Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá galera,
    Após algumas semanas pensando e lendo muito aqui no fórum além de muitas outras fontes, decidi abrir esse tópico.
    Desejo aproveitar as experiências de vocês para concluir minhas idéias e por em prática o projeto.
    Tenho os seguinte itens:

1- APRouter WR-254HT - Chip Realtek
    2- Greatek WR-3454G - Chip Atheros*
    3- Aquario Omni 12Dbi
    4- Aquario Grade 24 Dbi
    5- Pigtail 6M
    6- Pigtail 10M

A princípio montarei um enlace a aproximadamente 300M com visada, mas a intenção é cobrir uma área de no máximo 3KM, atendendo de 10 a 15 clientes, a região é privilegiada por não ter obstáculos e ser totalmente plana, a antena ficará a aproximadamente 10M do nível da rua.

A partir dos testes internos com antena indoor que fiz, o APRouter teve um desempenho menor em relação ao Greatek, nunca usei nenhum dos dois, não gostei muito do APRouter pois ele esquenta muito e não mantém a qualidade do sinal e estabilidade no ping que variava entre 10 e 2500ms, quando existem barreiras então complica mais ainda (isso dentro de casa 15M +ou- com 2 e 3 paredes).

O Greatek não esquentou, manteve qualidade no sinal, e o ping permaneceu em 2, 3 ou 4ms, (uma vez ou outra havia uma perda mesmo com barreira, que no APRouter ocorria várias vezes).

Após esse teste passei um site survey e o Greatek encontrou mais redes que o APRouter a (antena estava a uns 2M a menos que o que vai ficar e com a visibilidade comprometida por uma caixa d´agua e um telhado vizinho).

Com relação a interferências apenas uma rede na região usava o canal 13, o Greatek opera nesse canal (canal 13 no APRouter apenas na firmware 9.x),
    estive pensando em usar setoriais mas o custo fica muito elevado, logo optei pela Omni mesmo.

Gostaria da opnião de quem tem mais experiência, o enlace de 300M até 3KM funciona com esse equipamento?

Qual rádio usar como AP e qual como Cliente?

No caso dos 300M, preciso de um link com qualidade, pode haver problemas devido a abertura vertical da omni?

2. Não seria melhor trocar ambos os radios por radios profissionais?

3. Sem dúvida, mas não posso investir agora (realmente fora de questão)
    E sem contar que a rede não é comercial, tem uma loja a +ou- 270M e mais 4 pontos atualmente, mas não estão na distância que destaquei acima, estão no máximo a 1 KM.
    Como tenho uns amigos que querem entrar na rede pra navegação mesmo, que estão a mais de 1,5KM, questionei os 3KM. sempre bom aumentar pra não faltar.

Gostaria de poder usar equipamentos profissionais, mas não estou tendo tempo pra me dedicar a um provedor, nem tenho capital.

Como tenho esses aparelhos parados e novos, preferi aproveita-los.

4. Os equipamentos pro que falo não são tão caros assim, você compra hoje um aprouter por 100 reais e por mais 50 você compra uma nanostation.

Nem doi tanto assim...

5. Cara, eu já tenho esse equipamento em mãos e sem uso, por isso quero usa-los.
    Estive vendo mesmo que não se gasta muito em bons aparelhos, mas não posso investir agora, só se fizesse um rateio com a galera(vou tentar fazer isso), mas por enquanto vou tentar fazer com o que tenho.
    Vou fazer uns testes amanhã, acho que ainda hoje consigo por a antena no alto, ai amanhã vou na loja pra ver o que dá.

Assim que fizer digo o que aconteceu!

Esse aprouter que você citou, poderia ser mais específico? (sem querer abusar)

Tópicos Similares

1. relatos de enlace com nova sxt lite mikrotik
    Por Rodriguinhow no fórum Redes
    Respostas: 16
    Último Post: 23-08-2017, 09:43
  2. fibra, distancia de enlace
    Por fmcjunior no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 28-10-2016, 20:31
  3. Problema de enlace com Rocket XW e XM
    Por Heltinho no fórum Redes
    Respostas: 4