Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa tarde a todos o users do underlinux.
    Primeiramente quero falar do meu problema.
    Minha torre tem 24 metros com para-raio e uso um pc-ap em uma caixa hermetica de metal, placas pci d-link ag530 e senao, cabo rg 53 e placas de rede 3com,.
    Recentemente na epoca da chuvas queimei 3 placas de rede,e 2 modens.
    para tenta driblar o problema desci os equipamentos, que antes tava em 22 Metros e agora ta em 12M por enquanto ainda nao queimei nenhuma placa de rede nem moden, mas deu uma chuva e e a placa senao perdeu a potencia

Muitos users do under comentarao que se fizer o aterramento dos equipamentos o problema pode acabar mas eu nao achei muito conteudo sobre aterramentos de pc-ap, voces poderiam me explica.
    obrigado

2. Amigo, aterramento não protege equipamento contra raio ou surto. Aterramento serve para proteção das pessoas e do patrimônio (evitar incêndios, etc...). Se quiser evitar queima de placas, etc.. você terá que usar outra abordagem onde o aterramento não é ator principal. Essa abordagem chama-se blindagem.

Sds,

3. Além de aterrar tudo, certifique que a rede eletrica e telefonia também estão aterrados e com proterores contra surtos. e comum o pessoal achar que aterramento e so colocar 3 astes na terra e pronto e na realidade e mais complexo do que isto, pode ter certeza que vale a pena pagar um bom profissional da area para fazer este serviço.

4. Eu aqui faço + ou - igual a Oi/Brt, mais eu faço um buraco de 3mts de profundidade, tipo uma cisterna/fossa, coloco 5 astes e jogo ferro velho tampo, ligo na torre com um cabo de 40mm, e ligo tudo na torre, para-raio, equipamentos, piriquito, etc... Antes quando usava para-raio separado, vivia queimando algo, ja tem mais de um ano e meio que nunca mais queimou nada, tenho uma torre no meio do mato de 35mts, so queimou umas fontes, pq deu problema no transformador, ja chequei nessa torre e o para-raio tinha estourado por causa de algum raio, mais não queimou nada!!

5. faça uma malha de aterramento na base da torre.. um cabo de cobre de 16mm ou maior para o para-raio..

e um outro cabo ligado na mesma malha voce aterra os aparelhos...

voce vai ter uma maior proteção contra EMI´s ...

Tópicos Similares

1. Respostas: 10
    Último Post: 07-03-2015, 10:25
  2. Respostas: 3
    Último Post: 07-12-2009, 09:21
  3. manutenção de equipamentos em torres
    Por fernandogomes01 no fórum Redes
    Respostas: 16
    Último Post: 04-06-2009, 23:01
  4. Ponto de acesso em torre de rádio AM
    Por marcelomg no fórum Redes
    Respostas: 9