Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Bom pessoal a segurança é um fator muito importante, entenda um pouco sobre os tipos de protocolos existentes.

    WEP
    Encontraram-se algumas vulnerabilidades e falhas que fizeram com que o WEP perdesse quase toda a sua credibilidade.

    WPA
    Surgiu com a necessidade em aumentar o nível de segurança das redes sem fio, combatendo algumas das vulnerabilidades do WEP.
    Temos como vantagem melhorar a criptografia dos dados ao utilizar um protocolo de chave temporária (TKIP) que possibilita a criação de chaves por pacotes, além de possuir função detectora de erros e um mecanismo de distribuição de chaves.

    WPA2
    A principal diferença entre os dois é que o WPA original utiliza algoritmo RC4 (o mesmo sistema de encriptação usado no WEP) e garante a segurança da conexão através da troca periódica da chave de encriptação (utilizando o TKIP), enquanto o WPA2 utiliza o AES, um sistema de encriptação mais seguro e também mais pesado.

    TKIP
    O TKIP (Temporal Key Integrity Protocol) é um algoritmo de criptografia baseado em chaves que se alteram a cada novo envio de pacote. A sua principal característica é a frequente mudanças de chaves que garante mais segurança.

    AES
    Usar o AES garante uma maior segurança, o problema é que ele exige mais processamento. Isso pode ser um problema no caso dos pontos de acesso mais baratos, que utilizam controladores de baixo desempenho. Muitos pontos de acesso e algumas placas antigas simplesmente não suportam o WPA2 (nem mesmo com uma atualização de firmware) por não terem recursos ou poder de processamento suficiente e existem também casos onde o desempenho da rede é mais baixo ao utilizar o WPA2 por que o ponto de acesso não possui poder de processamento suficiente.
    Tanto ao usar o TKIP quanto ao usar o AES, é importante definir uma boa passphrase, com pelo menos 20 caracteres e o uso de caracteres aleatório.
    A passphrase é uma espécie de senha que garante o acesso à rede.

    WPA-Enterprise (ou WPA-RADIUS)
    Uma estrutura mais complexa, onde o ponto de acesso é ligado a um servidor RADIUS, que controla a autenticação. A sigla “RADIUS” é o acrônimo de “Remote Authentication Dial In User Service”, apesar do nome intimidados, o RADIUS é um protocolo de autenticação de rede, que é utilizado por um grande número de outros serviços.

    Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

    Espero que seja útil !

    Abraço !

  2. muito bom!



  3. Cara muito interessante, so uma duvida. Uma rb configurada por exemplo para WEP para 30 clientes tem um consumo de processamento certo ? O consumo de processamento aumentaria muito se migrar para WPA2 por exemplo ?

  4. Citação Postado originalmente por Conterato Ver Post
    WPA2
    A principal diferença entre os dois é que o WPA original utiliza algoritmo RC4 (o mesmo sistema de encriptação usado no WEP) e garante a segurança da conexão através da troca periódica da chave de encriptação (utilizando o TKIP), enquanto o WPA2 utiliza o AES, um sistema de encriptação mais seguro e também mais pesado.
    Amigo
    te aconselho a estudar um pouco mais a fundo as criptografia.

    WPA2 TBM USA TKIP



  5. Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Cara muito interessante, so uma duvida. Uma rb configurada por exemplo para WEP para 30 clientes tem um consumo de processamento certo ? O consumo de processamento aumentaria muito se migrar para WPA2 por exemplo ?
    Achei aqui no forum:
    https://under-linux.org/f105/compara...x-wpa2-125085/






Tópicos Similares

  1. Respostas: 3
    Último Post: 06-11-2009, 21:17
  2. Solução de Segurança para o Hotspot
    Por Experience no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 18-03-2007, 22:00
  3. Respostas: 2
    Último Post: 01-07-2005, 12:54
  4. Compra/Cotação de preços para Wireless
    Por guardian_metal no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 13-12-2004, 06:54
  5. Cartilha de Segurança para Internet
    Por surf3r no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 16-04-2003, 05:45

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L