+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bloquear USB

    Preciso bloquear as portas USBs de varias maquinas aqui na empresa,como faço isso no ubuntu 10.04?

  2. #2

    Padrão Re: Bloquear USB

    Olá.

    Exponho uma solução que independe de sistema operacional.

    Em alguns clientes, os grandes problemas com USB eram: vazamento de dados, instalação de programas ilegais e vírus.

    Nesses clientes o mesmo pedido de bloquear as portas USB foi solicitado. Então optamos por desabilitar as portas USB no Setup (BIOS). As impressoras foram centralizadas em uma "sala de mídias", e as digitalizações (scanner) são agora dispostas em FTP, não havendo mais necessidade de se ter dispostivos USB conectados às estações.

    Uma fotocopiadora que faz tudo isso é a Xerox Document Centre 265ST. Tem algumas da Brother e Samsung tem que igual funcionalidade, de "escanear" um documento e dispor a imagem por FTP, mas não lembro de imediato os modelos.

    Lembrando que para evitar que seus usuários reabilitem a funcionalidade das portas USB, o acesso ao Setup (BIOS) deve estar protegido. As placas-mãe da Intel, por exemplo, tem a vantagem de proteção "física" de acesso ao Setup (BIOS), via jumper. Além da senha, um cadeado nas tampas do gabinete resolve grotescamente o problema de usuários malandros

    Espero ter ajudado.

    Saudações,

    Trober



  3. #3

    Padrão Re: Bloquear USB

    No WIndows Server 2003 tem como fazer

  4. #4

    Padrão Re: Bloquear USB

    Olá!

    Tranquilamente é possível fazer no Windows 2003 Server, visto que a solução que apresentei abstrai o sistema operacional.

    Há quem diga que por GPO (Group Policy) seja possível, mas contra-argumento que não. Por exemplo, se o usuário/funcionário colocar um pendrive ANTES de ligar o computador, a detecção e enumeração dos dispositivos acontece ANTES do carregamento das regras do GPO. Logo, a unidade removível já estará montada disponível para uso quando o usuário logar-se na sessão.

    Para deixar de usar o pendrive, como não será possível ejetar (desmontar), o usuário desligará o computador, removendo o dispositivo da porta normalmente quando desligado o computador.

    Resumindo, GPO não vai ajuda-lo, e seu usuário/funcionário vai se achar o "power ultra king hacker of the world" por ter burlado suas regras. O jeito é ser brutal e desativar as USB no Setup (BIOS), hehe.

    Tem softwares que prometem aceitar somente grupos de dispositivos USB mediante cadastro, mas só funcionam para Windows. Neste caso aqui, conforme iniciado o tópico, é para Ubuntu, e genericamente, para todos os sistemas operacionais, até mesmo o Windows 2003, conforme o colega questionou

    Espero ter sido útil.

    Saudações,

    Trober



  5. #5

    Padrão Re: Bloquear USB

    Olá amigo.
    Há 2 opções no sistema operacional que já utilizei:
    A primeira é um pouco radical e desabilita o acesso a todos os dispositivo USB, para isso, coloque no final da linha kernel no grub.conf a palavra nousb.
    Outra opção é colocar o driver de disco USB, o usb-storage na lista negra, para isso inclua o nome do driver usb-storage em /etc/modprobe.d/blacklist.conf.
    Também existe a opção de desabilitar o acesso a mídias externas pelo users-admin, a qual confesso que ainda não testei.
    Espero ter ajudado.
    Um abraço!!