Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá quero usar PC com 640MB de ram (logo vou adicionar mais memória), um Celeron D 2.6ghz e 2 hds de 40GB (logo pego outro melhor) para fazer proxy e cache (acho que é isso sou noob no assunto) pelo que pesquisei seria bom eu usar o Debian só com o modo de texto para fazer o proxy. No caso usaria uma Routerboard para receber o link de internet e mandar para os outro computadores, ligaria o PC antigo na Routerboard e com as configurações necessária otimizaria meu link de internet.

Mas fica uma dúvida esse proxy atenderia bem uns 6 a 10 computadores? E no lugar do Debian teria como usar o BrazilFW? O BrazilFW sairia melhor? Lembrando que a função principal desse pesse PC é somente fazer o proxy e cache, queria dicas para aproveitar bem essa máquina dentro da finalidade já citada.Haveria outra distro mais vantajosa para esse hardware? Eu até uso Linux, mas só em desktop estou querendo aprender sobre servidores.

Só outra coisa, depois de tudo configurado, caso o PC que faz o proxy se desligue o Mikrotik continuaria enviando Internet normalmente para os outro computadores ou ele ficaria dependente dessa máquina com o proxy?
    Última edição por Slinux; 07-01-2011 às 07:12.

2. o processador ate que da mas esse hds de 40 gb ai devem ser ide o que nao e ideal ,o melhor e voce usar hds sata e de preferencia de grande tamanho de 500 gb para cima por que cache enche muito ,e colocar mas memoria para que o acesso n'ao fique lento por falta de memoria tambem

3. Obrigado pela dica! Tenho que colocar um bom sata e também aumentar a memória, mas esse PC só vai servir até no máximo 10 computadores, num link de 1MB, vai precisar de tanto HD mesmo?

Olha o que o André Forlin fez com um Semprom, vou providenciar memoria e HD, mas o hd nào pode ser menor?

Citação Postado originalmente por André Forlin Ver Post
    Boa noite,
    não me contive ao ler os posts, sou "novato" em linux, mas dependendo de quantos computadores você tem, o BrazilFW é ótimo.
    posso dizer que tenho um em uma VMWare(a questão da segurança é outra história pra quem é contra a utilização de firewalls virtualizados, ainda mais sobre plataforma Windows).
    posso descrever como tenho utilizado.
    -BrazilFW 2.31.10 SP1+
    -tenho em média 50 máquinas na mesma rede (notebooks as vezes utilizam a rede)
    -amarração MAC X IP
    -Squid de 1 Gb (cacheando Youtube e outros de sites de vídeo), rodando no HD virtualizado da VMWare de 3.5 Gb
    -bloqueio por palavras, bloqueio por dominios.
    -512 de memória Ram (escolhi essa quantidade na VMWare)
    -limite de banda por IP
    -é possivel "instalar/implanatar" um "Anti-Malware" no Squid dele.
    -Speedy 4 Mega
    -Isso em um processador 1.6 Gb não é de 64 bits deve ser um Sempron ainda e memória ram total de 1Gb
    -agora o detalhe-tem outra VMware com Windows 2003 SRV R2, rodando junto nessa máquina,
    estou só esperando trocar o server ou aparecer alguma outra maquina melhor pra implantar SARG e outros Add-On's que o BrazilFW tem a disposição.
    Tem algums pequenos detalher na config do squid pra navegação ficar filé. Mas isso em 4 linhas de explicação de quem passou pela experiência, dá pra ficar traquilo.
    site do BrazilFW - hoje tentei e estava fora do ar mas ta ai
    http://www.brazilfw.com.br
    Qualquer coisa entra em contato.
    Abraço.
    André Forlin
    Última edição por Slinux; 07-01-2011 às 08:26.

4. Instalei uma vez para um cliente (um escritório de contabilidade), um PII de 266Mhz, com 64 Mb de RAM e HD de 3,5 Gb.

Isto, numa rede com 10 máquinas.

A função deste pequeno servidor, era Firewall, Proxy e VPN com um dos clientes do escritório. O servidor nunca foi desligado. Ficou em UP por algo em torno de 500 dias (tem até um post meu no Under, com o print desta tela).

Só troquei o servidor, por que o coler queimou e não achei peça de reposição para esta arquitetura.

Acho que independentemente da configuração máquina (claro para atender uma pequena rede), deve-se levar em conta o fabricante.

Este servidor "guerreiro", só sobreviveu por este longo tempo (deve ser uma máquina PC da década de 90 - inicio de 2000), porque era todo Intel.

mtec

5. hds de 500 estao muito baratos hoje em dia e se voce for fazer cache de videos e arquivos enche rapido fora que em escritorio o pessoal fica mas no youtube do que pagina da intranet da empreza kkkkkk ,ou seja trabalho que bom nada

Tópicos Similares

1. IPFW - Direcionar Trafego do NoCat Para Proxy
    Por Anailson no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 0
    Último Post: 26-08-2005, 11:39
  2. Redhat 9.0 para proxy e firewall
    Por rcar no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 8
    Último Post: 15-08-2005, 11:30
  3. Lista de Bloqueios para PROXY
    Por Visitante no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2