Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa tarde pessoal.

Aqui no provedor nossa rede é toda em bridge e pelo fato da rede estar crescendo muito e eu acho que futuramente podemos ter problemas com a rede desta forma, venho nos ultimos dias pensando e estudando na melhor solução para corrigir isso.

Hoje usamos PPPOE nos clientes, e por isso a Bridge, pois é mais fácil.
    Meu concentrador é meu servidor principal e uso freeradius para salvar os dados dos clientes.

Eu não gostaria de que cada RB fosse um concentrador PPPOE na rede, mas teremos que migrar a rede para roteada.

Qual a melhor maneira? Vi no fórum pessoal comentando sobre túneis EoIP (mas me parece que é proprietário da Mikrotik, e isso pode ser um problema) e também de túneis MPLS.

Fiz teste com EoIP e achei bem fácil, mas gostaria da opinião do pessoal, de qual solução seria a melhor para um provedor.

Tanto do ponto de vista de implantação, manutenção, equipamentos e consumo de recursos.

Agradeço a quem puder ajudar !

Obrigado !

2. O MPLS eh um protocolo de transporte de dados que trabalha com rótulos.....ja o EoIP eh um tunelamento.....existe diferença entre os dois.

Dizem que o EoIP encrementa muito OverHead na rede, por isso utilizam o VPLS junto com o MPLS.
    Última edição por Gustavinho; 03-11-2010 às 00:42.

3. tenho om post que eu coloquei hoje sobre isto tambem me disseram que eu tenho que usar roteamento ospr e eu não tenho minima ideia deonde começar .

4. Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    O MPLS eh um protocolo de transporte de dados que trabalha com rótulos.....ja o EoIP eh um tunelamento.....existe diferença entre os dois.

Dizem que o EoIP encrementa muito OverHead na rede, por isso utilizam o VPLS junto com o MPLS.

Ops, fiz confusão... rsrs
    Me desculpem !

Mas continuando, na parte de roteamento, por enquanto vou usar estático mesmo.
    Mas na questão do tunelamento então existe EoIP e quais outras alternativas?

Obrigado !

5. Olá,

também estamos passando por esta migração.

Estamos usando OSPF para fazer o roteamento da rede, mais tuneis EoIP para "trazer" os clientes até o concentrador PPPoE.
    Estamos deixando em bridge apenas alguns trechos de nossa rede mais interiorana (poucos clientes), mas utilizando uma RB450G na ponta para criar o tunel.

Tem funcionado bem, sendo a configuração bastante tranquila no MK.

att

Tópicos Similares

1. Migrar de bridge para roteado, como faz?
    Por muttley no fórum Redes
    Respostas: 34
    Último Post: 23-11-2017, 08:11
  2. Migrar de qmail para postfix
    Por fabiosanches no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 03-08-2009, 13:10
  3. Problemas ao migrar de pppoe para Hotspot
    Por Mirandapb no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 27-07-2009, 22:47
  4. Migrar de Hotspot para PPP?