+ Responder ao Tópico

1. olá a todos do forum....vou contar uma experiencia e uma ideia...aposto que nao sou o unico com essa experiencia e talvez ideia....

certa fez fui fazer apontamento de uma antena via satelite para um provedor de net...aqui nao existe adsl ou fibra, nada de nada...só via satelite...

abri o moden analisei...olhei...olhei...ate ai blz...liguei ele...acessei ele via telnet......ae pensei...

"isso é um pc!"

e acredito que seja linux, ae tive a ideia sera que da certo de montar um moden com um pc mesmo...utilizar placas que a ragio utiliza para fazer o ppoe via satelite...resumindo um moden feito com pc comun...sacaram a ideia...

outra duvida que sistema que trabalha dentro...firmware, etc...

desde de ja agradeço a todos...pela força

obrigado...

2. Tem coisa mais simples, tem placa pci pra internet via satelite (Ragio só recebe, não classifico ela como "internet via satelite" já que é mono-direcional), é só instalar o driver em windows ou linux, configurar os dados do usuário, e pronto.

Tem roteadores e mais roteadores pra essa função, e o firmware de 99% deles, assim como roteadores wifi, modens adsl e etc, é baseado em linux.

Se tiver driver das pci pro mikrotik você pode até colocar um PC-AP no alto da torre recebendo sinal via satélite e distribuindo via setoriais. Ou mesmo usar o sistema operacional que quiser e já fazer todo tipo de roteamento e serviços nesse PC, tipo servidor de email, ftp, cache, dns, servidor de arquivos, até mesmo balanceamento com outros links.

Como o consumo elétrico de um desktop não é pequeno, a maioria prefere os roteadores. Alias, talvez seja porque se fuçar demais no Windows, pegar vírus demais e etc, não precisa reconfigurar tudo no roteador... se fosse pci teria que reconfigurar a cada 'formatada'.
    Bom, nem sei se as operadores brasileiras via satelite oferem placas PCI como opção aos roteadores, mas que elas existem isso existem. Não se espante com o preço, as baratas são as mono-direcionais, tipo que a Ragio usa, porque elas tem mais saída já que também são usadas pra TV digital, na verdade a que lembro de ter visto custava o mesmo valor que a Starone cobra pelo roteador.
    (Alias... meu primeiro modem adsl foi PCI... coisa interessante que não se acha mais. Mesmo problema da configuração e gasto de energia citado acima)

Quanto a modificar router 802.11abgn pra operar com satelite, nem pensar, protocolos e bandas 200% diferentes.

Lembra, Ragio é só uma via, pra ser "internet via satelite" precisa enviar sinal pro satelite, isso as placas baratas não fazem. Comunicação duplex com satelite a 350 Km de distancia, passando por uma zona complicada com frio, calor, nuvens, reflexos da camada de ozonio, não é pra qualquer aparelho! TV recebendo o sinal de broadcasting que um satelite manda é uma coisa até simples, mas ter comunicação duplexada nesse trajeto é coisa diferente e bem mais complicada.

===========================
    Edit:
    O grande tchã da comunicação duplexada via satelite é um ack time gigante, acho que coisa tipo 400mS. O roteador precisa ser um pouco parudo pra tapear o navegador pra este não ficar re-perguntando pelos pacotes solicitados ou dando time-out toda hora (Antigamente tinha um plugin pra instalar no sistema operacional pra evitar isso, hoje os roteadores dão algum jeito).
    Última edição por rubem; 30-03-2011 às 03:27.

3. Se tiver driver das pci pro mikrotik você pode até colocar um PC-AP no alto da torre recebendo sinal via satélite
    ????????????????????????

eu só estou afim de montar um modem via satelite...tipo da hugs

Tópicos Similares

1. alguem conheçe essa empresa de net via satelite...
    Por grande999 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 11
    Último Post: 18-04-2015, 12:46
  2. Respostas: 2
    Último Post: 17-03-2007, 18:28
  3. Freqüência de 4.9 GHz, alguém sabe?
    Por balisteri no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 14-03-2007, 07:13
  4. Reconstrução de página (SERÁ QUE ALGUÉM SABE?)
    Por Hawthorn no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 29-01-2006, 11:07
  5. Reconstrução de página (SERÁ QUE ALGUÉM SABE?)
    Por Hawthorn no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 29-01-2006, 11:05

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L