+ Responder ao Tópico



  1. Prezados amigos do Under-linux,

    Trabalho com provedor a mais de 4 anos, e desde o início sempre operei somente em modo "b", pois pra minha rede, se comportava melhor. Porém estive acompanhando algumas melhorias no mikrotik na parte wireless, e resolvi fazer alguns testes em modo b/g, e após vários ajustes, resolvi implementar. O resultado foi fantástico, principalmente no ganho em throughpout e performance.

    Porém observei que após a mudança, alguns clientes começaram a ter instabilidade na hora da conexão pppoe. O problema chega a ser mínimo, considerando uma rede com mais de 1000 usuários, isto está ocorrendo em menos de 1% dos clientes.

    Estive a observar, por dias, e constatei que o problema realmente existe. Todos os usuários que isto está ocorrendo estão com Windows XP. Na hora da conexão, ele demora além do normal para conectar ao servidor, e algumas vezes chega a dar erro 678 (computador remoto não responde), porém se você insistir, ele conecta. Outro detalhe é que após o pppoe estar conectado, o mesmo funciona perfeitamente, sem quedas ou lentidões ou perda de pacotes.

    Hoje trabalho tanto com autenticação pppoe quanto hotspot, sendo o pppoe para usuários residenciais e hotspot para venda avulsa de internet. E como citado, só tenho esta instabilidade de conexão no pppoe. O hotspot está funcionando perfeitamente.

    Para conhecimento dos amigos, minha autenticação e controle é centralizada em um servidor mk, e tenho ainda alguns outros servidores para outros serviços. Todos os pops estão em bridge, pois a única função destes é fornecer conexão wireless, ainda assim, tenho rigoroso controle nestes para trafegar apenas o necessário.

    Bem, resumindo, tenho perfomance e velocidade. Não tenho problemas de ping alto, perca de pacotes, etc, porém tenho este pequeno incoveniente no pppoe. E o problema surgiu após migrar a rede de somente "b" para "b/g".

    Visto a grande experiência de diversos amigos do fórum, gostaria de saber se já compartilharam de experiência parecida e qual solução tomaram?

    Agradeço a atenção de todos. Tenham uma ótima semana e um 2011 de muito crescimento a todos.

  2. Este problema acontece nos mesmos clientes sempre?? caso aconteça isso verifique o sinal deste clientes, podem estar com sinal ruim em G.



  3. logo quando eu começei já ouvi falar nessa parada de o modo G ser ruim para ambientes externos e etc
    e que o melhor seria o modo B.
    vi que no final isso se relacionava diretamente a potência e sensibilidade, pois pelo que já li o modo B é mais sensível doque o Modo G.
    mas não sei se um pop de uma abrangêcia de uns 3km iria ter muita diferença.

  4. tem q ver o sinal dos clientes, pq varios equipamentos trabalham com a potencia maior em modo "b", e menor em modo "g". no caso o equipamento do cliente pode ter ficado com o sinal menor, isso tbm pode demorar para conectar em pppoe!!! varios servidores pppoe no mesmo ap tbm pode fazer demorar pra conectar... mas axo q esse naum eh o seu caso.
    Última edição por Ronaldosom; 04-01-2011 às 13:01.






Tópicos Similares

  1. Erro ao migrar máquina com Postfix para Postfix
    Por diegood no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 13-05-2010, 16:28
  2. Problemas ao migrar de pppoe para Hotspot
    Por Mirandapb no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 27-07-2009, 22:47
  3. Passar Clientes para PPPoE aos poucos
    Por ijr no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 13-12-2008, 08:22
  4. Respostas: 13
    Último Post: 12-08-2008, 10:15
  5. menssagem para clientes no pppoe
    Por jnveiga no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 15-10-2007, 15:43

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L