Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa tarde a todos os amigos do under.
    Sei que este tópico gera muita discussão, aliás já tem outros tópicos iguais a este, mas sempre acabamos com muitas opiniões e a mesma pergunta.
    Bom ai vai: Redes de alta tensão influem nas transmissões wireless? SIM ou NÃO?
    Tenho lido inúmeros textos à respeito do assunto, com várias explicações, mas acabo caindo na mesma dúvida, SIM ou NÃO?
    As redes de alta tem o famoso campo magnético em volta dos fios, que tende em horário de pico aumentar, sendo que deve girar em torno de 1 à 2 metros envolta de cada fio. Na cidade onde atuamos, tem uma grande linha que corta a cidade de ponta a ponta, passando quase pelo meio da cidade. Essas torres tem 6 fios (três em cada lado, um em cima do outro com um espaçamento que deve ser de 4 metros entre eles +-). Em alguns clientes simplismente não consigo fazer o enlaçe com o pop, pois o nível de ruído é beeem maior que o de sinal em si, já em outros em mesma distância ocorre com uma certa folga, havendo perda mas mesmo assim ainda consigo fazer a transmissão.
    Se alguém poder ajudar a desmistificar ou alguma explicação sobre o assunto porfavor ajude-nos ( eu e a comunidade) hehehe.
    Falei com poucos engenheiros mas eles me atrolharam de cálculos mas depois de tudo eu pergunto: "Tá mas atrapalha ou não?" ..... "Bom ai depende."

Obrigado a todos!!!! http://static1.under-linux.net/images/icons/icon6.png

2. Citação Postado originalmente por Maurobranquinho Ver Post
    Boa tarde a todos os amigos do under.
    Sei que este tópico gera muita discussão, aliás já tem outros tópicos iguais a este, mas sempre acabamos com muitas opiniões e a mesma pergunta.
    Bom ai vai: Redes de alta tensão influem nas transmissões wireless? SIM ou NÃO?
    Tenho lido inúmeros textos à respeito do assunto, com várias explicações, mas acabo caindo na mesma dúvida, SIM ou NÃO?
    As redes de alta tem o famoso campo magnético em volta dos fios, que tende em horário de pico aumentar, sendo que deve girar em torno de 1 à 2 metros envolta de cada fio. Na cidade onde atuamos, tem uma grande linha que corta a cidade de ponta a ponta, passando quase pelo meio da cidade. Essas torres tem 6 fios (três em cada lado, um em cima do outro com um espaçamento que deve ser de 4 metros entre eles +-). Em alguns clientes simplismente não consigo fazer o enlaçe com o pop, pois o nível de ruído é beeem maior que o de sinal em si, já em outros em mesma distância ocorre com uma certa folga, havendo perda mas mesmo assim ainda consigo fazer a transmissão.
    Se alguém poder ajudar a desmistificar ou alguma explicação sobre o assunto porfavor ajude-nos ( eu e a comunidade) hehehe.
    Falei com poucos engenheiros mas eles me atrolharam de cálculos mas depois de tudo eu pergunto: "Tá mas atrapalha ou não?" ..... "Bom ai depende."

Obrigado a todos!!!! http://static1.under-linux.net/images/icons/icon6.png
    Tudo bem,

Em nossas experiencias não constatamos perda de qualidade, tenho um enlace principal que passa 15 metros acima dos fios de alta tensão com delay de 2ms, e outro enlace que passa sobre Furnas - Central Elétrica e não tenho nenhum problema de conectividade.

No seu caso creio que deva ser interferencia, mude os canais ou dependendo da distancia coloque uma parabola de maior dbi.

Anderson

3. Se tiver a antena a digamos 3Km da rede de transmissão, e o cliente a 1Km, devido a queda na propagação e etc o link se comporta bem. Já se ambos estiveram a 200m pra cada lado da rede, e tentarem passar pelo meio da rede, vai dar problema.

Considere a rede como uma barreira de concreto, com uns buracos no meio, você precisa passar muito acima pra ter uma zona de fresnel confortável, e os buracos no meio só atrapalham na hora de escanear o sinal. Melhor, considere como um conjunto de arvores lado a lado, o sinal reflete de maneira singular a cada movimento das folhas (A rede tem sua variação na corrente, do mesmo modo haveria uma variação na forma física da obstrução).

Assim como onde tem arvores, nesse caso (Provedor e cliente muito perto da rede, sem espaço pra zona de fresnel por cima da rede) o beamforming 'padrão' do Wavion não ajuda, mas em tese algum tipo de beamforming resolveria o problema.

Eu não trataria a questão no nível da interferencia eletromagnética no equipamento, e sim trataria a rede como uma barreira física que o sinal não consegue transpor sem se prejudicar, se não tiver como passar por cima ou pelo lado não vai ter jeito, quando provedor e cliente estão longe da rede há muito espaço sobre a rede, uma zona de fresnel de centenas de metros, mas se estão perto demais essa zona vai se reduzindo até virar uma conexão sem 'visada' prática.
    Última edição por rubem; 22-12-2010 às 02:51.

4. Pois é esta minha situação. Aqui temos prédios altos como é o caso do prédio onde está o pop mas nada aqui consegue passar a mais de 5 metros na média acima das linhas de tranmissão. todos os enlaçes dos clientes passam entre os fios, o que gera essa queda. Minha zona fresnel tanto do pop quanto do cliente estão satisfatórias acredito, pois o pop está a uns 1000 à 1500 metros da rede.
    Um concorrente tem um cliente à 100 metros da linha e o enlaçe passando entre os fios com uma grade 2.4Ghz. E acredito que esteja dando certo pois ele repete a mesma coisa com mais 5 grades.. hehhe Eu estou usando 5.8ghz, ja fiz vários testes com clientes mais afastados, próximos mas não existe relação pois tem alguns clientes próximos que o sinal fica estável e outros na mesma reta que se torna instável a ponto de cair e não subir novamente

5. Desculpe a direta mas,
    Voce já pensou em coloca um POP em cada lado da linha de transmissão?
    procure dois prédios altos um de cada lado e coloque um pop pra cada lado da cidade em relação à linha de transmissao...Creio que resolverá seu problema facilmente...

Tópicos Similares

1. Engenharia de Redes de Comunicação - UnB
    Por TsouzaR no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 8
    Último Post: 20-01-2015, 16:56
  2. Respostas: 0
    Último Post: 27-08-2014, 17:12
  3. Curso superior de rede de cumputadores - unip/santos
    Por MICROCHIPNET no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 13-08-2014, 22:08
  4. Como funciona o cenário de Rede de Provedores com muitos clientes