+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB433U - Signal Strength oscilando

    Desde já agradeço a todos.

    Vou tentar ser o mais simples possível, qq outra informação é só perguntarem.

    Torre com uma rb433u com duas interfaces wireless, uma interface com antena Pluton setorial polarização horizontal, e outra interface com antena setorial vertical. As antenas não foram trocadas apenas a RB, cartões ar5413 e cabos, essa interface com antena vertical está sofrendo muito devido a interferência gerada pelos famosos vendedores de speedy (adsl) que todos conhecemos, portanto como solução estarei migrando todas as antenas para a interface horizontal e após isso substituindo a vertical por outra Pluton e fazendo o balanceamento de clientes.

    Antes da troca dessa RB e cartões esse painel já sofria interferência mas apenas em horários de pico (das 13:00 às 18:00) a latência ficava alta (picos de 100ms a 800ms, apenas por alguns minutos) mas era possível por parte dos clientes uma navegação satisfatória. Após a troca a interface que sofre interferência melhorou satisfatoriamente a latência a ponto de pensar que nem fosse mais necessario a troca dos clientes, mas do nada o Signal Strength começa a oscilar, por exemplo o sinal aqui da empresa que está nessa interface vai de -59 para -85 e após algum tempo volta ao normal. Já trocamos cartões, cabos, pig e acaba acontecendo a mesma coisa. Um fato que está me chamando a atenção é que o técnico dessa empresa não fez a troca da fonte, e usou uma que estava na caixa hermética que era de uma RB411. É fato que problemas desse tipo podem acontecer devido a fontes fora dos padrões e de baixa qualidade, mas qdo o Signal Strength de uma interface oscila o da horizontal (Pluton) fica normal, mas estamos apenas com 5 clientes nela, raramente 3 simultâneos pois nem deu tempo de efetuar as mudanças ainda. Já fiz o pedido da fonte para a empresa que me atendeu e eles insistem que o problema é gerado pela interferência, mas como expliquei antes não acontecia. Alguma opinião ou alguém que já tenha passado pelo mesmo problema?
    Última edição por lurialonso; 22-10-2010 às 12:52.

  2. #2

    Padrão Re: RB433U - Signal Strength oscilando

    pode ser o cartão que ja ta no talo



  3. #3

    Padrão Re: RB433U - Signal Strength oscilando

    3 cartões já foram testados e invertidas as interfaces, o problema apenas ocorre na interface que tem mais clientes, tb já foi invertido o slot mini-pci.

  4. #4

    Padrão Re: RB433U - Signal Strength oscilando

    energia? ja testou?



  5. #5

    Padrão Re: RB433U - Signal Strength oscilando

    Citação Postado originalmente por lurialonso Ver Post
    3 cartões já foram testados e invertidas as interfaces, o problema apenas ocorre na interface que tem mais clientes, tb já foi invertido o slot mini-pci.
    observa o trafego se passar de 2 3 megas ele ja começa a dar ping auto mesmo, ai vc vai ter que colokar outro ap, para por mais clientes, ou tirar um pouco de cliente e por no outro ap que vc ja tem

  6. #6

    Padrão Re: RB433U - Signal Strength oscilando

    Fonte trocada e continua com o mesmo problema, uma coisa que notei diferente é que todos os clientes estão com o Tx Signal Strength com o valor identico 2147483648 dBm, isso é normal? O trafego qdo o problema acontece está sempre em torno de 1mb, ela trabalha normalmente com 3mb aqui, qto a energia está tudo ok tb, testada na base da torre e na caixa hermética.
    Última edição por lurialonso; 22-10-2010 às 18:08.



  7. #7

    Padrão Re: RB433U - Signal Strength oscilando

    Pessoal a principio problema resolvido, aquele número estranho alí não faço idéia ainda do que é, acabei de atualizar o Mk para a versão 3.30 e está tudo estabilizado e onde aparecia Tx Signal Strength 2147483648 dBm, agora não aparece mais nenhum valor, igual as outras Rbs, creio eu que foi algum bug qdo foi restaurado o backup nessa RB, talves esse seja um detalhe que poucos percebam, pelo menos eu demorei um pouco, vou deixar em teste e volto para dizer como vai se comportar, mas agora está trafegando 3mb com latência em torno de 2 ms.