Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Bom dia pessoal,

Atualmente em todas torres usamos Mikrotik como AP em modo Bridge.

Alguma vezes vi o pessoal discutindo sobre o que é melhor, bridge ou rede roteada.
    Confesso que tenho interesse em ver alguma coisa sobre rede roteada, mas não encontrei nada que me fizesse entender.

Pois bem, nos clientes, usamos sempre rádio, nada de PCI nem USB.
    O rádio do cliente é um roteador, onde a WLAN conecta-se através de PPPOE na torre e as portas LAN tem sua própria classe de IP.

Minha dúvida é: Usando deste modo, existe broadcast dos clientes chegando na minha torre?

Eu penso que não, pois já no cliente existe um roteador, e o broadcast seria da rede interna dele, certo ou errado?

Outra coisa, como eu poderia fazer um teste para sniffar minha rede e descobrir tudo o que é porcaria que está rondando minhas Bridges?

Rede roteada é realmente muito melhor do que rede em bridge?
    O principal problema que vejo é que eu tenho um servidor rodando Mikrotik e nele faço firewall, controle de banda e autenticação PPPOE usando Radius, e não queria perder esse controle centralizado. Alguém sugere algum cenário?

Obrigado desde já !

2. Ninguém?

3. Amigo, pelo fato de seus clientes usarem um ap roteado não acaba com a questão de broadcast.
    Broadcast não é só na rede interna não.
    rede roteada é muito melhor sim, e para não perder o controle centralizado poderia usar um server com o freeradius ou o aaa do mk se não me engano faz isso(ainda não usei o user aaa).
    Ja tem vários sistemas prontos com esse nível de integração como o myauth, mk-auth, webmiktik entre outros.
    eu aqui uso o myauth e não tenho problemas, integração total da rede e uso de rotamento dinámico com o ospf que ja vem integrado no myauth, fica show de bola.

4. Obrigado pela resposta amigo.

Mesmo usando PPPOE posso estar tendo broadcast na rede?

5. Estive lendo mais, e pelo que percebi, se minha rede for roteada não vou conseguir visualizar todos os usuários autenticados por PPPOE no meu servidor principal. Pelo que entendi, os usuários ficarão autenticados nas RBs correspondentes ao local que eles conectaram.

É isso mesmo?
    Não tem como manter essa vantagem de ter o controle todo centralizado se a rede for roteada?

Obrigado !

Tópicos Similares

1. Duvida sobre uma coisa do underlinux...........
    Por _Luigi_ no fórum UnderLinux
    Respostas: 7
    Último Post: 07-12-2002, 22:51
  2. Duvidas sobre o squid
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 27-11-2002, 11:11
  3. Duvidas sobre Log access.log do SQUID !!!
    Por Danielvb no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 23-11-2002, 15:46
  4. duvida sobre o syslog
    Por augustolynx no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 29-10-2002, 07:50
  5. DUVIDA, SOBRE DYNAMIC DNS NO APACHE ???
    Por _Luigi_ no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 13-10-2002, 08:07

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L