Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Galera Estou com um problema

    tenho uma torre de internet de 25m
    so que não sei quase nada de para raios aterramentos etc...
    eu queria saber como fazer um aterramento para não queimar meu mikrotik etc...

  2. Olá boa tarde,

    Tem explicação aqui: http://www2.seccional.com.br/downloads/infomail_11.pdf

    Aqui, utilizo da propria estrutura da torre para aterramento.



  3. CiceroAD, bem interessante o material q vc indicou. Porém ao amigo que fez a solicitação, vou fazer alguns comentários, pois o material e técnico, e caso ele nao seja da área de eletrônica/elétrica pode ficar perdido.
    Primeiro: Exatamente o que vc quer aterrar? Torre ou equipamentos?
    Se vc quer aterrar a sua torre, o material e perfeito, onde realmente demonstra que e possível utilizar a própria torre como elemento de aterramento, bastando as hastes conectadas diretamente a estrutura da torre para eliminar possíveis descartada.
    Agora com relação aos seus equipamentos na própria torre, existem alguns cuidados maiores. Comencando pelo básico: O equipamento, seja ele, radio, RB, antena, etc, deve estar ISOLADO da estrutura metálica da torre, para evitar q descargas diretas ou simples espúrios possam afetar seus equipamentos. Os equipamentos DEVEM OBRIGATORIAMENTE ter um circuito de aterramento próprio, começando pela rede elétrica no pe da torre, e chegando ate os rádios, Rbs ou o q seja, através dos normalmentes negligenciados cabos ethernet FTP blindados. Lembre-se, nao adianta usar cabo blindado, e conector sem blindagem, como também nao adianta deixar de soldar a malha cabo no conector, ou ainda usar uma fonte sem aterramento, ou sem coneccao no põe para o aterramento. Uma coisa que costumo frisar sempre.. Aterramento e ridiculamente simples e barato para o tamanho da proteção que traz.... Seja nas Torres de distribuição, seja em casa, seja na mais simples rede elétrica. Aterramento é garantia de segurança elétrica, é sinônimo de preservação de equipamentos e de profissionalismo. Especifique melhor o que você quer aterrar que posso te ajudar a definir como fazer.

    Abraços.

    (Novamente me estendi em uma resposta simples.... Desculpem)

  4. Já fizemos de tudo em 3 anos para solucionar a queima dos equipamentos por estática ou raios, a melhor solução foi conectar todos aterramentos juntos garantindo que tudo fique no mesmo potencial de descarga, fizemos um aterramento com 8 hastes de 2 metros e nele conectamos a torre, que esta conectada ao captor de radios, que esta conectada a RB via antena e cartões e ao neutro e terra da rede eletrica. Essa foi a unica torre que esta a mais de 2 anos com mesmos equipamentos sem dar dor de cabeça, as outras devido a estar sobre lajes de lojas, estamos apanhando um pouco para adequar a esses padrões, sempre que dá um temporal dá algum problema, pela falta dessa proteção. Detalhe o tipo de conexão entre as hastes e a cordoalha deve ser exotérmica.



  5. Evertonsoares, alguns comentários sobre o que vc postou: segundo as especificacoes técnicas, vc nunca deve conectar circuitos diferente, principalmente se tratando de circuitos de aterramento elétrico, aterramento e para raios e neutro da rede. Com isso vc esta criando um nivelamento de redes com DDP totalmente diferentes, podem ocasionar retornos elétricos em redes com menor tensão. Um cometario importante, se a empresa de energia eletrica descobrir que o seu para raios esta ligado no neutro da rede, ela te multa e te responsabiliza por eventuais danos na rede ou em equipamentos de terceiros que possam ser avariados na mesma rede que te atende.Ok, posto isso, vamos tentar entender pq pra vc isso funcionou bem. Como disse, isso e regra, mas muitas vezes a teoria nao se aplica na pratica... Sei bem disso, pois alem de formação tenho alguns kilometros de estrada.... Kkkkk
    Como vc mencionou, que teve diversos problemas de queima de equipamentos nesse ponto, e só solucionou após essa manobra, que na verdade, fez o "balanceamento" de todas as referencias da sua rede eletrica, me leva, sem conhecer sua estrutura, as seguintes linhas de raciocínio:
    - Primeiro: o que ocasiona a queima dos seus equipamentos nao e necessariamente descarga eletrica na sua torre, pois se fosse, com essa coneccao geral ae, vc iria buscar pedaços dos seus rádios e painéis elétricos beeeeemmmm longe.... Então, provavelmente vc tem alguma diferenca de potencial ou algumtipo de retorno elétrico ou no terra ou no neutro;
    - Segundo: acidentalmente em algum ponto existe alguma inversão entre neutro e terra ou pior, entre neutro e fase (pouco provável, pois ae vc teria mais problemas com essa coneccao geral q vc fez);
    - Terceiro: Vc tem alguma fonte com fuga de tensão entre fase e neutro, o que com a coneccao com o terra mascararia o problema;
    - Quarto: Variação e retorno de rede eletrica pelo neutro vindo da operadora eletrica.

    Enfim, só quis demonstrar essas questões, nao pra dizer que sua estrutua esta errada... Se funciona pra vc, ótimo. Mas e como disse, teoria e uma coisa que as vezes nao se aplica na pratica, se bem que muitas vezes por problemas causados por nos mesmos, pois se tudo estivesse como manda a cartilha, a teoria se encaixa certinho.

    Amplexos...

    (Falei de mais de novo!!!)






Tópicos Similares

  1. Guia de aterramento prático
    Por Magal no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 03-12-2008, 09:32
  2. Mais sobre aterramento elétrico (iniciantes)
    Por Magal no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 01-12-2008, 23:57
  3. A importância do aterramento
    Por Magal no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 15-10-2008, 13:59
  4. Aterramento em clientes
    Por redewpf no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 12-08-2008, 12:30
  5. Aterramento
    Por niltonpess no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 5
    Último Post: 28-11-2007, 11:16

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L