Página 1 de 7 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal estou utilizando energia solar em uma torre e estou tendo dificuldade em encontrar o painel e bateria exato para segurar toda a carga das routerboard. Pois bem, vou relacionar abaixo o que tenho, se alguem entender sobre por favor de ajude.

2 Rb433ah
    1 Xr5
    3 R52h
    1 Ventilador de gabinete

Painel Kc65 Kyocera
    Bateria 60a Moura
    Controlador de Carga SHS-10 ( Capacidade de até 170 w ou 10 A )

Bom o problema é que a bateria só segura durante 8 dias todo o sistema e durante a madrugada desliga tudo e por volta das 8:30 liga automaticamente .
    Gostaria de saber como calculo a carga de consumo dos equipamentos para saber qual o painel exato para usar ou se para corrigir o problema tenho que colocar uma bateria maior.
    Agradeço.
    Última edição por Nemer; 13-03-2011 às 18:46.

2. essa bateria de 60a é automotiva?
    o correto seria você colocar duas estacionarias de 105Ah.
    e pra ter certeza que o sistema não vai faltar amperagem colocaria outro painel, pode ser o de 65w ou o de 135w que tá custando R$1200,00 na solar brasil.

ah aqui tenho um de 125w com 1 nano e 1rb 433 c/ 3 r52h com 2 bateria de 90ah e 2 de 7ah. (tipo aquela de moto).

9meses de uptime, só cai quando rebooto ela.

3. Amigo podemos te ajudar a dimensionar seu sistema, precisamos analisar o consumo diário mais a região que você esta para a quantidade de horas de isolação dia .
    Passa sua cidade vou analisar já vou calcular o seu consumo mais tarde te passo devido a correria de segunda feira .
    Mas não se preocupe temos vários pops e repetidores com painel.
    Se tiver urgência neste projeto envie uma MP.

4. Amigo!!!
    Tenho alguma experiência no assunto, pra não errar, sempre coloco 1 painel de 85w e 1 bateria de caminhão de 150ah e controlador de 10a pra cada RB completa.

Não tem erro!!!

5. Cada RB433AH uns 18W de media (25W no pico, 15W de madrugada), cada cartão uns 4W de media, o cooler uns 2W já que você não falou nada demais do fan, imagino que seja de 80mm 2500RPM. Somado e multiplicado por 24 horas dá no maximo uns 1200W (Ou quase 1300 se a conta for precisa, mas o horairo de pico é sempre pequeno). Em 12V isso são 100A. Mas se está durando 8 dias é porque seu trafego é muito menor, e os cartões e RB ficam em idle grande par do tempo, situação em que esses numeros podem ser reduzidos a 1/3, ou seja, 33A de consumo por dia.

Um painel de 65W junta por dia, quando nada mais é usado do painel, cerca de 20A em bateria. E 20A são 240W. Mas como as placas são alimentadas enquanto a bateria é carregada, a bateria carrega esses 240W, mas não é descarregada durante o dia. O painel que daria conta de juntar cerca de 33A por dia em bateria é o de 100W. A bateria de 60Ah não é problema, visto que por esse consumo aguenta 2 dias sem sol nenhum, noite total, porque mesmo em dias nublados há a captação de energia, no caso do painel de 100W seria colocado na bateria em dias nublados no mínimo uns 15A, suficientes pra noite.

Veja que sem saber o consumo em idle e em full, assim como o tempo de full do sistema, é impossível estimar com precisão o painel e baterias a usar. Um multimetro de R$ 14,90 já tem medidor de corrente, o "amperimetro DC", ele pode ser ligado entre a bateria e os aparelhos para você ver que corrente (Em amperes, mas que não se chama "amperagem") é consumida em determinados horarios.

Os paineis informar a capacidade de armazenamento em bateria de cada um, é um valor medio porque depende do sol. Aquele valor varia muito quando se usa alguma corrente em paralelo com a carga, que é o seu caso, na verdade você está usando uma capacidade maior do painel (Porque a bateria conforme a tensão aumenta diminui a corrente circulante, um painel de 100W em alguns casos as 3 da tarde, quando tem sol a pino, pode estar mandando só 15 ou 20W pra bateria devido a estar já estar quase cheia, é um desperdício...

Tópicos Similares

1. Painel Solar, como calcular demanda.
    Por kleberbrasil no fórum Redes
    Respostas: 15
    Último Post: 16-11-2015, 18:48
  2. Ubiquiti Rocket M5 + Painel solar
    Por cbjulio no fórum Redes
    Respostas: 21
    Último Post: 18-01-2012, 11:35
  3. Painel Solar - Inovação Tecnologica
    Por kleberbrasil no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 17