Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Pessoal, na prática, uma rede Mikrotik bem montada, perde algo para equipamentos Alvarion ou Motorola ?

    Citem suas experiencias em relação a links ponto a ponto e ponto multiponto.

    Abraço.

  2. No caso redes ponto-multiponto, perde e bem. Sistemas como o Alvarion VL (original, não o com Wi-Fi) e Motorola Canopy tem protocolo de acesso e inteligência das remotas bem superior.

    A Mikrotik deve reduzir esse gap com o TDMA (Nv2) que tem no RouterOS 5.0, desde que as remotas sejam também Mikrotik.

    Aliás, eu noto uma tendência a compararem a qualidade de uma rede com Alvarion VL e Motorola Canopy, onde as remotas são todas também do fabricante e rodando o protocolo projetado, com uma rede com AP Mikrotik e remotas Xing-Ling-Qualquer-La-Garantia-Soy-Yo... essa é uma comparação incorreta.

    Ainda assim, uma rede com AP RouterOS 3.x/4.x e remotas Mikrotik com Nstreme ainda é inferior em performance a uma rede Alvarion VL ou Motorola Canopy, mas já chega num nível de qualidade e escalabilidade que pode fazer valer a diferença de custo compensar.

    Eu acho que o melhor custo-benefício hoje está nos sistemas da Ubiquiti que já tem um pacote de CPEs de boa qualidade com protocolo TDMA (AirMax no caso deles), mas seria bom se os distribuidores nacionais fizessem conjuntos APs (RB-800) e CPE (RB-7xx) com RouterOS 5.x, homologados Anatel, antena integrada no caso da CPE, para competir.



  3. No caso de links ponto-a-ponto, assim que o RouterOS começar a funcionar bem com cartões 802.11n, a diferença vai ser bem pequena. Quem tem tentado usar tem tido problemas exóticos, mas que devem ser corrigidos com novas versões. De novo há a questão de homologação, que está um pouco para trás.

  4. Rubens, quando o N emplacar , a Motorola e Alvario vão correr atras de melhora-lo assim como fizeram com o A/B/G



  5. Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Rubens, quando o N emplacar , a Motorola e Alvario vão correr atras de melhora-lo assim como fizeram com o A/B/G
    As famílias de rádios "300" de P2P da Alvarion e Motorola já são resultado da tecnologia N... a questão é que Ubiquiti e Mikrotik estão vindo não só com N mas também com TDMA. Isso já vai lhes dar equivalência tecnológica com a Alvarion. Alvarion VL é chipset Atheros com o protocolo deles... não lembra a Ubiquiti ?

    A Motorola ainda tem vantagens tecnológica em PMP (Por causa do GPS) e em P2P por causa da tecnologia do Ortho, mas o benefício das soluções UB/MT ou já vai atingir a demanda (no caso de P2P) ou já vai ter um benefício com bom custo/benefício (não apenas custo baixo) para que não faça mais sentido ter algo melhor mas bem mais caro.






Tópicos Similares

  1. Mikrotik RB 2011 VS RB3011
    Por rzaks no fórum Mikrotik
    Respostas: 13
    Último Post: 19-04-2017, 18:47
  2. Respostas: 7
    Último Post: 24-01-2017, 09:44
  3. Respostas: 23
    Último Post: 21-07-2014, 06:35
  4. Respostas: 6
    Último Post: 03-08-2011, 10:35
  5. 3drad vs Blender vs libcom
    Por Creator>:-)3D no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 1
    Último Post: 09-10-2004, 13:56

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L