Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal,

Tenho a seguinte duvida. Utilizo FreeBSD para firewall e controle de banda com IPFW+Dummynet. Já li em vários lugares, mas as explicações nunca me pareceram clara. Gostaria de saber como posso trabalhar com banda compartilhada utilizando IPFW+Dummynet. Exemplo abaixo.

Link de 1 Mbps dedicado em um firewall freebsd entregando a 2 clientes via NAT. Gostaria de compartilhar essa banda entre os dois que daria 512Kbps para cada, mas quando o cliente 1 não estiver utilizando sua banda total ou parcial, que ela fosse entregue ao cliente 2 que está utilizando a banda. No CBQ com Linux é possível fazer isso com as opções BOUNDED=yes. ISOLATED=yes mas no freebsd com dummynet não consigo fazer isso.
    Provavelmente o pessoal vai me indicar trabalhar com PF, mas sinceramente quero aprender a fazer isso com IPFW e Dummynet somente.
    Não sei se fui claro, espero que possam me ajudar.

2. Humm, olha, à muito tempo li que era só ao invés de especificar um ip específico para o pipe, especificar uma classe, assim seria dividido.
    Teria que testar... deixo pra alguém com mais experiência em bsd falar.

3. Interessante osmano. Vou verificar isso em um dos meus firewalls. Eu queria uma certeza ou até mesmo uma documentação. Meu inglês não é dos melhores, mas numa tradução que fiz num documento eu entendi isso, que se especificar a classe ele iria dividir a demanda de acordo com as requisições da rede.

4. Você pode usar o ALTQ dentro do ipfw.
    ALTQ with IPFW - Max Laier - org.freebsd.freebsd-ipfw - MarkMail

Divirta-se

5. Nao. O que ele quer nao se chama mask. O que ele quer é quando estiver com banda sobrando, o link do cliente aumente. Ele quer garantir banda mínima.
    Se nao me engano foi vc que acusou os moderadores de uma ditadura aqui no fórum nao foi? E que também estava se excluindo do fórum. Como tem gente que nao tem palavra né?
    Sem mais.

Tópicos Similares

1. Porta 80 fica sem controle de banda com proxy
    Por phmenoni no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 19-07-2006, 07:53
  2. Controle de Banda com Hotspot???
    Por Snake_jp no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 05-07-2006, 15:19
  3. Controle de banda com htb ou cbq. Inercia muito grande!
    Por Waclawiak no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 28-09-2005, 07:35
  4. Controle de banda com TC
    Por flon no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 22-07-2005, 22:19
  5. Controle de banda com tc
    Por andrei_piovesan no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 03-02-2005, 20:37

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L