+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question PTP 18 KM - DESCARGAS ELETRICAS E FONTE QUEIMADAS

    Ola amigos!

    Não sei mais o que fazer, tenho um ptp de 18 km,
    com duas Rbs 433 ah e xr9 . Mas com o relevo é muito ruim, lá na zona rural a Rb 433 ah com xr9 fica distante a 800 mts do sitio. Coloquei uma pequena torre um cima de um morro e até lá levei energia elétrica com cabos de 1,6 mm com 110 volts. E transmito de volta do morro para o sitio com nanos m5. Mas já queimou 3 fontes de 24v chaveadas da RB 433 e uma fonte do nano m5 num período de 10 meses. Fiz aterramento lá no morro com uma haste de cobre ligando na fonte com a tomada 3 pinos, mesmos asim assim queimos essas 04 fontes. Toda vez que chove forte fico preocupado. Estava pensando em mudar o jeito de fornecer a energia a RB e a nano m5. Situações: 1- Colocar uma caixa junto a torre e levar o nobreak junto com os rádios, e antes do nobreak colocar um estabilizador ou protetor elétrico.
    2- Ou colocar uma bateria 12v 60ah e um carregador flutuador e ligar a RB e o Nano direto na bateria em 12V, e antes do flutuador colocar um estabilizador ou protetor elétrico.
    3- Ou apenas colocar um estabilizador ou protetor elétrico.
    Preciso de opiniões e sugestões de como posso revolver este problema para não ficar trocando fonte toda tempestade!
    Preciso de saber a marca e modelos de equipamentos de proteção que são usados pelos colegas e estão agüentando o tranco!

  2. #2
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    1.000
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PTP 18 KM - DESCARGAS ELETRICAS E FONTE QUEIMADAS

    coloque um kit de energia solar para seus equipamentos ....



  3. #3

    Padrão Re: PTP 18 KM - DESCARGAS ELETRICAS E FONTE QUEIMADAS

    Caro colega... Realmente descargas elétricas são um problema recorrente e muito difícil de resolver. A primeira coisa que podemos concluir com seu relato, e que os raios não atingiram diretamente os seus equipamentos ou na sua torre.. Se fosse esse o caso, não seriam só as fontes queimadas... O seu problema deve ser ou sobre tensão causada por realimentação no cabo q leva a energia ate os equipamentos causada por indução de uma descarga elétrica próxima ou nas próprias fontes. Isso nos deixa algumas possibilidades. A primeira delas é o posicionamento entre neutro-fase-terra na tomada, impedindo assim, a descarga para a massa do excesso de energia. Como vc não postou as condições da sua infra, estou tentando cobrir o mais obvio. Verifique a pinagem da tomada, a saber: com o pino terra da tomada para baixo, a posição correta dos outros são, a esquerda o neutro e a direita a fase.
    Outro detalhe a verificar e o aterramento. Normalmente uma única haste e pouco. Verifique esse detalhe, principalmente se o local e critico como vc esta dizend. Eu mesmo já dei pequenos "tutoriais" de como fazer um aterramento domestico em outros tópicos.
    Em tempo, uma coisa ja batida, mas que pode evitar mais um problema. Você esta usando cabo Blindado (FTP) e conectores também blindados entre os equipamentos e as fontes POE?
    Com a quantidade de queimas que vc esta tendo, isso pode ser crucial para evitar que você perda também portas lan dos seus equipamentos. Duvidas, por favor, poste novamente.

    Amplexos
    Com a quanti
    Última edição por rfmedeiros; 24-04-2011 às 09:17.

  4. #4

    Padrão Re: PTP 18 KM - DESCARGAS ELETRICAS E FONTE QUEIMADAS

    Caro colega,Creio que se voce fizer um aterramento em malha, e instalado um nobreak stay2000 da microsol resovera seu problema.e nao tem necessidade de voce instalar um estabilizador pois os nobreaks ja sao estabilizados.



  5. #5

    Padrão Re: PTP 18 KM - DESCARGAS ELETRICAS E FONTE QUEIMADAS

    Ora, se queimou apenas a fonte em todas as ocorrências, verifique a instalação que você fez; use um protetor de linha nas fontes e se possível observe a estabilidade da tensão de rede com um multímetro analógico.

  6. #6

    Padrão Re: PTP 18 KM - DESCARGAS ELETRICAS E FONTE QUEIMADAS

    Amigo, para o nano 5, use uma bateria com controlador de carga e ligue o mesmo direto na bateria, pesquise qual os fios do cabo de rede que são para alimentar o mesmo. Voce não terá mais problemas com queima de fonte.



  7. #7

    Padrão Re: PTP 18 KM - DESCARGAS ELETRICAS E FONTE QUEIMADAS

    amigo a torre fica mais alta q o poste q leva energia ?

    coloca um para-raio para garantir...contra descargas eletricas ...

    e se possivel leve 220v para o local e depois use os nobreak para estabilizar ... deixei tudo aterrado ...

    veja se tem muita ocilação ...

    caso haja ... acredito melhor vc migrar para o sistema solar com paineis solares...
    vão alimentar muito bem seus ekipamentos e não custão mto caro ...

    abraços

  8. #8

    Padrão Re: PTP 18 KM - DESCARGAS ELETRICAS E FONTE QUEIMADAS

    Amigo desmonta toda parte elétrica entra no MercadoLivre e compra um Kit solar e uma bateria de caminhonete com manutenção e pronto! Volte a cada 6 meses apenas para conferir o nível da solução na bateria, garanto que vale o investimento!



  9. #9

    Padrão Re: PTP 18 KM - DESCARGAS ELETRICAS E FONTE QUEIMADAS

    Cara coloca uma bateria e um carregador de bateria e liga a rb e o nano em 12v.
    sendo que a rb o fio positivo é a parte de dentro
    blz