Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Prezados

Ha pouco, estavamos contando preços para mais 2 RB-1100 e Já possuimos 2 RBs = uma firewall e outra sendo o roteador de borta da rede uma RB1000

Porém estava pensando em pegar uma dessas super máquinas de Hack da Dell com fonte redundante, 12G de RAM, HDs SAS 15000rpm...

Pensei em virtualizar todas essas RBs e eliminar todas as RBs Físicas.

A questão é saber se iria funcionar, e se existe boa estabilidade e Confiabilidade!

Se alguém já trabalha com vários mikrotiks virtualizados e puder me esclarecer bem, assim como o software que usa para virtualizar, que tipos de problemas eu iria enfrentar e etc. (Quase não encontro muita informação acerca)

2. Tenho ele virtualizado aqui utilizando xenserver, mas esta apenas em testes. De qualquer forma, ate agora esta super tranquilo.
    A maquina que usarei quando por em produção sera:

2 Xeon E5620 QUAD
    32GB RAM
    16 HDS 1TB SATA( em raid 6)
    Fontes redundantes.

3. XenServer (Free): 5.5 / Vmware ESXi 4
    RouterOS: 4.10
    Servidor: Dell R610 / 6 discos de 10000RPM/ NIC Broadcom 4x Portas

No ano passado, cheguei a testar e colocar em produção, tentei utilizar para duas finalidades: PPPoE e Roteamento (mais o seu caso).

No meu caso, foi MUITO mais fácil e prático deixar o PPPoE para as pontas, enfim não é a questão...

Mas a questão do roteamento, tive problemas "alienígenas", que fui incapaz de descobrir a "real" razão.

O RouterOS virtualizado não trafegava o que a interface física suportava, e estou falando de pouco tráfego, 40Mbits, já perdia pacotes icmp, conexões tcp resetavam (PuTTY por exemplo). No caso testei as mesmas coisas, com os dois virtualizadores.

Não reclamei "muito" porque o RouterOS não tem suporte a virtualização, da mesma forma que os virtualizadores não o reconhecem, logo não há como instalar o "guest" e colher estatísticas da interface virtualizada.

Agora, todos os 3 já tem versões mais recentes (XenServer, VMWare, RouterOS), inclusive a 5.0b do RouterOS.

Eu acho que vale o teste (num hardware genérico) com os produtos atualizados, o que disse acima foi mais pela questão: "problemas que você poderia encontrar".

Sugestão: se tiver condições de dar uma olhada, há projetos como o pfSense, que é um FreeBSD gerenciado via interface web MUITO amigável, e tem suporte a CARP (VRRP) e em ambiente virtualizado (vmware) tenho boas experiências.

att.,

4. Stronks, qual seria a versão do XenServer que você esta utilizando?

abraço

5. estou testando o RouterOS em debian aqui em um desktop basico e ate agora esta correndo tudo bem estou usando este tutorial

[Tutorial] VM com VirtualBox em modo texto. - MK-AUTH

mais gostaria de passar para Xen em modo texto, alguem tem algum tutorial para fazer isso?

Tópicos Similares

1. Virtualização do Mikrotik em produção
    Por xakaboy no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 11-09-2009, 09:53
  2. Como Resetar o Log do Mikrotik?:
    Por gustkillerr no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 07-03-2006, 12:53
  3. Respostas: 0
    Último Post: 06-03-2006, 13:41
  4. PLAGIO DO MIKROTIK