Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Ai galera estou pensando em montar alguns cluster com nano station para atender pequenas comunidades, lugares onde não atenderei mais do que 50 clientes, a principio ainda não decidi se irei usar em 5.8 (nano m5) ou 2.4 (nano m2), porém me surgiu algumas dúvidas, as quais irei relatar e se puderem me ajudar ficarei grato pela colaboração.
    As dúvidas que tenho é em relação ao ângulo de abertura das nano, será que com 4 nanos consigo fechar 360 graus.
    Qual é o alcance que irei ter usando nos clientes NANOBRIDGE, NANOSTATION LOCOM2 em caso de 2.4 ou NANOSTATION5 MIMO em caso de 5.8 ou AIRGRID.
    E quanto clientes simultâneos suporta cada nano.

Desde já agradeço a todos que contribuirem.

2. O Angulo de abertura das nanos é de 60º.

3. Vamos por partes:

Os nano M5 tem abertura de 40 graus.
    Os Nano M2 tem abertura de 50 graus.

Creio que seu objetivo seja reduzir custos, por isso pretendia fazer inicialmente com apenas 4 rádios e optou em fazer o POP com nano station M.

Atualmente o ideal é partir para uma solução mais profissional com os Rocket M + GPS e as antenas setoriais BaseStation. Esta é a formula correta para usar AirMAX.

Para redução de custos é melhor escolher os nano station tradicionais. Veja só:
    NanoStation 5 = abertura de 55 graus
    NanoStation 2 = abertura de 60 graus

Como disse antes (e também em outros posts), o ideal é fazer o POP com as Setoriais AirMAX e com Rocket GPS.
    Se você quer arriscar por conta própria e está numa região com baixa emissão de RF pode arriscar fazer um cluster com Nano. Neste caso, o ideal é o Nano tradicional.

Na maioria dos casos, fazer cluster com NanoStation é pedir pra ter dor de cabeça com interferência.

ZéAlves

Citação Postado originalmente por elielton Ver Post
    Ai galera estou pensando em montar alguns cluster com nano station para atender pequenas comunidades, lugares onde não atenderei mais do que 50 clientes, a principio ainda não decidi se irei usar em 5.8 (nano m5) ou 2.4 (nano m2), porém me surgiu algumas dúvidas, as quais irei relatar e se puderem me ajudar ficarei grato pela colaboração.
    As dúvidas que tenho é em relação ao ângulo de abertura das nano, será que com 4 nanos consigo fechar 360 graus.
    Qual é o alcance que irei ter usando nos clientes NANOBRIDGE, NANOSTATION LOCOM2 em caso de 2.4 ou NANOSTATION5 MIMO em caso de 5.8 ou AIRGRID.
    E quanto clientes simultâneos suporta cada nano.

Desde já agradeço a todos que contribuirem.

4. Só você mesmo Zé, o que seria deste fórum sem você.

5. Em 2.4Ghz já montei um com 6 peças e foi descepcionante, porém em 5.8GHz não sei dizer porque nunca fiz mas acredito que é montar uma usina nuclear de interferencia, assim que removemos e colocamos paineis hyperlink e routerboard, tudo funcionou 100%. O que poderia tentar é usar os paineis normalmente com bullet para facilitar a manutenção e ficar uma instalação mais limpa. Aqui temos alguns paineis de 5.8Ghz com bulletM5 e funcionam que é uma beleza.

Tópicos Similares

1. Rede Wirelles com Nano Station
    Por linstem no fórum Redes
    Respostas: 25
    Último Post: 23-04-2011, 17:29
  2. Respostas: 0
    Último Post: 26-03-2011, 12:31
  3. Respostas: 7
    Último Post: 31-10-2010, 09:55
  4. Enlace com nano Station
    Por rockltda no fórum Redes
    Respostas: 20
    Último Post: 10-08-2009, 06:44
  5. Problemas com chuva com Nano Station 5!
    Por adepad no fórum Redes
    Respostas: 11
    Último Post: 30-07-2009, 01:58

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L