Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Ola Pessoal,

Meu primeiro mensagem aqui no forum, me chamo Dacha, sou colono (agricultor) na fronteira do brasil com o paraguay.

A internet é algo muito novo pra mim e o wifi so tem algumas semanas que conheco, mas estou gostando bastante.

Apesar de ser "matuto" tenho relativa facilidade com tudo, porque usamos aqui muito colheitadeiras e elas agora são todas ajustadas pelo computador e gps.

Quero internet aqui na fazenda, mas nao pega nem telefone, somente celular e com antena externa conectada no aparelho.

Não sei como vai ser, mas de qualquer forma, e brigando pra ver o site do tempo e daquelas meninas sem tanta roupa (que a dona isaura nao nos escute), eu e meu filho decidimos arriscar.
    Fomos hoje na loja e nos venderam Bullet HP M5 e uma antena gradeada de 27. Chegamos, abrimos tudo e testamos e parece muito bom.

Tenho algumas duvidas e agradeco se puderem esclarecer:

1) Existe a possibilidade (mesmo fechado com senha) quem alguem use a minha conexão ?

2) Preciso derrubar eucaliptos pra poder ter conexão ao outro equipamento que vai ficar na BR onde tem telefone ?

3) O que a BRT vende como internet, vai poder ser usada atraves desses equipamentos que comprei ?

4) meu filho ajustou pra estacao e estacao que distribui os equipamento, é essa forma correta de ajustar ?

Eu peco desculpas pela minha ignorancia e agradeco a paciencia de voces.

Dacha
    PY-BR

2. ola,
    1) dificilmente alguem vai usar seu sinal desde que fechado com senha wpa.
    2) sim, o sinal 5,8ghz dos equipamentos que vc comprou e muito sensivel e tera q ter visada entre os 2 pontos para funcionar.
    3)sim, todo e qualquer sinal de dados pode ser transferido por este equipamento, ate mesmo uma linha fixa de telefone (isso com equipamentos especificos em cada ponta para transformar dua linha de telefone em dados).
    4) nao entendi, mas mesmo assim vamos la, a primeira antena la no ponto de saida do link devera ficar em acess point wds, a segunda antena que ficara na sua casa devera ser configurada como client wds, eh meio complicado, o certo seria vc procurar um amigo dono de provedor ou com experiencia para pelo menos fazer esta configuraçao, mas didgo que nao eh dificil, com um pouco de tempo perdido lendo aki mesmo no forum e dedicaçao vc consegue.

se presisa tomo ai, abraços

3. Caro Dacha, o principal vc não falou, que é a distância entre o ponto que tem a internet e a antena na sua fazenda. E se os eucaliptos são muito fechados formando uma parede ou apenas alguns espaçados. Isso é importante saber pois talvez esse equipamento não seja o mais indicado na sua situação. Como você aí não vai ter interferência de outros rádios, talvez fosse melhor usar 2.4Ghz pois não requer uma visada tão limpa quanto a frequência de 5.8Ghz.
    A configuração correta é ponto de acesso+wds no radio que vai enviar o sinal, e estação+wds no rádio da fazenda.
    Com certeza vc vai ter outras dúvidas, fique à vontade para perguntar.

4. Como vc irá pegar o link remotamente, o ideal é construir uma torre metálica nas proximidades de onde vai pegar o link e caso nao possua energia, monte uma estrutura para funcionar através de energia solar o que já não é mais tão caro e complicado. Monte numa altura que ultrapasse os eucaliptos ou seja vai ser uma torre bem alta! Quanto ao link como não sabemos o que vai usar o mais correto é configurar os equipamentos em bridge, um como apwds e outro cliente wds, não esqueça de colocar IP diferentes, um para cada unidade...

5. Caro Katraca e Everton,

Obrigado pela paciencia e respostas.

Tenho 2 possibilidades de internet. Uma a 1,5km (eu consigo ver sem binoculo) é a fazenda que faz fronteira com a minha, mas la chega telefone, então meu filho disse q pode pedir um veloz.

A outra é apontando pra BR, onde apesar de ser mais alto, vou ter q enchergar algumas eucaliptos. eles são espacados, mas fazem uma barreira.

Por questòes envolvendo o IBAMA, eu não posso corta-los totalmente, pensei serra-los na metade ou deixar 70% deles. não sei como é o sinal (se eh reto, ou em ondas) então pensei 2 metros de largura, ou ir cortando a medida da demanda (sinal melhorou e etc).

A torre estaiada, esta fora de cogitação. aqui tem aviação agricola e term uma torre dessas significa problemas na hora da colheita (passagem de cabos pelo caminhos das colheitadeiras).

Nao tenho mais como trocar por 2.4, pois eu ja testei o equipamento e o loja não aceita isso, então vai no 5.8.

O professor me falou que uma vez instalado essa conexão, poderei andar pela terra com computador e ter internet no campo todo.

A minha ignorancia me diz que esses equipamentos que comprei fazem a ponte entre a internet (no ponto a) e a minha fazenda no ponto b e depois disso, eu tenho que colocar mais equipamentos para poder pega-los em qualquer area da terra.

Uma pergunta (se é estupida me desculpem), vi na revista da cooperativa que os leitores de rastreamento do gado tem disponibilidade IP. Imagino que isso queira dizer que os dados podem ser lidos atraves dos equipamentos.

O ideal seria eu chamar um profissional para fazer tudo isso, mas eu estou evitando porque as reclamacoes na região dos que aqui fazem esse trabalho são muitas e nao queria perder meu tempo 2 vezes. (acompanhando estes e depois ter que fazer novamente).

Quem trabalha com coisa viva, nao pode ficar a disposição, voce sabem.

Obrigado novamente pela pronta resposta. Se voces puderem detalhar o que eu preciso pra energia solar alem dos paineis, vou aqui do lado e compro. Ja tenho gerador, imagino que possa pedir ao tecnico de eletrica fazer essa parte.

obrigado,

Dacha
    PY-BR

Tópicos Similares

1. Respostas: 14
    Último Post: 19-01-2013, 16:57
  2. Respostas: 113
    Último Post: 25-04-2012, 10:39
  3. Respostas: 4
    Último Post: 30-10-2011, 17:42
  4. Bullet M5 HP, parou de funcionar do nada.
    Por cordeirog3 no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 06-03-2011, 23:45
  5. Respostas: 8
    Último Post: 20-02-2011, 22:53

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L