Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post O que comprar para montar porvedor para 500 clientes

    Salve salve mestres das transmissões wireless.
    Me perdoe os moderadores se eu estiver postando no local errado.
    Ja trabalho com redes cabeadas a algum tempo e agora to indo pra area de wireless.

    Estou montando um provedor e ai vem a grande duvida:

    O que comprar? O que usar?

    Estou pensando em montar um pc ap pra cobrir uma área de 4 km com um bom sinal e atender uma media de 500 a 700 clientes.

    Monto um pc ap? ou uma RB é melhor?
    Qual seria a configuração ideal do pc ap? ou qual RB comprar?
    Que antena eu devo usar?

    Ajudem-me, por favor.

  2. #2

    Padrão Re: O que comprar para montar porvedor para 500 clientes

    se ja tem o servidor use a linha da ubiquit

  3. #3

    Padrão Re: O que comprar para montar porvedor para 500 clientes

    4km, 500-600 clientes?
    me passa qual a localidade que eu vou é cabear esses 4km ^^
    mina de ouro... uheuhes

  4. #4

    Padrão Re: O que comprar para montar porvedor para 500 clientes

    Quantas torres pretende usar nesses 4km?

  5. #5

    Padrão Re: O que comprar para montar porvedor para 500 clientes

    se for possivel apenas uma torre pois do local onde vou montar minha torre tenho visada em 360° nesses 4 km.

  6. #6

    Padrão Re: O que comprar para montar porvedor para 500 clientes

    Citação Postado originalmente por availto Ver Post
    se for possivel apenas uma torre pois do local onde vou montar minha torre tenho visada em 360° nesses 4 km.
    Então ja que você vai começar agora sua torre, trabalhe com MIMO na sua wireless, utilize a a linha airmax da ubiquiti.
    Ubiquiti Networks, Inc.
    Antenas para sua torre: BaseStation Sectors | Ubiquiti Networks, Inc.
    Radios para sua torre: Rocket M | Ubiquiti Networks, Inc.
    teu servidor pode ser uma RB 1100: RouterBOARD ou mesmo uma RB 450G: RouterBOARD

    Se te ajudei, clique na estrelinha abaixo e me deixe feliz!

  7. #7

    Padrão Re: O que comprar para montar porvedor para 500 clientes

    Amigo. Já se foi o antigo pensamento que uma grande torre no alto do morro ou centro da cidade atende todos os clientes. Hoje se fala em setorizar as coisas. Para se gerenciar é muito melhor. Você pode fazer uma rede redundante com 3 ou 4 pontos de acesso. Terá mais qualidade nos seus clientes e evita inúmeros problemas com sobrecarga.

  8. #8

    Padrão Re: O que comprar para montar porvedor para 500 clientes

    Caro colega, todos os nossos amigos que responderam estão corretos...

    Como vc está partindo agora para wireless vc deve levar em consideração a quantidade de clientes que um pop consegue atender simultaneamente, isso vai depender dos equipamentos selecionados para a distribuição.

    Ivan Galves

  9. #9

    Padrão Re: O que comprar para montar porvedor para 500 clientes

    1 torre?

    Quero ver que tipo de equipamento você vai montar para guentar, sei lá, 250 simultâneos.
    Mesmo que você faça um grid com 4 painéis de 90º, vai usar então 4 cartões (digamos XR2 que agora é homologado) e dai vai ter uns 60 em cada cartão. Será que guenta? Minha POP central com 100 clientes pendurados ja tive que mete uns coolers nas PCI (uso um PC-AP).

    Bom, mas alguem aqui que tenha um provedor maior derrepente ja tenha montado uma POP para uns 300 simultaneos, mas eu acho complicado, vai ter que investir MUITO na qualidade das instalações (não investir propriamente dinheiro, mas muita atenção e qualidade mesmo).

  10. #10

    Padrão Re: O que comprar para montar porvedor para 500 clientes

    Bom, se você utilizar a idéia do Geeek, da tranquilo. Faça um grid com 4 BaseStation inicialmente e instale seus clientes. Por acho que você não vai ter 500 clientes do dia pra noite. Então quando você chegar lá nos 250 clientes, por exemplo, você pode colocar 2 painéis para atender uma mesma direção, até chegar a ter 8 painéis, 2 apontados para cada lado (e de preferencia com defletores nas laterais).

    Nos painéis que estão de costas 1 para o outro, você pode usar o mesmo canal, e trabalhar um pouco na diversificação de canais entre os que estão 1 do lado do outro. Você sacrifica o thoughput total que cada painel pode gerar devido ao maior uso da banda (dos canais, que não são infinitos infelizmente), mas mesmo assim vai ter bastante throughput sobrando para atender seus clientes.

    Claro, isso também vai depender da banda que você vai vender por cada cliente. 500 clientes, a 1mb cada vai ser dificel eu acho, a não ser que fique claro no seu contrato que não é banda garantida e que os clientes entendam isso.

  11. #11

    Padrão Re: O que comprar para montar porvedor para 500 clientes

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    1 torre?

    Quero ver que tipo de equipamento você vai montar para guentar, sei lá, 250 simultâneos.
    Mesmo que você faça um grid com 4 painéis de 90º, vai usar então 4 cartões (digamos XR2 que agora é homologado) e dai vai ter uns 60 em cada cartão. Será que guenta? Minha POP central com 100 clientes pendurados ja tive que mete uns coolers nas PCI (uso um PC-AP).

    Bom, mas alguem aqui que tenha um provedor maior derrepente ja tenha montado uma POP para uns 300 simultaneos, mas eu acho complicado, vai ter que investir MUITO na qualidade das instalações (não investir propriamente dinheiro, mas muita atenção e qualidade mesmo).
    Eu não sabia que o XR2 tinha sido homologado. Você tem essa informação em algum lugar pra me passar?
    Assim eu vou deixar de comprar o R52H e por XR2

  12. #12

    Padrão Re: O que comprar para montar porvedor para 500 clientes

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Eu não sabia que o XR2 tinha sido homologado. Você tem essa informação em algum lugar pra me passar?
    Assim eu vou deixar de comprar o R52H e por XR2
    Ta ai o link do certificado de homologação no site da anatel.
    Certificado de Homologao - Requerimento n 2017/10

    A certificação foi feita pela INTERENGE ENGENHARIA, CONSULTORIA E PARTICIPAÇÕES, eu só não sei como comprar tendo certeza que a procedendia é deles, mas como um outro amigo nosso falou aqui pelo fórum, tendo o celo da anatel, o fiscal não tem como rastrear para ver a procedencia (por enquanto). Mas eu gostaria de conseguir comprar deles, ou de uma distribuidora que seja fornecida por eles, visto eles terem tido a felicidade de homologar, acho que devemos prestigiá-los.

    A notícia que me deixou triste foi a suspensão da homologação do XR5, que havia sido concedida desde 2008 a USAIMPORT (link para certificado de homologação agora suspenso do XR5 na site da anatel Certificado de Homologao - Requerimento n 2146/08)

  13. #13

    Padrão Re: O que comprar para montar porvedor para 500 clientes

    Mas tendo o selo e a nota fiscal de compra o produto pode perder a homologação. Basta apresentar os documentos e provar que quando foi comprado havia homologação e não dá problema.

  14. #14

    Padrão Re: O que comprar para montar porvedor para 500 clientes

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Mas tendo o selo e a nota fiscal de compra o produto pode perder a homologação. Basta apresentar os documentos e provar que quando foi comprado havia homologação e não dá problema.
    Pois é, o problema é se a gente quizer montar uma POP nova com XR5.
    Eu tenho somente 1 e apenas 1 cartão XR5 que ainda posso usar, ta ali parado no cantinho dele esperando a vez dele, sorte que a nota é anterior a suspensão. Mas se eu precisar de um novo, me ferrei.

  15. #15

    Padrão Re: O que comprar para montar porvedor para 500 clientes

    É.. aí é tenso!
    Mas logo logo homologam esse cartão. Dá retorno pra quem homologa com certeza.

  16. #16

    Padrão Re: O que comprar para montar porvedor para 500 clientes

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    Bom, se você utilizar a idéia do Geeek, da tranquilo. Faça um grid com 4 BaseStation inicialmente e instale seus clientes. Por acho que você não vai ter 500 clientes do dia pra noite. Então quando você chegar lá nos 250 clientes, por exemplo, você pode colocar 2 painéis para atender uma mesma direção, até chegar a ter 8 painéis, 2 apontados para cada lado (e de preferencia com defletores nas laterais).

    Nos painéis que estão de costas 1 para o outro, você pode usar o mesmo canal, e trabalhar um pouco na diversificação de canais entre os que estão 1 do lado do outro. Você sacrifica o thoughput total que cada painel pode gerar devido ao maior uso da banda (dos canais, que não são infinitos infelizmente), mas mesmo assim vai ter bastante throughput sobrando para atender seus clientes.

    Claro, isso também vai depender da banda que você vai vender por cada cliente. 500 clientes, a 1mb cada vai ser dificel eu acho, a não ser que fique claro no seu contrato que não é banda garantida e que os clientes entendam isso.
    Sabes informar onde eu adquiro os defletores?
    Abraço e obrigado.

  17. #17

    Padrão Re: O que comprar para montar porvedor para 500 clientes


  18. #18

    Padrão Re: O que comprar para montar porvedor para 500 clientes

    Citação Postado originalmente por agrinfo Ver Post
    Sabes informar onde eu adquiro os defletores?
    Abraço e obrigado.
    Rapaiz, pior que não sei te informar nem se existe defletor para BaseStation ja pronto.
    Mas os defletores são umas placas de metal que ficam ao lado do painel, fechando um angulo igual a abertura do painel. Por exemplo, uma BaseStation de 90º de abertura, fica com 2 chapas dessas, uma de cada lado, deixando 90º de abertura entre elas, fixada nas laterais do painel. Disse um Eng. de Telecom que essa placa pode ser de um material chamado Flanders, que seria barato. Em 4 painéis meus eu comprei os defletores prontos, mas os defletores eram próprios para aqueles painéis. Para BaseStation não sei se tu acha ou se alguem faz sobre encomenda.

    Os meus defletores são de mais ou menos 12cm de largura (largura da onda).

    Se tu quizer, pode mandar fazer num serralheiro, e acoplhar da melhor forma nas BaseStation.

  19. #19

    Padrão Re: O que comprar para montar porvedor para 500 clientes

    Boa noite, aqui eu botei um xr2 com media de 180k por cliente + caxe full, abrio as pernas com 52 simultaneos, o Edmilson, da link tek sugerio 1,5M a 2M de trafego no maximo.

  20. #20

    Padrão Re: O que comprar para montar porvedor para 500 clientes

    Tá doido, 51 simultâneos até minha vó abre as pernas. Eu não ponho mais de 30 em média.