tem muitas torres dessa forma e algumas ja chegam aos 10 anos de idade.

4. super moderador heim... ta podendo mano...

5. eu sempre tive a seguinte informação, raio nao escolhe lugar pra cair... mas quando vc coloca um para-raios automaticamente vc esta criando um alvo para o raio descer, feito isso vc tem que ter certeza que seu aterramento esta em perfeito estado, com a resistencia correta, medido por profissionais da área e te digo que nao eh facil fazer hein... eu tenho uma torre de 42mts em um morro de 80 mts, faz uns 5 anos ja e apenas dois raios cairam na torre ate hj, isso pq a tempestade de Janeiro passou bem em cima das torres... se tem para-raios ele vem mesmo, se tem para-raios, faça uma otima malha de aterramento, se nao seus prejuizos vao ser muito maiores do que se vc nao tivesse o dito cujo...

Tópicos Similares

1. Respostas: 5
    Último Post: 25-06-2014, 19:41
  2. Torre sem ART
    Por Claudineibj no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 08-01-2014, 13:57
  3. Montar Torre Sem Usar Rb, Tem Geito?
    Por JeanS@tnet no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 19-02-2013, 08:33
  4. Paineis solares para torre sem energia