+ Responder ao Tópico



  1. O Open Source Definition
    Introdução
    Open source não significa apenas acesso ao código-fonte. Os termos de distribuição de software de código aberto deve obedecer aos seguintes critérios:

    1. Redistribuição livre
    A licença não deve restringir nenhuma parte de vender ou doar o software como um componente de uma distribuição agregada de software contendo programas de várias fontes diferentes. A licença não deve exigir um royalty ou outra taxa para tal venda.

    2. Source Code
    O programa deve incluir código fonte e deve permitir a distribuição em código fonte, bem como em formato compilado. Sempre que alguma forma de o produto não é distribuído com código fonte, deve haver um meio bem divulgado de obter o código-fonte por mais de um custo razoável, de preferência a reprodução, download através da Internet sem custo. O código fonte deve ser a forma preferida no qual um programador modificaria o programa. Deliberadamente ofuscados o código fonte não é permitido. formas intermediárias como a saída de um pré-processador ou tradutor não são permitidas.

    3. Trabalhos Derivados
    A licença deve permitir modificações, e trabalhos derivados, e devem permitir-lhes ser distribuído sob os mesmos termos da licença do software original.

    4. Integridade do Código Fonte do Autor Código
    A licença pode restringir o código fonte de ser distribuído em forma modificada somente se a licença permitir a distribuição de arquivos de "patch" com o código fonte para o propósito de modificar o programa em tempo de compilação. A licença deve permitir explicitamente a distribuição de software construído a partir do código fonte modificado. A licença pode exigir que trabalhos derivados tenham um nome ou versão diferentes do software original.

    5. Sem Discriminação Contra Pessoas ou Grupos
    A licença não deve discriminar contra qualquer pessoa ou grupo de pessoas.

    6. Sem Discriminação Contra Campos de Trabalho
    A licença não deve restringir ninguém de fazer uso do programa em um campo específico de atuação. Por exemplo, ela não pode restringir o programa de ser usado em uma empresa, ou de ser usado para pesquisa genética.

    7. Distribuição da Licença
    Os direitos atribuídos ao programa devem se aplicar a todos a quem o programa é redistribuído sem a necessidade de execução de uma licença adicional por aquelas pessoas.

    8. Licença não deve ser específica para um produto
    Os direitos associados ao programa não deve depender de fazer parte do programa de distribuição de software particular. Se o programa é extraído desta distribuição e usado ou distribuído dentro dos termos da licença do programa, todas as partes para quem o programa é redistribuído devem ter os mesmos direitos que aqueles que são concedidas em conjunto com a distribuição de software original.

    9. Licença não deve restringir outro software
    A licença não deve colocar restrições em outro software que é distribuído junto com o software licenciado. Por exemplo, a licença não deve insistir para que todos os outros programas distribuídos na mesma mídia sejam software open-source.

    10. Licença deve ser tecnologicamente neutra
    Nenhuma disposição da carta de condução poderá ser subordinada a qualquer outra tecnologia individual ou o estilo de interface.

    Fonte dos textos: http://www.opensource.org/docs/osd
    Última edição por Loudiana; 11-09-2010 às 10:28.






Tópicos Similares

  1. Respostas: 0
    Último Post: 27-03-2007, 13:34
  2. Comparação entre software open source
    Por LucianoBusch no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 20-06-2006, 14:59
  3. Loja virtual open source
    Por oyama no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 15
    Último Post: 17-09-2004, 17:19
  4. Melhor banco de dados open source para linux
    Por AdrianoSantos no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 9
    Último Post: 07-07-2004, 14:01
  5. loja virtual - on open source ?
    Por thiagog no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 8
    Último Post: 30-08-2003, 11:26

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L