Página 1 de 9 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa tarde a todos.

Estou montando uma repetidora no alto de uma montanha em um local remoto e isolado.
    A torre é estaiada e tem 18 metros, fica em uma clareia no alto de um monte com 400 metros de altitude e a 18 km do centro da cidade.
    Ultilizo equipamamentos da ubnt, um par de rocket m5 com rocket dish 30.
    Estou alimentando eles através de painel solar e baterias estacionarias.
    Tudo fica na torre, por questão de segurança e proteção.
    Utilizo dutos de metal isolados da torre para passar meu cabeamento, que é tudo blindado, inclusive as baterias e demais equipamentos ficam dentro de uma caixa de metal.
    Todos os equipamentos são isolados da torre, nada tem contato com a torre.
    E aí vem a questão, não utilizo pararaios.
    Somente aterrei o pé da torre no seguinte esquema:

----------------------X---------------------
    -----------------------|---------------------
    -----------------------|---------------------
    -----------------TORRE-----------------
    --------------X-------------X--------------
    -------------/------------------\------------
    ---------X-----------------------X---------
    -------/------------------------------\------
    -----X-------------------------------X-----
    ---------------------------------------------

Foram utilizadas 9 hastes de 3 metros com caixa de inspeção.
    Cada haste tem a distancia dela mesma de 3 metros.
    Interliguei cada grupo de 3 hastes e liguei cada grupo em um lado da torre, sendo ela triangular, cada ligação isolei com silicone para não oxidar com o tempo.
    Ao ligar o aterramento na torre lixei a tinta, como os modulos da torre já estavam pintados, tive o trabalho de lixar e interligar cada modulo com a cordoalha de cobre para fazer contato entre os modulos e a descarga descer.
    Para os equipamentos fiz um terra simples em separado, utilizei 3 hastes e aterrei todos os equipamentos, inclusive antenas, poe e o cabo de rede.
    Utilizo tambem clampers nos cabos de rede para maior proteção.

Tenho receio deste esquema, pois aonde a torre está localizada acontecem muitos temporais com muitas descargas eletricas.

Então parti do principio que se colocar um pararaios, vai puxar qualquer raio que cair proximo a torre. Alem do mais como a torre tem 18 metros ela fica acima de todas as arvores alem de ficar nesta clareira.

Qual a opnião de vocês?

O que acham?

2. Todas hastes, etc... devem ser interligadas com fio flexível (multifilar) de boa bitola.
    Interligue o terra da torre com o dos equipamentos utilizando um cabo elétrico de boa bitola e extremamente flexivel (composto de muitos fios).
    Crie um nó central onde tudo seja interligado; se possível enterre na vertical uma chapa de cobre de 2mt de altura por um de largura; trate a terra com sal grosso ao fechar o buraco.
    Tem outros posts meus com mais detalhes.

☼ ▼Gostou clique na estrela abaixo.

3. Como voce aterrou o pé, está usando a propria torre para a descarga.
    O pararraios lá em cima é importante, pois pelo "poder das pontas" vai facilitar a descida sempre pelo melhor caminho.
    A próxima torre vou fazer assim tam´bem, visto que outro colega já usa por bom tempo.
    ele inclusive não isola os equipamentos da torre.
    Uma coisa porém me preocupa. A conexão da cordoalha de cobre ao pé da torre. Acho que isso precisava ser soldado,para evitar futura oxidação. Lembre-se que a idéia é permitir o melhor e mais fácil caminho da descarga.

4. Oque você fez na verdade foi economizar o cabeamento que desceria da ponteira de Franklin até o solo utilizando no lugar do mesmo sua própria torre...
    Funciona muito bem, tem uma torre de um amigo aqui que ja usa dessa forma à um bom tempo e não teve problemas....Porém fico com medo de colocar equipamentos como suportes de Omnis, dentre outros diretamente na torre...Não sei se seria seguro

5. Em anexo tem um material bem interessante sobre aterrar as Torres, tinha lido e guadado a muito tempo, agora vou repassar, se servir para alguém ta ai

Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos infomail_11 aterrar a torre.pdf   infomail_12 aterrar a torre questionamentos.pdf  

Tópicos Similares

1. Guia de aterramento prático
    Por Magal no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 03-12-2008, 09:32
  2. Mais sobre aterramento elétrico (iniciantes)
    Respostas: 0
    Último Post: 01-12-2008, 23:57
  3. A importância do aterramento
    Respostas: 0
    Último Post: 15-10-2008, 13:59
  4. Aterramento em clientes
    Por redewpf no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 12-08-2008, 12:30
  5. Aterramento