+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão IPV6

    Boa tarde!
    Estou precisando montar uma rede em IPV6 li e li e estou estudando sobre este assunto e nao achei muitas informações sobre este protocolo so acho teorias e mais teoria mas nada sobre alguem que colocou em pratica, pelo que li ele nao precisa de um servidor de DHCP , alguem aqui tem algum tutorial ou algum conselho para que eu possa usar como base para montar esta rede?
    OBRIGA!

  2. #2
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.985
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: IPV6

    Humm, tu tem um link com IPv6? Ou quer só fazer uma rede interna com IPv6?
    Bem, aqui em casa eu tenho um túnel IPv6, funciona certinho. Só que eu atribuí o IP fixo, pra já não dá problema nenhum.



  3. #3

    Padrão Re: IPV6

    Então vou montar uma rede com uns 150 micros, tenho atualmente uma rede com 2 mil micros ,tenho ja pronta uma infra com firewall etc, estou contratando uma empresa para instalar alguns equipamentos de radios para interligar postos de saude e outros pontos preciso passar o range de Ips que pretendo usar, então estava pensando ja em passar um range em ipv6, estou procurando o conhecimento nesta area.
    Obrigado!

  4. #4

    Padrão Re: IPV6

    você já leu essa matéria feita pelo Nicbr/CGI? Curso de Introducao ao IPv6 (e-learning) do NIC.br



  5. #5

    Padrão Re: IPV6

    Vou dar uma olhada...
    Obrigado pela atenção e pela ajuda!

  6. #6
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.985
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: IPV6

    Se não vai usar internet IPv6, nem pense em implementar isso.
    Não há sentido implementar IPv6 em uma rede, porque você teria que ter IPv4 para os serviços ainda não portados, seria, digamos, redundante e ainda bem sujeito a erros.



  7. #7

    Padrão Re: IPV6

    Galera!!!
    obrigado pela atenção ate agora.
    Vamos la para vocês entenderem melhor minha situação eu tenho uma rede com 2 mil maquinas ( tudo com ipv4 - trabalho no cpd de uma prefeitura... e alguns de vocês deve estar rindo eu tb!rrs) agora vamos interligar os postos de saúde e outras hierarquias na nossa rede a traves de radinhos (backbone espalhados pela cidade) ate ai blz, só que agora meu Diretor quer preparar a rede para trabalhar com ipv6 ( ele prezepa muito) procurei empresas e órgãos para saber quem já passou por isto e vi que ate agora poucas empresas fez esta migração então estou eu aqui ralando para tentar ver se tem a possibilidade de colocar esta nova rede para trabalhar com o protocolo IPV6 ( estou montando um outro firewall o qual vai ficar numa rede isolada com um link dedicado)
    blz?
    vlw galera!

  8. #8



  9. #9

    Padrão Re: IPV6

    Estou tentando configurar o DHCPv6 mas esta dando alguns erros..

    wide DHCPv6 server on eth1: dhcp6s failed!

  10. #10

    Padrão Re: IPV6

    oxi?
    rs



  11. #11

    Padrão Re: IPV6

    Lorddidio,
    Será que o IPV6 "vingará"?
    Seria uma boa deixa sua infraestrutura preparada para tal acontecimento.
    Como trata-se de uma rede que possui uma infra robusta, aconselho continuar com o IPV4.
    Você necessita de IP's válidos para cada uma das máquinas?
    Qual o pensamento da utilização do IPV6?
    []s,
    Odemar Gilson Santana Júnior
    Especialista em Redes e Telecomunicações (UNIFACS)
    Mestrando em Redes e Sistemas WEB (UNIFACS).

  12. #12

    Padrão Re: IPV6

    ipv6 não vai ser bem simples assim nao.. voce vai precisar trabalhar em dual-stack, com certeza varios softwares nao vao funcionar com ipv6 !!

    Tenho ipv6 nativo aqui e em alguns clientes, e o que digo é que todos estao "dual-stacked" por estes motivos !!



  13. #13

    Padrão Re: IPV6

    Nao aceitou porque ainda faltam alguns "zeros" !!


    o correto é: FEC0:0000:0000:0000:0000:0000:0000:0001/64


    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Pronto, voltei da minha maratona de bicicleta (Faço 15km de bike todo dia).

    Esqueça o mapeamento de endereços IPv4 privados para equivalentes IPv6. Vamos usar o que eles chamam de endereços Site-Locais.

    Endereços site-locais em IPv6 começam com FEC, FED, FEE ou FEF.

    Vou pegar o FEC.

    Network address FEC0:0000:0000:0000/64
    Gateway address FEC0:0000:0000:0001 (Aqui o sistema so aceitou quando eu escrevi FEC0::1/64, depois vou decifrar porque)

    Pronto a interface vai ficar com dois endereços IPv6. O link-local (Que ela configura sozinha) e o endereço Site-local que foi esse que eu dei (FEC0::1/64).

    Até aqui o programing nao ta chiando. So não consegui fazer o windows pegar ipv6 via dhcp...

  14. #14

    Padrão Re: IPV6

    Jorge vlw pela força então ate o radvd eu vi que ele é o cara fundamental mas tá foda fazer funcionar o dhcpv6 , aqui tem um projeto para participarmos de uma rede ptt e vamos licitar um bloco de IP valido mas como é um órgão publico e vai ser adquirido através de licitação vai demorar um pouco a nossa estimativa é comprar um bloco com uns 4 mil ips válidos.
    CbtPiritiva, então eu prefiria deixar assim não acho que seria interessante dar ips válidos para alguns usuários isto só vai dar um pouco mais de trabalho porem meu Diretor quer fazer isto então ja sabe manda quem pode (Rs) sobre vingar não sei te responder por que todos falam que o IPV6 veio para salvar porem quantas empresas já utiliza este protocolo? Quantos usuários temos em toda a rede e por que são poucas empresas que já migrou e quem são elas? Acredito que agora independente se vingue ou não e um desafio bacana para se passar.
    O pensamento de utilização é por que ele quer, eu sou contra temos muitos problemas na nossa infra que eu particularmente preferia resolver antes, como segmentar a nossa rede e melhorar a infra para depois pensar neste tipo de problema mas como ele quer assim aqui estou e estou tendo estas dificuldades e estou compartilhando elas com vocês!

    Jorge valeu pelos post ajudou muito, sobre maratona vamos marcar ai um role!!!!

    Obrigado a TODOS pela força!

    "Seja livre use linux"



  15. #15

    Padrão Re: IPV6

    Eu ainda sou novato aqui no Under-linux, desculpe se cometer erros quando for postar algo!
    obrigado.

  16. #16

    Padrão Re: IPV6

    LordDidio,
    O que nosso amigo Alexandre Correia postou é válido sim!
    Além do IPV6 ter que trabalhar em "dual stack", vejo como gargalos: roteamento, DNS, manutenção de tabelas, configuração softwares....
    Implementar IPV6 é complicado. A migração requer aumento de custo (CPU, memória....) e problemas também.
    Desde que nasci, ouço o mundo dizendo que os Ip's vão acabar... Tive um professor que "fez uma previsão" de acabar em 2008 (os Ip's). Tive a oportunidade de encontrá-lo esse ano (no Mestrado) e o mesmo já mudou o discurso. (risos).
    Espero ter ajudado!
    Sempre à disposição!
    []s,



  17. #17

    Padrão Re: IPV6

    cbtpiritiba, tudo oque vocês estão postando aqui esta sendo 100% valido e me ajudando infinitamente!
    obrigado !
    Sobre custo e problemas com roteamento já tenho noção de toda bucha que vou ter pela frente, como falei se fosse a solução do mundo já estaria funcionando perfeitamente... haha
    acredito eu que a unica solução para este mundo e o que meu companheiro naoliv dizia "O mundo so vai melhorar quando for feito um upgrade e um meteoro cair no planeta dando um reset total".
    Abraços!

  18. #18

    Padrão Re: IPV6

    o esgotamento ipv4 esta próximo, pelo "andar" das alocações, em 2011 acaba ... restam poucos blocos /8 !!

    Até o NIC.BR esta adotando um novo jeito de alocar ips para os novos AS´s, anteriormente so libeeravam blocos /20 ou maiores... este mes ja estao alocando /21 e /22 ... evitando o desperdicio de ips por parte dos AS´s menores..

    Ja o ipv6, vai resolver o problema dos ips, mas a maioria dos hardwares e softwares de rede não tem suporte a ipv6 e os fabricantes não estão fazendo absolutamente NADA.

    este é o problema ! suporte a ipv6 !! a tabela de roteamento global ipv6 vai diminuir muito, um bloco por AS ja deve ser suficiente !!




  19. #19

    Padrão Re: IPV6

    Olá Geovane,

    além do e-learning Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações -, que um colega já sugeriu, temos os materiais do curso presencial que fazemos para o pessoal dos provedores, no NIC.br: IPV6 - Curso Básico | A Internet precisa se adaptar para continuar crescendo - IPv6.br - dê uma olhada nas apostilas teórica e de laboratório. O sítio http://ipv6.br tem também alguns artigos e tutoriais práticos.

    []s
    Moreiras
    IPv6.br

  20. #20

    Padrão Re: IPV6

    ola galera do under, gostaria de saber se alguem tem uma tutor, para o mikrotik adicionar o ipv6 e se alguem ja esta usando no mk esse protocolo.

    obrigado