Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Saudações a todos!
    Bom, trabalho em uma faculdade de pequeno porte (2.000 mil alunos). Usava o Ubuntu server com squid como meu servidor de internet, depois passei para o BFW, com a mesma funcionalidade.
    Um amigo, que tem um provedor, apresentou-me o Mikrotik, achei muito bom, mas foia aí que surgiram as dúvidas!
    Compramos um RouterBoard 450G. A intenção é utilizar como servidor de internet e cache de páginas, mas de todos os post que li sempre tenho que utilizar junto o Thunder ou o Thunder com squid ou Thunder, squid mais FreBSD e por aí vai!!

Afinal, o que utilizar aqui na faculdade para meus propósitos??

Obrigado a todos que puderem contribuir!

Eymar

2. Emho o bfw tá bom aí; outra opção seria instalar o lusca e o thunder num centos ou freebsd 64bit com 4-8gb de memória e ao menos 2 hds.

3. amigo quantos pcs vc tem ai na faculdade, dependendo a rb450g, mais um servidor thunder cache, com 4gb de ram 1 hd de 80 e 1 de 1tb resolveria por completo, e o processador pode ser um quad core.

4. Amigo na realidade a RB 450G será o equipamento que controla a banda dos alunos que fará a NAT mascarada, que realizará o controle de acesso a determinados sites ou não e o login do aluno via hotspot, vc terá de configurar uma das 5 portas disponíveis para se comunicar com um segundo servidor em paralelo que tenha "capacidade de hardware" para rodar o squid e o thundercache caso vc queira... Eu recomendo vc comprar uma licença do sistema MK-AUTH para instalar nesse servidor que vai rodar em paralelo, esse sistema custa 50 reais e conta com ambiente gráfico para controlar e configurar o mikrotik o que é muito interessante caso algum funcionário do campus faça cadastro de alunos para acessar internet... é isso qq dúvida a mais estamos ai...

5. Aqui utilizo o thunder e mikrotik virtualizados em uma máquina e funciona muito bem.
    No seu caso específico aconselho o uso do Zentyal para facilitar o seu trabalho, ele tem várias ferramentas indispensáveis, inclusive cache full estático!
    vale a pena conferir!

Tópicos Similares

1. como usar api do mikrotik no delphi
    Por notgle no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 12-11-2009, 23:31
  2. Como usar 2 servidores Mikrotik na mesma rede?
    Por denyslemes no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 14-07-2009, 08:35
  3. Usar um proxy mikrotik com uma RouterBoard
    Por bobboyms no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 01-03-2009, 02:11
  4. usar VPN com Mikrotik X Win2003
    Por chacha0022 no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 18-08-2008, 15:49
  5. Respostas: 2