Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Prezados,

Alguem poderia me indicar qual freqüência será melhor para que eu use no provedor que quero montar.

Estava pensando usar a freqüência 5.8Ghz, com os seguintes equipamentos:

para o PTP usar:
    rocket dish 34Dbi e rocket M5

e para distribuição usar:
    Ubiquiti Airmax Basestation 20Dbi - 90° - 5.8Ghz + rocket m5
    cliente: nanostation m5 ou Nanobridge M5 Nb-5g22

Alguem poderia me orientar em algo?
    Obrigado desde já

2. 2.4 Sé você não tiver condições se seus clientes forem ricos 5.8 ehehe

3. Seria interessante você avaliar a região onde vai colocar seu provedor.
    E os planos que pretende oferecer.
    Pelo que vejo por aqui o 2.4 geralmente é colocado em B para outdoor por questões de estabilidade, so que isso acarreta em um limite de 11mbps em cada cartão.

Se você pretende oferecer planos de 100~500k realmente vai ficar tranquilo.So que ai você meio que fica limitado a essa velocidade pra ter uma boa quantidade de clientes em uma torre.

Você pode colocar outras torres claro, mas ai você acaba gastando nela o que economizou deixando de utilizar o 5.8, e tambem é um perigo a seu negocio caso chegue algum concorrente com 5.8N na região oferecendo planos de 1~5mbps aos clientes...

4. Bom dia amigos.
    Bom gostaria de discutir isto tbm, pois estou com um provedor de internet há uns 3 meses funcionando em 5.8Ghz. Já tive anteriormente um provedor em 2.4Ghz então conheço um pouco os dois lados. Hj estamos trabalhando com cartões N como o
    Stronks comentou mas por incrível que pareça ainda não estamos usando pois não deu tempo para deixar tudo rodando 100% em N então estamos trabalhando em A.
    Em nossa cidade tem uns 7 provedores incluindo pequenos, médios, micro... Bem todos na faixa de 2.4Ghz com amplificadores gritando e tudo mais. Então com 5.8Ghz aqui, temos apenas os enlaces dos concorrentes trabalhando, com isso o espectro está bem mais limpo estamos com um bom sinal sem prejudicar os outros tbm. Outro fator é que pelo que tenho acompanhado, os equipamentos 5.8Ghz já não estão aquela coisa de outro mundo em questão de preço, já temos ai bons equipamentos à um custo bem mais em conta que a 2 anos atrás. Rádio cliente ao meu ver sempre foi NANO, heheh mas temos outros rádios muito bons no mercado e com um preço bem em conta. Outra possibilidade do 5.8 que queremos implantar mais para frente aqui´são serviços agregados como VOIP, backup e é claro velocidades mais altas, o que acredito que no 2.4 será quase impossível.
    Mas acredito que fica a discussão ai, gostaria da opinião dos colegas de profissão!!! hehehe http://static1.under-linux.net/images/icons/icon10.png

5. amigo se em sua cidade nao tiver muita poluiçao de espectro em 2.4, use equipamentos ubiquiti ou rb com mikrotik.

Tópicos Similares

1. Respostas: 14
    Último Post: 24-04-2015, 07:46
  2. Respostas: 28
    Último Post: 26-05-2014, 23:12
  3. Respostas: 20
    Último Post: 22-09-2013, 23:33
  4. Respostas: 6
    Último Post: 31-10-2011, 23:11
  5. Disto Debian para usar em um iMAC
    Por Acronimo no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 0