Página 3 de 9 PrimeiroPrimeiro 12345678 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Como o colega la no inicio comentou.
    Acho muito perigoso o uso de varios aterramentos diferentes, visto que voçê pode ter diferença de potencial o que lhe traria problemas.
    O que temos feito em nossas torres é um anel de cobre no terreno circundando a torre e neste anel tem algumas varas de aterramento e o anel tem umas ramificações. veja a figura(os quadradinhos são as caixas de visita)
    Nome:      imagem.JPG
Visitas:     655
Tamanho:  4,6 KB
    o numero destascaixas só um tecnico especializado pode definir.
    Vale lembrar que cada terreno pede um layout diferente.
    Outra coisa é a questão do Sal, eu usava e alguns tecnicos indicam, mas o meu atual falou para parar de usar, pois não é eficaz e corroe as astes. Ai fica a duvida. eu não entendo muito disto.

2. Sugiro ver o artigo:
    ATERRAMENTO E PARARRAIOS
    Raios (altíssima velocidade e frequência) conduzem pela superfície; ou se usa uma chapa de cobre ou cabos tipo usados em "solda elétrica".
    Colocar um pararraios alguns metros acima da torre vai criar um cone de proteção; este cabo sim deve ser cordoalha de cobre e descer até o nó de aterramento usando os isoladores padrão de porcelana.
    A chapa de cobre pela área tem altíssimo poder de dissipação da descarga.
    É complementar; não dispensa contudo o anel de cobre (por exemplo) que vai contribuir com a dissipação e minimizar problemas de tensão de passo.
    O sal é para misturar uns 3 a 4 kilos de sal grosso no fundo do local onde será enterrada a placa para aumentar a condutibilidade para baixo do nível do buraco. (acima use só em picanha) para cima existem outros materiais como bicarbonato de sódio e gel especifico.. Se quiser pode substituir por sulfato de cobre.
    As palavras chaves é "BAIXA IMPEDÂNCIA DAS FIAÇÕES".
    E minimizar DDP (diferença de potencial) gradiente de tensões; se a tensão levanta durante a descarga, deve ser por igual em todo sistema.
    Cabos de RF, energia e rede podem ser enrolados em algumas espiras para criar alta impedância; fazendo com que o caminho preferencial seja o do aterramento.

☼ ▼Gostou clique na estrela abaixo.
    Última edição por DUHbnu; 16-02-2011 às 11:15. Razão: complementação

3. 1929,

Obrigado pelo retorno
    A torre tem 18 metros, o par de rocket está entre 6 a 12 metros de altura.
    Somete lá no alto tenho uma nano entre 14 a 16 mentros mais ou menos.
    Essa semana vou fixar no alto da torre dois tudos de aço galvanizado.
    Pelo que eu entendi eles não vão chamar os raios, mais caso caiam vão captar melhor.
    Quanto a torre que estou usando não é de cantoneiras.
    Ela é uma torre estaiada de ferro redondo toda treliçada.
    Pelo que você comentou esta forma é mais apropria da para a descarga.

4. Crisvilela,

Minhas hastes estão em forma triangular em 3 grupos de 3 hastes.
    Como você passou a dica estarei interligando cada triangulo, como se fosse um rede, correto? e farei tambem um nó central e ligar no pé da torre.
    Hoje cada ponta do triangulo é conectada a um canto da torre.
    Estarei iliminando o terra em separado dos equipamentos e ligar tudo no mesmo terra.
    Tem um pesssoal utilizando carvão nas pontas das hastes, para deixar sempre humido.
    Sei que sal com o tempo oxida.
    Isto é correto?

5. DHUbnu,

No slide 37 da apresentão que você postou especifica que poderá ser usada a estruturada torre como condutor.
    Reduzindo os custos e aumentando a eficiencia do sistema.
    Tornando desnecessário o cabo de descida.

Tópicos Similares

1. Guia de aterramento prático
    Por Magal no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 03-12-2008, 09:32
  2. Mais sobre aterramento elétrico (iniciantes)
    Respostas: 0
    Último Post: 01-12-2008, 23:57
  3. A importância do aterramento
    Respostas: 0
    Último Post: 15-10-2008, 13:59
  4. Aterramento em clientes
    Por redewpf no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 12-08-2008, 12:30
  5. Aterramento