Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Olá,

    Gostaria que os senhores colocassem aqui o caminho que seguiu até sua licença própria. Ex.: Como calculou os custos e em quanto tempo recuperou o investimento (quando começou a lucrar).

    Foi possível, sendo um gatonet, tirar a licença e manter funcionando, precisou desligar ou tirou a licença para outro endereço?
    Quais sufocos passou? Valeu à pena? Se arrependeu de ter demorado a dar entrada?

    Como os senhores estão lidando com as grandes? Com a chegada da GVT como está o cenário (pergunto pois ela está perto daqui)?

    Já penso em tirar a licença a mais de um ano, ou melhor, desde que tomei conhecimento da necessidade de uma. Só não me moví porque me parece insustentável, veja:
    Alguns clientes me pedem velocidade, querem assistir vídeo em tempo real, logo após o clique, TV pela Net, enviar foto de 12MP (4-6mb~) pro orkut em menos de um minuto. Hoje o que ofereço é uma conexão estável (dentro de minha competência), sem quedas constantes (uso pppoe até por rádio), latência boa para jogos etc. Não posso oferecer velocidade, no máximo um cache full pelo squid + inComun; desliguei o burst.

    Como os senhores tem atendido à demanda sem prejudicar no horário de pico. Partindo um pouco para a parte de liderança e administração como os senhores lidam com essas situações?

    Pus o post aqui pois me pareceu mais coerente.

  2. Vamos por partes, os fins justificam os meios?

    Ser um Pseudo-ISP ao meu ver não é necessariamente um problema. A unica questão é que estando errado, você não possui mecanismos legais e jurídicos para cobrar um cliente, porém do mesmo modo que você não cobra, ele não poderá cobrar muito. Acredito que sendo legalizado você empresa e o seu cliente tem realmente uma relação comercial, pois quando não é seria uma "bacanagem" assim se dizer.
    Agora vamos para parte dois: Bom tudo depende da estrutura que você emprega, com uma boa Infra é possível oferecer com 5.8GHz até velocidades maiores que 512kbps, claro não estou entrando no mérito dos pré WiMax e das tecnologias da Motorola e Ubiquiti. Mas como você entrega uma velocidade razoável sem ter um link que garanta tal situação, sua estrutura tem redundancia, possui failover's, possui autonomia.
    Trabalhei em algumas estruturações de pequenos provedores e digo, em maioria pra não dizer quase todos não se faz investimentos pesados na sua estrutura física.
    A GVT: Não vejo a GVT, nem a OI muito menos a NET como um problema, você só tem que ter um diferencial, que seja pelo suporte, pesquisas de satisfação, fidelizações. Pense nisso, pois tem muitos clientes que preferem ter 1mb que ele tenha todo o suporte do que 20mb que além de não garantir nada, quando cai para fazer uma reclamação é uma briga.



  3. Bom dia,

    para a Anatel não há licença (outorga) provisória em SCM: ou você tem ou você não tem. Muitos provedores obtém suas próprias outorgas em funcionamento. Porém, caso haja fiscalização poderão ser lacrados, pagarem multas e responderem por crime federal devido à operação ilegal na área de telecomunicações ("pirataria").

    O que eu costumo dizer é que "para licenciar é preciso iniciar um dia. Se não começarem nunca estarão licenciados". A Anatel demora, mais chega um dia, podem ter certeza disso.

    Além do mais estando licenciados poderão fazer publicidade para angariar novos clientes, expandirem a rede, fazerem novos acordos comerciais com operadoras e grandes clientes, dentre outras vantagens como trabalharem com tranquilidade.

    Os custos são todos parcelados: consultoria na obtenção de SCM e os valores da Anatel. Caso tenham alguma estrutura verão que obter outorga não é tão complicado. Basta um pouco de coragem para começarem. Até menos coragem do que operarem de forma ilegal. rsrs

  4. Quanto a ANATEL Marcelo, a mesma ANATEL as vezes acho que ela é omissa em relação a pirataria de sinais, principalmente de acesso a internet.

    "Além do mais estando licenciados poderão fazer publicidade para angariar novos clientes, expandirem a rede, fazerem novos acordos comerciais com operadoras e grandes clientes, dentre outras vantagens como trabalharem com tranquilidade."

    Eu acredito que a melhor propaganda ainda é boca à boca, por esse motivo que as redes 3G no Brasil ainda não emplacaram, mesmo nos grandes centros, porque os operadores não fizeram o seu dever de casa e ofereceram por anos um serviço medíocre (Tá, antes que você me jogue uma pedra, ainda é a desejar).

    Eu imagino a situação do pequeno empresário sem a licença: ele além de não ter o Link dedicado, torcer pro Velox ou similar não cair ou não ficar lento, porque não há como fazer planejamento da rede se o link não garante, ainda não pode gastar na sua estrutura porque se a ANATEL chegar e vai pode ter certeza disso. Como ele vai oferecer um bom serviço ao seu cliente final? Fica aqui a minha pergunta aos bons entendedores do UnderLinux.



  5. Araujo, vc pelo menos tem empresa registrada como provedor de acesso às redes de telecomunicações? Se não tem, esse é o primeiro passo para poder licenciar junto à anatel.
    Outra coisa, que link vc usa? Adsl ou link dedicado? Com adsl realmente você não vai poder oferecer um serviço estável e de qualidade.

    Citação Postado originalmente por fssfilipe Ver Post
    Eu imagino a situação do pequeno empresário sem a licença: ele além de não ter o Link dedicado, torcer pro Velox ou similar não cair ou não ficar lento, porque não há como fazer planejamento da rede se o link não garante, ainda não pode gastar na sua estrutura porque se a ANATEL chegar e vai pode ter certeza disso. Como ele vai oferecer um bom serviço ao seu cliente final? Fica aqui a minha pergunta aos bons entendedores do UnderLinux.
    Fssfilipe, o fato de não ter licença não quer dizer que use adsl. Para contratar um link dedicado basta ter CNPJ.






Tópicos Similares

  1. Acesso antes do Mik
    Por wagnercandioto no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 10-05-2006, 21:56
  2. Colocar barra invertida antes do espaço
    Por andunno no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 21-04-2006, 19:06
  3. rc.local antes do boot ?!?!?!? Help-me !! Please !!!
    Por raphaelcm no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 25-05-2004, 09:48
  4. comparar os campos antes do cadastro do registro
    Por mcclaudio no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 17-11-2003, 21:18
  5. Mensagem estranha antes do prompt ????
    Por Itise no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 10
    Último Post: 02-03-2003, 12:15

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L