Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Pessoal, tava olhando os lançamentos da MK (Routerboard) e me deparei com essa RB435, Hardware bom, 680 Mhz com 256 RAM ...... agora..... 5 Slots Mini PCI é pra matar, pra min tá mais pra usina geradora de interferencia, imagina quando colocar 5 cartão, deve ser bom pta tratamento de cancer....Radioterapia ... agora imagina a fonte que precisa pra tocar esse trem.... ta loco meu.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         216_l.jpg
Visualizações:	138
Tamanho: 	43,6 KB
ID:      	22372Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         217_l.jpg
Visualizações:	166
Tamanho: 	38,2 KB
ID:      	22371
    Abraços

  2. Se cada cartão consome no máximo 5W (4,7 se não me engano), seriam 25W pra eles, além de uns 25W pra RB, isso é um consumo tão alto? 50W de pico, mas duvido que a media passe dos 35W na gigante maioria dos provedores (maximo de 10 usuario simultaneos por cartão).

    Quanto a interferencia, veja que tem quem use RB800 com daughterboard tipo a RB604, isso dá um total de 8 cartões, e tem gente que é feliz com isso. Se essa alternativa fosse um poço de interferencia criando baixo poder de processamento, creio que os engenheiros não seriam tão burros pra assinar em baixo. Quem reclama desses produtos normalmente não tem formação na area ou know-how pra detalhar os problemas, tipo ripple de fonte, blindagem de pigtail, tipo de antena, tipo de caixa hermética...

    A carcaça plastica dos NS ou Bullet do ponto de vista da interferencia pode ser considerada nula, se colocar varios deles (Digamos 5, pra ficar igual a RB citada) terá OBRIGATORIAMENTE perda de desempenho por interferencia? Provavelmente só terá mais ruído escaneado, e num ptp o troughput caia uns 2 ou 3%, mas de maneira geral, assim como nas RB's com varios cartões decentes (Nada de EMP8602), pigtails com boa cobertura, antenas com pouca emissão nas costas e baixo ruído, etc.

    (Sobre potencia de fonte canso de falar aqui no forum que é coisa de burro ficar colocando fonte de potencia alta sem saber ripple dela, o costume de colocar fonte de 200W de alto ripple (800mV, digamos) em RB que gasta mal e mal 20W... mas o povo parece que não lê, preferem usar fonte de notebook...)



  3. Caro Rubem....

    Este assunto de cartoes juntos e consumo ja foi dicutido em outro Tópico....

    https://under-linux.org/f105/precos-...mpleta-147409/

    Dá uma lida e Aprende com quem tem formação na area ou know-how pra detalhar os problemas...

    Abraços.

  4. Nesse tópico não fala "nada" sobre consumo dos cartões (Corrente em tx e rx ou a media em uso, rendimento do VRM das RB's, passagem de ripple pelo VRM ou não, instabilidade nos cartões devido a ripple na fonte, etc).

    No forum da MK o parecer unanime mesmo dos engenheiros da MK é que há sim interferência, mas ela é muito pequena comparado com a interferencia que pode ser causado pelas antenas proximas ou cabos impróprios, e segundo alguns ela só ocorre operando em faixa de frequencia muito proxima entre os cartões, com frequencias com boa separação é quase imperceptível (Exceto o ruído escaneado). Num mundo hipotéticamente perfeito uma RB411 em cada caixa hermética com blindagem seria o ideal, mas boa parte das torres tem poucos usuarios significando que perder 3 ou 4% do rendimento possível do cartão não é problema. Eu particularmente me preocupava mais com a distancia da antena pra etapa de rf (Cartão ou cpe) mas também tenho visto pouquissimas perdas, ví que isso só era preocupação em cpe's caseiras, material da mk ou ubiquiti não sofre com isso. Mesma coisa acho que ocorre com multiplos cartões, pigtail de R$ 9,90 não acredito que tenha blindagem suficiente pra evitar que os cartões próximos (Não apenas na mesma RB) baixem o CCQ. Em RB com multiplos cartões pelo que sempre vejo é só caprichar no material (O aterramento citado no post que você linkou acho basico, mas sempre é ignorado porque quem usa multiplos cartões), há perda no CCQ mas nada preocupante. Se usar a faixa dos 5 GHz em canais mais distantes não lembro de ver perda de rendimento, em 2.4GHz toda hora.



  5. Desculpe amigo Rubem, mas parece que nao leu direito.....

    Quanto a Consumo...

    Palavras do Amigo Erick Filzek


    1) Nenhuma RB consegue mandar a energia suficiente para mais que 2 cartoes da linha XR (entenda bem, nenhuma é questão de física e elétrica, simples, cada cartão tem pico de 10watts, então, a Rb só manda 18watts maximo, qual a magica?

    2) Os cartões da linha XR e SR tem 10dbm em offset, isso quer dizer o valor que você setar na routerboard ou qualquer linux ele terá esse valor adicional, assim, ao setar 16dBm na routerboard/linux você terá uma saída de 26dBm, ou seja, você queria 40mw e esta usando 10x mais que isso 400mW, hehehe... tome cuidado com o que você deseja e o que você esta tendo.

    3) ao não ter a potência toda, seus cartões estão trabalhando no quasi-funcional, assim, deve estar limitando a potência.

    4) A linha XR ainda é o melhor sinal, mais limpo, e mais poderoso do mercado, lembre-se que potencia não é qualidade, mas, você esta usando canhão com bala de canhão, 400mW é potencia pra kc......t... na linha XR.


    5) TEM QUE TER ATERRAMENTO 100% FUNCIONAL ( ou seja o diferencial entre a fase e o terra tem que ser o mesmo entre fase e o aterramento, faça assim, pegue o 110V positivo, pegue um multimetro e faça a medição com uma ponta preta negativa no aterramento e outra no positivo tem que dar o mesmo que por a ponta preta no neutro da energia ) e uso esse aterramento exclusivo para a routerboard, não seja otário de aterrar na torre, porque a torre tem eletro-estática suficiente para torrar os cartões nas chuvas de clima seco, isso é o que tem mais ocorrido com pessoas que estão aterradas nas torres.

    Quanto a Cartões Amontoados ...

    Porque as RBs não tem circuito de absorção de estática do RF, hehe, o sinal vai ser propagado internamente na caixa ficando em ressonancia, o que chamamos de Estacionária.

    Basta você separar em duas caixas e verá uma diferença de pelo menos 30% de ganho final.


    Claro que podem usar RB com 2, 3 e agora até 5 cartoes, pensando em 4 setores e 1 ptp, assim, com a RB435AH, então, tudo funciona, porém, nem sempre funciona 100% por isso, é melhor no caso, separar o custo é quase o mesmo, então justifica isso.

    Se for usar cartõezinhos baratinhos como 8602/r52h/r52n menos que 120 reais, então, pode colocar tudo junto, porque ja vai estar de baum tamanho...


    Quanto ao ganho...

    Vc disse tb que:" boa parte das torres tem poucos usuarios significando que perder 3 ou 4% do rendimento possível do cartão não é problema" aqui discordo novamente ,PRIMEIRO - a perda pode chegar a 30%, SEGUNDO tenho em torno de 900 clientes e TODOS os POPS estão lotados,

    ------------------------------------------

    Bom tai.... e se quiser dar uma olhadar no video abaixo, tem otimo material do Amigo Luciano da Computech falando no MUM justamente sobre isso.

    Última edição por jodrix; 08-05-2011 às 09:41.






Tópicos Similares

  1. Gerador de PDFs
    Por aprendiz_ce no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 14
    Último Post: 12-12-2005, 08:48
  2. sarg - gerador de relatório de acesso do squid
    Por quecosuix no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 15-03-2005, 09:44
  3. sarg - gerador de relatório de acesso do squid
    Por quecosuix no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 14-03-2005, 14:41
  4. Gerador de Ordem de Serviço Web
    Por d1avlo no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 2
    Último Post: 28-08-2004, 06:01
  5. Gerador de Gráficos
    Por aleckmorpheus no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 14-02-2004, 00:35

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L