+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montando um Servidor Voip

    Olá galera,

    Sou novo no fórum e queria muito a ajuda de vocês para montar um servidor voip aqui na empresa onde trabalho. Não sou um expert em linux, mas com estudo tenho conseguido algumas coisas. Já pesquisei algumas coisas sobre como criar servidor voip. Achei algo na net com o nome DiscOs 2.0, que é uma distribuição que já vem com o Asterisk. Instalei o discOs em uma máquina, funcionou tudo normal, mas fiquei sem saber o que fazer depois disso. o que eu quero fazer é o seguinte: Existem dois prédios separados geograficamente, mas interligados fisicamente através de uma fibra ótica. O problema é que no prédio que eu estou se encontra a central de processamento de dados (CPD) e aqui temos a central de telefonia da embratel (pabx - acredito que seja isso o equipamento) funcionando como telefone convencioal, com os ramais e etc. O outro prédio não tem acesso a nossa central de telefonia, sendo que eles usam outros telefones e não tem ramais. O que eu queria fazer é criar o servidor de VOIP e fazer a comunicação entre os dois prédios, construindo ramais para ambos e ainda manter os telefones da embratel no prédio onde estou. Na verdade queria baratear as ligações entre os dois prédios usando voip.

    Se alguém puder me ajudar ficaria muito grato, espero que eu tenha me expressado bem com as palavras de forma a entender o meu problema.


    Abraços

  2. #2

    Padrão Re: Montando um Servidor Voip

    Citação Postado originalmente por Juniorducarmo Ver Post
    Olá galera,

    Sou novo no fórum e queria muito a ajuda de vocês para montar um servidor voip aqui na empresa onde trabalho. Não sou um expert em linux, mas com estudo tenho conseguido algumas coisas. Já pesquisei algumas coisas sobre como criar servidor voip. Achei algo na net com o nome DiscOs 2.0, que é uma distribuição que já vem com o Asterisk. Instalei o discOs em uma máquina, funcionou tudo normal, mas fiquei sem saber o que fazer depois disso. o que eu quero fazer é o seguinte: Existem dois prédios separados geograficamente, mas interligados fisicamente através de uma fibra ótica. O problema é que no prédio que eu estou se encontra a central de processamento de dados (CPD) e aqui temos a central de telefonia da embratel (pabx - acredito que seja isso o equipamento) funcionando como telefone convencioal, com os ramais e etc. O outro prédio não tem acesso a nossa central de telefonia, sendo que eles usam outros telefones e não tem ramais. O que eu queria fazer é criar o servidor de VOIP e fazer a comunicação entre os dois prédios, construindo ramais para ambos e ainda manter os telefones da embratel no prédio onde estou. Na verdade queria baratear as ligações entre os dois prédios usando voip.

    Se alguém puder me ajudar ficaria muito grato, espero que eu tenha me expressado bem com as palavras de forma a entender o meu problema.


    Abraços

    Bom dia Junior, se vc preferir, nós montamos este projeto pra vc, trabalhamos com provedor VOIP, e temos o que vc precisa, precisamos analisar e montar um projeto ideial pra vc blz, entra em contato!


    Obrigado

  3. #3

    Padrão Re: Montando um Servidor Voip

    Citação Postado originalmente por saber Ver Post
    voce fala em provedor voip, corrigindo pode se dizer montanto um pabx ip, pois é colega não tão simples assim voce tem a opção de usar o asterisk ou o Meucci veja esse site ja é um caminho andado DigiVoice Eletronica Telefonia IP PBX IP VoIP GSM Placa de Voz Asterisk Redução Custo Ligações FXO FXS E1
    Amigo eu gostaria de usar o Asterisk, preciso comprar alguma placa para conectar ao servidor?

  4. #4

    Padrão Re: Montando um Servidor Voip

    Galera obrigado pelas respostas, mas respondendo a algumas dúvidas. Na verdade quando eu digo que os dois prédios estão interligados físicamente através de fibra ótica, digo que estamos em uma rede local, pois aqui em Manaus nós temos a REPAM (Rede Estadual de Ensino e Pesquisa do Amazonas), que agrega várias instituições fazendo que essas mesmas instituições formem um anel e fiquem interligadas uma a outra como se fosse uma grande rede local. Não sei se me referi certo ou errado em dizer servidor ou provedor, mas o que eu realmente quero é ser instruídos por vocês profissionais para que eu mesmo possa desenvolver esse projeto. Agradeço toda a forma de ajuda, o que eu quero é estudar sobre isso e assim chegar ao resultado satisfatório com a ajuda de vocês. Só queria que me instruíssem nas ferramentas que devo usar, que equipamentos tenho que ter e etc.


    Obrigado pela atenção galera.

    =D
    Última edição por Juniorducarmo; 23-03-2011 às 11:18.

  5. #5

    Padrão Re: Montando um Servidor Voip

    Citação Postado originalmente por saber Ver Post
    Para voce usar intenamente voce não precisa comprar placa mas sim os Telefone IP ou atas
    Obrigado amigão.

  6. #6

    Padrão Re: Montando um Servidor Voip

    Você não precisa compra placa nenhuma, para que os dois prédios falem entre si como ramais LOCAIS LAN, um servidor Asterisk será o servidor principal eo outro terá clientes Fazendo VPN ou servidor principal, existe vários projetos no google ensinando passo a passo fazer isso, eu se fosse você utilizaria o ELASTIX que é mais completo.

    O Asterisk 1 será o servidor principal com canais de Saida FXS/FXO, o asterisk também possibita você utilizar troncos analógicos DIGIVOICE por exemplo.

    No asterisk 2 prédio 2 você configura o arquivo EXTENSIONS.CONF apontando para o IP do ASTERISK 1

    Elastix – Como montar uma central telefónica digital



    http://pplware.sapo.pt/networking/el...onica-digital/

    Site oficial do Elastix

    http://www.elastix.org/

    Comunidade do Elastix no Brasil

    http://www.elastixbrasil.com.br/
    Última edição por gustavofranco; 04-05-2011 às 13:28.

  7. #7

    Padrão Re: Montando um Servidor Voip

    Gustavo você não tem noção do quanto me ajudou com essa dica. muito obrigado do fundo do coração. Já estou baixando o Elastix. valeu =D

  8. #8

    Padrão Re: Montando um Servidor Voip

    se alguém trabalha com montagem de servidor Voip favor me enviar um orçamento. [email protected]