Página 1 de 8 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa tarde amigos,

MInha rede é composta por 1 Servidor/PC Mikrotik central (autenticação PPPoE e Hotspot, controle de banda, regras de NAT, Firewall, etc) e mais 4 MK nas pontas, como distribuição wireless, configurados unicamente como APBRIDGE. Para interligar essas pontas de distribuição com o Mikrotik central, faço enlaces em 5.8Ghz também usando Mikrotik.
    Minha rede está funcionando perfeitamente, mas queria fazer alguns ajustes finos nela.
    Uma das coisas que gostaria de fazer e ainda não consegui, e por isso peço ajuda, é resolver o seguinte problema:
    - da forma como descrevi a minha rede, se o cliente setar um IP qualquer na sua placa de rede e outro cliente, em outra ponta da rede (tem que ser em outra ponta pq já deixo desabilitado o Default Forward dos cartões) também colocar um IP na mesma classe, eles conseguem se comunicar. Isso porque os enlaces, antes de atingirem a placa de rede do meu servidor MK, passam todos por um switch. Então, tentei inserir nos filtros das bridges de cada um desses Mk de distribuição, dois tipos de regra: uma dava ACCEPT a todo o tráfego que vinha ou ia para o endereço MAC da placa do Servidor MK e em todo o tráfego PPPoE. A outra regra dava DROP no restante do tráfego. O problema é que os clientes que usam hotspot foram dropados também... isso é, a regra não entendeu a requisição enviada pelo cliente com destino para a placa do Servidor MK.
    Não sei se ficou confuso a explicação, mas se alguém quiser dar uma ajuda, eu vou explicando melhor..rs

Antes de tentar essa solução com regras no MK, havia comprado um Switch gerenciável da 3Com. É um modelo já fora de linha 4226T, mas o preço estava acessível. Porém, não tenho muito experiência com Switchs Gerenciáveis também, mas pelo que entendi de tudo que li é que eu teria que criar Vlans para separar o tráfego... porém não posso adicionar uma mesma porta em duas vlans.. então.. se meu raciocínio não estiver errado, no meu caso o switch gerenciável não foi a solução... rs...

Obrigado a todos desde já!
    Abraços

2. e ai DR blz
    seu switch é uma otima pedida
    basta configurar para que todas as portas tenha acesso a porta 1 e a 1 acesso a todas as portas e o resto não tenha comunicacao

3. bom o que vc pode fazer é
    usar um !ip_do hot
    para que ele nao bloqueie a sv tb
    o switch gerenciavel é uma boa se ele aceitar um controle como sitei acima
    agora se não coloca 4 placa de redes no sv rs

4. Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    e ai DR blz
    seu switch é uma otima pedida
    basta configurar para que todas as portas tenha acesso a porta 1 e a 1 acesso a todas as portas e o resto não tenha comunicacao
    Opa Bruno!
    Valeu pela ajuda!
    Mas só completando, essa configuração do switch seria através da criação de vlans mesmo?

5. não esta conf no switch vc faz nele mesmo ele tem como vc bloquear exatamente o que vc quer
    vc libera a porta 1 para ter acesso a outras as outras ter acesso a porta 1 porem as outras nao tem acesso a outras

Tópicos Similares

1. Bridge Filters: dúvidas em algumas regras
    Por ricardofjayme no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 27-10-2012, 00:09
  2. Regra em bridge filters duvida!
    Por alannery no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 19-07-2009, 14:04
  3. Dúvida bridge...
    Por Roberto21 no fórum Redes
    Respostas: 8