+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Usar 5.8 normal ou 5.8 MIMO

    Pessoal meu caso é o seguinte aqui na minha cidade tem 5 provedores e a cidade tem 31 mil habitantes todos os provedores usam 5.8 pra os ponto a ponto tipo nanostation5.8 com zirok e sem eu to querendo usa pra atender alguns clientes de links maiores tipo comercio e alguns pontos para cabiar onde tem 5 ou mais clientes juntos ai onde veio a ideia de usar rocketM5 + basestation mais o seguinte eu uso 5.8 normal pra meus ponto a ponto vou usa MIMO pra cliente era melhor eu muda meus ponto a ponto pra MIMO e a minha rede pra os clientes 5.8 normal sem MIMO que vcs acha? pq penso em bagunça o 5.8 aqui da cidade cruzando com os ponto a ponto dos concorentes e vira bagunça o 5.8 igual ta o 2.4 aqui na cidade.

  2. #2

    Padrão Re: Usar 5.8 normal ou 5.8 MIMO

    eu vou fazer duas consideracoes e espero saber dos demais se estah coerente... pois eu colokei meu ap wds num lugar infestado de wireless... a telefonica naum supre com speedy entaum jah viu.... eu apesar de ter um bridge de apenas 2.200 mts pensei assim... uso nanobridge 5 - 22... pq preciso de um equipo mais parrudo para processar todas redes ao redor sem sofrer com seu papel de bridge, pq eu duvido q toda essa 'relacao' area usa insignificantemente meu sistema e fiz uma boa analise de canal... to bem longe dos demais tanto pra baixo como pra cima... vejo isso como 'pista' de aviao...cada um na sua faixa... aki pra mim tah mt bom mesmo... tenho dois links de 8 mbts e chegam mt lindo mesmo... o teste no 'pingtest' soh dah classe A para meus speedys (media de ping 20 e jitter 8 ms)

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Usar 5.8 normal ou 5.8 MIMO

    o problema e que se voce começar logo em 5.8 voce ja começa atrapalhando os ponto a ponto futuros seus e o dos concorentes ai mas tarde quando tiver uns 200 clientes 5.8 ja lascou pode ser um tiro no proprio pe .
    e uma duvida que voce tera de verificar no local e tomar a decizão mas acertada

  4. #4

    Padrão Re: Usar 5.8 normal ou 5.8 MIMO

    Amigo passe um scan na cidade ai verifique como esta as freqüências e se realmente esta saturado em 5.8ghz se sim parta para o Airmax 2.4ghz e mude os ptps para M5...

  5. #5

    Padrão Re: Usar 5.8 normal ou 5.8 MIMO

    Amigo ta homologado os equipamento 2.4ghz airmax ?
    Citação Postado originalmente por ricardowireless Ver Post
    Amigo passe um scan na cidade ai verifique como esta as freqüências e se realmente esta saturado em 5.8ghz se sim parta para o Airmax 2.4ghz e mude os ptps para M5...

  6. #6

    Padrão Re: Usar 5.8 normal ou 5.8 MIMO

    Cara to pensando a mesma coisa, em criar pop´s 5.8 ou airmax. Se for montar um pop airmax tem que ser 100% airmax pois não adianta fazer misto. Só que airmax é mais caro para nos colocar no POP, já 5.8 tem mais variedade e no cliente você pode colocar antena grade de 27 dbi oiw ou dimenstech com bullett 5. Ao meu ver 5.8ghz você tem mais opções para o cliente e para você na hora de montar o pop. A minha duvida é em 5.8ghz comum eu consigo vender planos de 1 a 3 megas com qualidade com xr5 e quantos clientes ele segura ?

  7. #7

    Padrão Re: Usar 5.8 normal ou 5.8 MIMO

    Citação Postado originalmente por ricardowireless Ver Post
    Amigo passe um scan na cidade ai verifique como esta as freqüências e se realmente esta saturado em 5.8ghz se sim parta para o Airmax 2.4ghz e mude os ptps para M5...
    O que ta saturada aqui é a 2.4 a 5.8 o pessoal usa pra ponto a ponto se eu coloca 5.8 pra cliente se eu naw vou bagunça as coisas aqui e eu uso 5.8 normal pra ponto a ponto e tava querendo airmax 5.8 pra os cliente a pergunta é o seguinte se eu mudo os meus ponto a ponto pra 5.8 airmax e pra os clientes 5.8 normal ou coloco logo 5.8 airmax pra os clientes pq eu naw quero envestir sem pensa como vcs ja ultiliza 5.8 queria opiniao pq se eu coloca 5.8 pra os clientes eu serei o primeiro aqui da cidade a usar entaw é melhor sair na frente dos concorentes ne isso?

  8. #8

    Padrão Re: Usar 5.8 normal ou 5.8 MIMO

    Ainda não, previsão para Fevereiro estar toda linha Homologada!

  9. #9

    Padrão Re: Usar 5.8 normal ou 5.8 MIMO

    Citação Postado originalmente por irandy Ver Post
    O que ta saturada aqui é a 2.4 a 5.8 o pessoal usa pra ponto a ponto se eu coloca 5.8 pra cliente se eu naw vou bagunça as coisas aqui e eu uso 5.8 normal pra ponto a ponto e tava querendo airmax 5.8 pra os cliente a pergunta é o seguinte se eu mudo os meus ponto a ponto pra 5.8 airmax e pra os clientes 5.8 normal ou coloco logo 5.8 airmax pra os clientes pq eu naw quero envestir sem pensa como vcs ja ultiliza 5.8 queria opiniao pq se eu coloca 5.8 pra os clientes eu serei o primeiro aqui da cidade a usar entaw é melhor sair na frente dos concorentes ne isso?

    Entendo, então amigo usa tudo em Airmax 5.8ghz mesmo, seria a unica solução para você...

  10. #10

    Padrão Re: Usar 5.8 normal ou 5.8 MIMO

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Cara to pensando a mesma coisa, em criar pop´s 5.8 ou airmax. Se for montar um pop airmax tem que ser 100% airmax pois não adianta fazer misto. Só que airmax é mais caro para nos colocar no POP, já 5.8 tem mais variedade e no cliente você pode colocar antena grade de 27 dbi oiw ou dimenstech com bullett 5. Ao meu ver 5.8ghz você tem mais opções para o cliente e para você na hora de montar o pop. A minha duvida é em 5.8ghz comum eu consigo vender planos de 1 a 3 megas com qualidade com xr5 e quantos clientes ele segura ?
    Airmax naw fica taw caro como vc pensa se vc usar nanolocoM5 pra clientes perto aqui eu compro por 190 e ser for mais loge vc usa nanostationM5 235 ou nanobrigde 240 reais.

  11. #11

    Padrão Re: Usar 5.8 normal ou 5.8 MIMO

    Cara o problema não é o cliente pois o problema é na base, ve o valor de um rocket m5 e o basestation esse é o unico problema. Pois como está montando um pop do zero você não tem cliente suficiente para o investimento, pois a minha idea é montar como omni 5.8 comum e com o tempo troca para painel setorial.

    A minha dúvida é a seguinte usando 5.8 eu consigo vender planos de 1 a 3 megas ? quantos clientes simultaneos o xr5 consegue segurar?
    Citação Postado originalmente por irandy Ver Post
    Airmax naw fica taw caro como vc pensa se vc usar nanolocoM5 pra clientes perto aqui eu compro por 190 e ser for mais loge vc usa nanostationM5 235 ou nanobrigde 240 reais.

  12. #12

    Padrão Re: Usar 5.8 normal ou 5.8 MIMO

    Citação Postado originalmente por irandy Ver Post
    Pessoal meu caso é o seguinte aqui na minha cidade tem 5 provedores e a cidade tem 31 mil habitantes todos os provedores usam 5.8 pra os ponto a ponto tipo nanostation5.8 com zirok e sem eu to querendo usa pra atender alguns clientes de links maiores tipo comercio e alguns pontos para cabiar onde tem 5 ou mais clientes juntos ai onde veio a ideia de usar rocketM5 + basestation mais o seguinte eu uso 5.8 normal pra meus ponto a ponto vou usa MIMO pra cliente era melhor eu muda meus ponto a ponto pra MIMO e a minha rede pra os clientes 5.8 normal sem MIMO que vcs acha? pq penso em bagunça o 5.8 aqui da cidade cruzando com os ponto a ponto dos concorentes e vira bagunça o 5.8 igual ta o 2.4 aqui na cidade.
    Pessoal como falei quero usar 5.8 aqui pra atender link maiores q os atendo hj que é 300,400,500 e cabiar alguns lugares que tem varios clientes perto(colocando um radio 5.8 e cabiando para os clientes) ai um amigo meu aqui me deu a ideia de troca meus pontos a pontos que HJ sao: nanostation5 por nanostationM5 e usar os mermos como ponto a ponto e como ap pra conectar os clientes o q vcs acha de usar os proprios ponto a ponto como ap pra os clientes com airmax desativado pq poderia usar os nano5 que iria retirar dos ponto a ponto antigo e usa os mermos nos clientes q vcs acha?

  13. #13
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Usar 5.8 normal ou 5.8 MIMO

    se o local ta poluido de rf s voce tem que colocar antenas de disco tipo nanobridge m5 para evitar interferencias trazeiras reduzindo muito as interferencias..
    vamos trocar todos os ptp aqui do nosso provedor para nano bridge m5 .....
    para cliente uso base station 20 dbi com rockt m5 e nos clientes airgrid m5 de 23 e 27 dbi funciona muito bem ...

  14. #14

    Padrão Re: Usar 5.8 normal ou 5.8 MIMO

    Mais alguem tem algum sugestao?

  15. #15

    Padrão Re: Usar 5.8 normal ou 5.8 MIMO

    Minha dica é a mesma que estou montando aqui, pois 2.4 ta poluido d+

    rocket m5 + basestation 17dbi 90°

    rocket m5 peguei por 210,00 e base por 220,00 creio nao ter CxB melhor que esse

  16. #16

    Padrão Re: Usar 5.8 normal ou 5.8 MIMO

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Minha dica é a mesma que estou montando aqui, pois 2.4 ta poluido d+

    rocket m5 + basestation 17dbi 90°

    rocket m5 peguei por 210,00 e base por 220,00 creio nao ter CxB melhor que esse
    Onde vc consegui esses preços,pode me passa?

  17. #17

    Padrão Re: Usar 5.8 normal ou 5.8 MIMO

    Mandei MP