Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Pessoal, essa é pra gente refletir...

    A gente erra por falta de informação, mas uma vez que a informação chega temos a obrigação de corrigir o erro

    QUAL SERIA O NÍVEL DE SINAL IDEAL PARA A MAIORIA DOS CENÁRIOS?
    Sinal de -70 seria o ideal para a maioria dos enlaces onde se precisa de muita banda (30 megas agregado ou mais). Sinal no vermelho não é sinônimo de baixa qualidade ou de ruído excessivo como a maioria da turma pensa. Vou explicar:

    Quando o sinal fica mais fraco (vermelho do indicador), não significa necessáriamente que o ruido aumenta. Significa que diminui a capacidade de tráfego do canal naquele nível de sinal (-80, -85, -88...-97).

    Pode acontecer do nível de ruído aumentar quando se diminuiu a intensidade de sinal, mas isto ocorre por diversos fatores que não estão relacionados especificamente com o seu rádio. Os fatores que aumentam o nível de ruído podem ser: canal saturado por outros rádios concorrendo na região, alinhamento pobre, interferência de trajeto, equipamento de baixa qualidade, etc...

    Quando se faz um projeto wireless, estima-se uma margem de segurança (fade margin) para garantir que o link permanecerá funcional e entregando 100% da banda pretendida. Isso se aplica a enlaces PTMP ou PTP.

    Nos casos do enlace Ponto a Multi Ponto (PTMP) a conta fica um pouco mais complexa, mas dá pra entender o conceito usando um Ponto a Ponto (PTP) como exemplo.

    Exemplo:
    Você precisa fazer um PTP para passar 9 megas de tráfego agregado e optou usar um rádio minipci XR5. De acordo com o datasheet do XR5, pra obter 9 Mbps você precisa um sinal no receptor de apenas -93 dBm. O fabricante também informa que pode haver uma flutuação de 1.5 dBm para mais ou para menos (vamos arredondar pra 2 e facilitar as contas).
    SINAL MÍNIMO = -93 + (-2) = -91 dBm

    OBS.: Aqui também entrariam as perdas de cabeamento e conector, mas vou simplificar as contas eliminando esses fatores da equação.

    Margem de Segurança (FADE MARGIN):
    Digamos que a gente precisa acomodar para uma variação de sinal de 5% pra compensar chuva e demais fatores externos. Então a conta fica assim:
    91 x .05 = 4.55 (arredonde pra 5).
    SINAL MÍNIMO + FADE MARGIN = -86 dBm.

    Ou seja, com -86 dBm (azul do mostrador) você consegue trafegar seus 9 megas com o rádio XR5 e ainda acomodou uma "gordurinha" de 5% para garantir que seu link entregará 100% da velocidade esperada.

    Um sinal muito forte é desnecessário para a maioria dos casos. Se o seu cliente contratou 1 mega full do seu provedor, -85 dBm é mais do que suficiente pra passar a velocidade cntratada, mas tá cheio de provedor por aí vendendo 128 Kbps e bombando sinal de -50 dBm no cliente.


    O QUE GANHA-SE COM MENOS SINAL?
    Menos ruido de Rádio Frequencia para todo mundo. Se estamos juntos numa sala e precisamos falar ao telefone no mesmo tempo, e eu começo a falar alto demais. Você tem que falar tão alto quanto eu para compensar a interferencia que estou causando. Se eu passar a falar ainda mais alto que você, em pouco tempo nós estaremos berrando...

    Se todos os rádios falassem baixinho, com o volume suficiente pra passar a banda necessária todos seriam felizes para sempre. Mas existem os "boca de megafone" e hoje em dia todos os rádios berram.

    O segredo de tudo isso está na sensibilidade do receptor do seu rádio.


    Abraço,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 06-11-2010 às 20:09.

  2. eh isso ai ze falou bonito

    abraço



  3. """O segredo de tudo isso está na sensibilidade do receptor do seu rádio."""

    Muito show Zé. parece até algo iniciático. kkkkk

  4. Isso ocorre muito em condominios onde vc tem suas antenas e o morador que mora ao lado do seu radio com um velox de 256k seta o radinho dele no full gritando.
    E como o Mestre zé falou acima para que o cara vai toxar o radio dele pra kilometros se ele so vai passar banda de 256k?



  5. Excelente explicação. Sempre enriquecendo o fórun.






Tópicos Similares

  1. Respostas: 7
    Último Post: 06-11-2010, 23:16
  2. SNR, nível de sinal ou de ruído?
    Por e-eduardo no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 10-10-2005, 14:10
  3. Nivel de Sinal para os usuarios
    Por no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 24-08-2005, 09:46
  4. Respostas: 0
    Último Post: 21-10-2004, 08:45
  5. Respostas: 3
    Último Post: 13-08-2004, 21:15

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L