Página 1 de 7 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa tarde Pessoal...

Recorro á vcs pois estou a mais de 2 semanas pesquisando e tentando achar solução... bom tenho uma rede com mais de 40 Mk sendo 433 e algumas 600 ... Acontece que a 2 semanas atrás começou a dar uns vudú na rede.. classifico como isso pois nao tem explicação aparente... segue oque ocorre:

A rede está normal... após alguns minutos/horas a latência sobe para 800 ... 900.. 1000... 1200 ms de toda a rede..daí pra cima os clientes começam a ficar com lag... e vira uma paranóia... voltando a funcionar dali alguns minutos... e assim ocorre inúmeras vezes durante o dia...

Minha rede tem o formato de uma "estrela" para ilustrar melhor... sendo que no centro e em cada ponta tenho servidores voip e somente no centro tenho servidor de Internet (Myauth)... o estranho é que se desligo uma das pontas a partir do centro a rede começa a voltar ao normal... a principio pensei que fosse tráfego... cartão ruim... etc... troquei placa e cartão do centro da rede... não resolveu... desliguei uma ponta e deixei fora por horas... a rede ficou legal... voltei a ligar... bagunça tudo... isso fiz para as 3 pontas... sendo que nao consegui chegar a nenhuma conclusão pois parecia sempre o mesmo problema... latência alta... porém nos ultimos dias notei que se desligo uma certa ponta a rede se estabiliza... fica ok.. já troquei placa/fonte/cartão/pigtail/ antena desta rede e nao resolve... to pensando em chamar um padre/pastor/ancião/pai de santo pra ve se dá jeito... pois nao tem jeito de resolver...

Outro trauma é enlaces 5.8 com sinal -51 até -65 e com TX/RX CQQ variando muito as vezes está 90/100 e as vezes 12/20 Sei que o Tx/Rx CQQ é qualidade de eficiência da restransmissão... já troquei cartão... frequências... placa... pig... antena... tanto de um lado quanto do outro...só não troquei a estrutura metálica da torre... não resolve...

Vai minhas perguntas:

- Existe vírus para Mk?
    - Meus cartões Mikrotik são 350MW... são cartões bons?
    - Alguem tem uma idéia doque pode estar acontecendo?

Meu cenário é
    RB 433AH licenças level 4
    NanoStation 2.4 (Distribuição)
    RB 600
    Cartões Ubiquiti XR5 (Enlace)
    Cartões Ubiquiti XR2 (Distribuição)
    Cartões Mikrotik R52H (Enlace/Distribuição 2.4 e 5Ghz)
    Enlaces com WDS entre os 5.8
    Controle por MAC de Conexões

Antenas Aquario Focal e Zirok para enlace

Aguardo auxilio...
    Se necessário mais informações estou á disposição... meus servidores são voip... e o cenário é somente fora da cidade... cada vez que aumenta a latência todos meus clientes voip caem.. são cerca de 400... dai a encrenca ta feia...

Obrigado a quem dispuser ajudar
    Att
    Vagner Menezes

2. Vagner, não vou nem perguntar se tá tudo bem contigo porque seria maldade...

Cara, minha rede é um grão de feijão perto da tua, e mesmo assim já tive esses problemas. Meus problemas se resolveram de duas maneiras: trocando canal e baixando potência, tanto no AP como nos clientes.

Pensa só: AP que 'grita' alto 'ouve' alto também. Outra coisa: sobreposição de canais em 2.4 é realidade, não teoria. E, além disso, não é algo que se resolve simplesmente cortando cabo e fazendo 'matação'. Tem que estudar MUITO, fazer muito scan na rede procurando o melhor canal, calcular o melhor ângulo de irradiação das antenas da torre, enfim.

Procura verificar algo errado nos clientes. Não sei qual o equipamento que tu usa ai, mas sinal bom muitas vezes esconde vários outros problemas.
    Pra ti ter ideia, a média do tempo de ACK na minha rede é de 26 a 27 us. Acima disso fico no alerta. Na parte da noite o Signal Strenght dos clientes fica naturalmente mais alto, em função da interferência. Se tu tem um cliente de dia com sinal -68, por exemplo, imagina de noite, que esse sinal pula pra -73, -74??

Não estou dizendo que é o teu caso. Só que diante de uma situação assim não tem como exigir que a rede funcione a contento. Eu falo diante da ideia de que tu tem interferências, como é no meu caso. Afinal, quem é soberano na sua cidade? Quem for, estenda as mãos pro céu e agradeça a Deus.

É isso. Verifica cliente com sinal ruim, potência exagerada no AP (exagerado PRA MIM é mais de 80mw), cliente com problema de sinal ou potência exagerada (mais de 100mw). E verifica também se não tá faltando energia nessas tuas RB's, fazendo as coitadas trabalharem 'aos trancos'.

Estimo muito que consiga resolver o teu problema, de coração. Se tu tiver alguma novidade compartilha aqui. Quero poder te ajudar no que for possível.

Não Registrado(s)
    Olha.... pelo que vc falou q desabilitando uma ponta da rede tudo volta ao normal, eu chutaria que seu problema é loop na rede.

Reveja sua rede do começo ao final, ative filtros, etc.

4. Boa tarde Jadir...

Primeiramente agradeço sua atenção... vlw mesmo... sobre frequencias e potências procuro não mecher... deixo a potência padrão do cartão nas MK e 100mw nos Aps uso todos com chipset Realtek RTL 8186, cuido em sobreposição de canais como me recomendastes... dou preferencia ao 1, 6 e 11 qdo nao estão muito congestionados e observo uma faixa de 10Mhz para cima e para baixo pois li várias coisas na net sobre sobreposição e trafego... nos meus clientes o CCQ minimo é de 85% com maioria de 100% ... meu trauma creio que seja nos 5.8 onde faço a transferência de torre para torre que é onde o CCQ varia bastante.. isso tanto com cartão Mikrotik ou com cartão ubiquiti.
    Também faço Scan nas Frequencias 2.4 e 5.8 pra ver largura e uso de banda pois as RB tem ferramentas bem interessantes neste quesito como o Freq. usage e o Scan ..

sobre a alimentação está dificil aqui encontrar fontes boas para as MK pra ti ter uma ideia ultimamente tenho conseguido somente fontes 1A e sei que são hiper fracas para aquelas que uso 3 cartões, tenho tambem minha suspeitas sobre este asssunto... amanha vou tentar fazer funcionar com fonte ATX... sei que nao é o mais correto mas nao consigo encontrar fornecedor bom para fontes...

Abraço
    Qualquer novidade vou postar aqui

5. gargalo na rede amigo

Tópicos Similares

1. Sinal Bom ( em media -50db) = ack podre 408
    Por nagliobraga no fórum Redes
    Respostas: 34
    Último Post: 12-05-2008, 12:41
  2. Sinal Bom, mas cliente não navega
    Por cordeirog3 no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 02-04-2008, 20:00