+ Responder ao Tópico



  1. Preciso bloquear as portas USBs de varias maquinas aqui na empresa,como faço isso no ubuntu 10.04?

  2. Olá.

    Exponho uma solução que independe de sistema operacional.

    Em alguns clientes, os grandes problemas com USB eram: vazamento de dados, instalação de programas ilegais e vírus.

    Nesses clientes o mesmo pedido de bloquear as portas USB foi solicitado. Então optamos por desabilitar as portas USB no Setup (BIOS). As impressoras foram centralizadas em uma "sala de mídias", e as digitalizações (scanner) são agora dispostas em FTP, não havendo mais necessidade de se ter dispostivos USB conectados às estações.

    Uma fotocopiadora que faz tudo isso é a Xerox Document Centre 265ST. Tem algumas da Brother e Samsung tem que igual funcionalidade, de "escanear" um documento e dispor a imagem por FTP, mas não lembro de imediato os modelos.

    Lembrando que para evitar que seus usuários reabilitem a funcionalidade das portas USB, o acesso ao Setup (BIOS) deve estar protegido. As placas-mãe da Intel, por exemplo, tem a vantagem de proteção "física" de acesso ao Setup (BIOS), via jumper. Além da senha, um cadeado nas tampas do gabinete resolve grotescamente o problema de usuários malandros

    Espero ter ajudado.

    Saudações,

    Trober



  3. No WIndows Server 2003 tem como fazer

  4. Olá!

    Tranquilamente é possível fazer no Windows 2003 Server, visto que a solução que apresentei abstrai o sistema operacional.

    Há quem diga que por GPO (Group Policy) seja possível, mas contra-argumento que não. Por exemplo, se o usuário/funcionário colocar um pendrive ANTES de ligar o computador, a detecção e enumeração dos dispositivos acontece ANTES do carregamento das regras do GPO. Logo, a unidade removível já estará montada disponível para uso quando o usuário logar-se na sessão.

    Para deixar de usar o pendrive, como não será possível ejetar (desmontar), o usuário desligará o computador, removendo o dispositivo da porta normalmente quando desligado o computador.

    Resumindo, GPO não vai ajuda-lo, e seu usuário/funcionário vai se achar o "power ultra king hacker of the world" por ter burlado suas regras. O jeito é ser brutal e desativar as USB no Setup (BIOS), hehe.

    Tem softwares que prometem aceitar somente grupos de dispositivos USB mediante cadastro, mas só funcionam para Windows. Neste caso aqui, conforme iniciado o tópico, é para Ubuntu, e genericamente, para todos os sistemas operacionais, até mesmo o Windows 2003, conforme o colega questionou

    Espero ter sido útil.

    Saudações,

    Trober



  5. Olá amigo.
    Há 2 opções no sistema operacional que já utilizei:
    A primeira é um pouco radical e desabilita o acesso a todos os dispositivo USB, para isso, coloque no final da linha kernel no grub.conf a palavra nousb.
    Outra opção é colocar o driver de disco USB, o usb-storage na lista negra, para isso inclua o nome do driver usb-storage em /etc/modprobe.d/blacklist.conf.
    Também existe a opção de desabilitar o acesso a mídias externas pelo users-admin, a qual confesso que ainda não testei.
    Espero ter ajudado.
    Um abraço!!






Tópicos Similares

  1. Bloquear e-mails no Qmail
    Por alehmo no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 11-10-2002, 06:08
  2. SENDMAIL - bloquear usuario # URGENTE !
    Por thiagog no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 14-09-2002, 13:45
  3. Bloquear email externos p/ certos usuarios
    Por Crash no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 12-08-2002, 10:06
  4. Bloquear e-mail
    Por bauer no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 28-07-2002, 10:01
  5. Bloquear sites no squid - urgente
    Por bauer no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 21-05-2002, 22:53

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L