Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O que torna o nanostation o preferido dos provedores?

    Não é raro perceber certa "preferência" por um nanostation em grandes provedores wireless. Gostaria de saber o que há de tão especial em relação a outras CPEs do mercado.

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O que torna o nanostation o preferido dos provedores?

    pra min é a estabilidade que os produtos da ubiquit oferece

  3. #3

    Padrão Re: O que torna o nanostation o preferido dos provedores?

    Estabilidade, praticidade na instalação, pouca manutenção, gerenciamento via web no seu datacenter sem necessidade de deslocamento até o assinante, robustez, software de localização na rede, possibilidade de rotear direto na casa do assinante ou criar uma NAT por lá mesmo evitando broadcast...
    Cara é uma tonelada de vantagens esse rádinho traz para um provedor!!!!

  4. #4

    Padrão Re: O que torna o nanostation o preferido dos provedores?

    Quase todas as vantagens citadas, alguns outros também oferecem. instalação, gerenciamento remot, roteamento no cliente.
    Já tem muito rádio copiando exatamente por estas facilidades.
    Mas duas coisas são diferenciadas.
    A estabilidade citada, e principalmente a sensibilidade.
    Onde não consegue conexão com outros equipamentos, com Nano isso é possível.
    Acho que esse é o grande diferencial.
    Mas tem probleminhas também. Os primeiros que instalmos já estão nos dois anos. E aquela bendita cinta plástica começou a dar problemas. Tem se rompido e deixado vários nanos pendurados. Agora estamos indo fazer a substituição das cintas para evitar surpresas.
    Jà tive um Bullet2 onde desclou aquela plaquinha onde estão os led e acabou entrando água.
    Nada que prejudique a marca, mas deixa a gente com atençao redobrada.

  5. #5

    Padrão Re: O que torna o nanostation o preferido dos provedores?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Quase todas as vantagens citadas, alguns outros também oferecem. instalação, gerenciamento remot, roteamento no cliente.
    Já tem muito rádio copiando exatamente por estas facilidades.
    Mas duas coisas são diferenciadas.
    A estabilidade citada, e principalmente a sensibilidade.
    Onde não consegue conexão com outros equipamentos, com Nano isso é possível.
    Acho que esse é o grande diferencial.
    Mas tem probleminhas também. Os primeiros que instalmos já estão nos dois anos. E aquela bendita cinta plástica começou a dar problemas. Tem se rompido e deixado vários nanos pendurados. Agora estamos indo fazer a substituição das cintas para evitar surpresas.
    Jà tive um Bullet2 onde desclou aquela plaquinha onde estão os led e acabou entrando água.
    Nada que prejudique a marca, mas deixa a gente com atençao redobrada.

    caramba primeira vez que eu vejo alguem citar algum problema em produtos ubiquit rsrsrs
    geralmente o pessoal apanha pra configura-lo mais foi bom vc ter dito isso vou observar as minhas

  6. #6

    Padrão Re: O que torna o nanostation o preferido dos provedores?

    Hoje uso somente produtos da hyperlink/Oiw por me decepcionar com ....etc. De tanto ver o pessoal recomendando os produtos da ubquit que comprei uma bullet2hp pra casa com uma omni( hyperlink 15). Substituir uma rb 433 + r52h, e a única coisa que tive que fazer foi trabalhar com uma potencia maior pq a mesma do cartão não ficou boa, e agora por coincidência pedir uns loco2 para testarem.

    Essa de que as bullet dão problema com os leds foi bravo.

    -nlima

  7. #7

    Padrão Re: O que torna o nanostation o preferido dos provedores?

    Citação Postado originalmente por nlima Ver Post
    Hoje uso somente produtos da hyperlink/Oiw por me decepcionar com ....etc. De tanto ver o pessoal recomendando os produtos da ubquit que comprei uma bullet2hp pra casa com uma omni( hyperlink 15). Substituir uma rb 433 + r52h, e a única coisa que tive que fazer foi trabalhar com uma potencia maior pq a mesma do cartão não ficou boa, e agora por coincidência pedir uns loco2 para testarem.

    Essa de que as bullet dão problema com os leds foi bravo.

    -nlima
    Verdade, em cima da janela dos leds, tem um adesivo. E levantou e entrou água. Queimou o bullet.
    Quando comentei aqui, foi dado uma sugestão que acho válida. Passar uma fita autofusão em cima ou então deixar a área da janelinha dos leds numa posição que não sofra a influencia do sol.
    Mas isso só aconteceu com 1 bullet. No entando já tenho 3 parados por perda de potencia. Mas isso acontece com outros equipamentos também. Não quer dizer que seja um problema crônico do bullet.

  8. #8

    Padrão Re: O que torna o nanostation o preferido dos provedores?

    Recomendo a todos tomar 3 providencias ao instalar nano em mastro de metal, a primeira é usar cinta de inox de 2 polegadas (aquela que usa pra apertar mangueira de agua) a segunda é passar silicone no mostrador de sinal na parte traseira nos leds (algumas descola aquela tampinha e entrou agua) e a ultima é fazer um circulo com cabo de rede prendendo no cano logo abaixo da nano para evitar descida de agua e ter sobra para climpar um novo conector caso se faça necessário!!!

  9. #9

    Padrão Re: O que torna o nanostation o preferido dos provedores?

    cara, os produtos da ubiquit são show de bola, o grande problema é que os clientes ainda não atinaram para a estabilidade dos produtos e preferem as antenas de grade pelo preço. pois se for por qualidade eles são quase insuperáveis, só acho um concorrente a altura o kozumi...

  10. #10

    Padrão Re: O que torna o nanostation o preferido dos provedores?

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Recomendo a todos tomar 3 providencias ao instalar nano em mastro de metal, a primeira é usar cinta de inox de 2 polegadas (aquela que usa pra apertar mangueira de agua) a segunda é passar silicone no mostrador de sinal na parte traseira nos leds (algumas descola aquela tampinha e entrou agua) e a ultima é fazer um circulo com cabo de rede prendendo no cano logo abaixo da nano para evitar descida de agua e ter sobra para climpar um novo conector caso se faça necessário!!!
    Aleluia, finalmente alguém passou pelo que passei. Quando relatei sobre a entrada d'água pelo adesivo dos leds, alguns ficaram cépticos. Mas é real.
    E a bendita cinta de plástico. Não rola mesmo.

  11. #11

    Padrão Re: O que torna o nanostation o preferido dos provedores?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Aleluia, finalmente alguém passou pelo que passei. Quando relatei sobre a entrada d'água pelo adesivo dos leds, alguns ficaram cépticos. Mas é real.
    E a bendita cinta de plástico. Não rola mesmo.
    Entra sim!!! E parece que piorou do meio de 2010 pra frente, existem nano com 2 anos no telhado e nao aconteceu nada e nano novas com 3 meses de uso que entraram agua, a ordem daqui pra frente é siliconar todos visores de sinal, independente do equipamento, nano, bullet, airgrid... é claro a cinta de inox é obrigatoria pois as cintas plásticas ressecam mesmo...

  12. #12

    Padrão Re: O que torna o nanostation o preferido dos provedores?

    Aqui temos dezenas de ponto a ponto, todos com produtos da Ubiquiti. São realmente muito bons.
    A experiência nos mostrou um detalhe nos Rocket que chamo a atenção dos amigos. Juntamente com a antena Rocket Dish vem um conjunto de fita autofusão para isolamento das conexões. Essa fita não é das melhores. Em um mes ela se partiu toda deixando à mostra as conexões. Agora não usamos mais essa autofusão que acompanha o produto. Fazemos o isolamento com autofusão de qualidade e uma leve camada com silicone. Fica bom!

  13. #13

    Padrão Re: O que torna o nanostation o preferido dos provedores?

    Aconteceu hoje mais um fato estranho.
    Do nada mais um bullet2 perdeu potencia, tanto na transmissão quanto na recepção.
    Já tenho 3 encostados por este motivo. Eles simplesmente foram morrendo.
    Nano2 nunca perdeu potencia.
    E não é pigtail pois foi a primeira coisa que trocamos.

    Alguém mais teve algo parecido?

  14. #14

    Smile Re: O que torna o nanostation o preferido dos provedores?

    é bom saber desses problemas, tenho 3 bullets aqui só que na instalação dexei com os led para baixo, vou ate dar uma revisada nels rsrsrsrs

  15. #15
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O que torna o nanostation o preferido dos provedores?

    é mas isso a ubnt vai corrigindo....
    é só tirar foto de qualquer falha e postar em forum deles internacional .....
    que eles mudam os sitemas ....
    o que eu deparei foi formigas dentro da airgrid m5 ...
    e hoje troquei mais 2 airgrid com o seguinte problema ...
    são as primeiras airgrid que compramos de 5 volts ...
    elas detecta rede com sinal -55 mas não conecta ..
    e algumas não acha rede nehuma no ar ....

  16. #16

    Padrão Re:

    Vantagens tem um monte, algumas já foram citadas aqui. Eu tenho outras, que pra mim são importantes:

    - o firmware é MUITO estável, dificilmente trava. Os aparelhos só travam quando ocorre queda de energia, pelo menos aqui (e eu acredito que nem seja o programa, e sim o hardware)
    - a estrutura de hardware é muito robusta, apresentando uma sensibilidade de entrada/saída de RF enorme; a mostra disso são as antenas simples e de baixo ganho que vem acopladas na maior parte dos equipamentos (o que não influencia no resultado final)
    - as ferramentas de configuração do equipamento permitem um acompanhamento real da conexão estabelecida. Para mim, acompanhar uma medição de CCQ no equipamento do assinante é importantíssimo
    - no próprio firmware há opções de atenuação de ruídos, gerenciamento de acesso remoto; da minha casa via VPN eu consigo 'entrar' dentro do firmware da Nano que está lá na casa do assinante, como se estivesse acessando através do computador dele
    - o equipamento é leve, o que me permite montá-lo em suportes de parede e de telhado sem o risco de possíveis danos em caso de intempéries naturais, como por exemplo temporais

    Tudo isso faz da NanoStation o equipamento que escolhemos para usar aqui na empresa. Não vou prometer data, mas pretendo tirar fotos das nossas instalações e mostrar como proposta para quem trabalha no ramo. Abração a todos!

  17. #17

    Padrão Re: O que torna o nanostation o preferido dos provedores?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Aconteceu hoje mais um fato estranho.
    Do nada mais um bullet2 perdeu potencia, tanto na transmissão quanto na recepção.
    Já tenho 3 encostados por este motivo. Eles simplesmente foram morrendo.
    Nano2 nunca perdeu potencia.
    E não é pigtail pois foi a primeira coisa que trocamos.

    Alguém mais teve algo parecido?
    como é a historia de trocar o pig? o bullet é rosqueado direto na antena, não usa pig tail!

  18. #18

    Padrão Re: O que torna o nanostation o preferido dos provedores?

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    como é a historia de trocar o pig? o bullet é rosqueado direto na antena, não usa pig tail!
    Como eu tinha antenas de grade com o conector SMA, tivemos que utilizar uma extensão. Mas estava funcionando beleza por vários meses.
    Daí quando chegou antena de grade com conector N, rosqueamos direto, mas eles estão mortos mesmo.

  19. #19

    Padrão Re: O que torna o nanostation o preferido dos provedores?

    Boa Noite Laurence, cara tambem tenho algumas com o mesmo problema, depois que entraram formigas, varias ficaram com o sinal baixo e algumas nao conectam em rede alguma mesmo com sinal excelente, conseguiu alguma soluçao para as estragadas ou deixou de lado??? mandei algumas para o pessoal da forservice, vamos ver no que da.

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    é mas isso a ubnt vai corrigindo....
    é só tirar foto de qualquer falha e postar em forum deles internacional .....
    que eles mudam os sitemas ....
    o que eu deparei foi formigas dentro da airgrid m5 ...
    e hoje troquei mais 2 airgrid com o seguinte problema ...
    são as primeiras airgrid que compramos de 5 volts ...
    elas detecta rede com sinal -55 mas não conecta ..
    e algumas não acha rede nehuma no ar ....

  20. #20
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O que torna o nanostation o preferido dos provedores?

    sim é o seguinte primeiro estávamos instalando muita airgrid até hoje instalamos muitas ..
    tem uma tentativa de fazer ela voltar ....
    primeiramente devemos abrir o dipolo dela como o vídeo mostra :
    segundo passo é limpar a placa com limpa contato em seguida resetar ele em modo tftp e enviar uma firmware nova ....
    as vezes dá para recuperar as que detecta rede mas não conecta ...
    as que não detecta sinal nenhum pode ter danificado a saida de rf ...
    prevenção: vedar a entrada do rj 45 com fita isolante (vamos postar ainda)
    segundo passo é deixar elas com potência de saida o mínimo possível ....
    em lugares onde as airgrid 23 dbi trabalham forçadas em potência de 20 dbi use grade de 27 dbi e reduza a potência de saida para 15 dbi que trabalhara bem melhor ...
    isso é o que realizamos aqui ...