+ Responder ao Tópico

1. Pessoal, estou tendo uma dúvida, estou trabalhando na re-estruturação de uma rede, chega-se 2 links em um provedor de internet, e dado todo o CORE da Rede composto por Servidores de email, firewall, serv. de arquivos e etc..

Tenho 3 ramificações deste CORE que são as redes que irão atender aos clientes.

Mas cada rede desta, [1], [2], [3], tem várias subredes, digamos que uma espinha dorsal ramificada,
    de acordo com o conceito de OSPF, todas as áreas devem estar conectadas a área0/backbone, mesmo que seja através do virtual link.

Qual o impacto deste virtual link já que não se é recomendável utiliza-lo como solução definitiva.

Pois eu tinha a intenção de dividir em áreas para melhorar a gerência da rede e isolar as redes.Depois devo ir para o BGP pra conectar aos links.

Qual o impacto deste virtual link em uma rede multi-area hierarquizada?
    - segue abaixo a imagem exemplificando a rede, a área0 é todo o core da rede, servidores de dados e firewall e demais itens.. dai as outras áreas são redes, subredes.. redes de cidades vizinhas.. etc.

ImageShack

2. Acompanhando...

3. Boa tarde,

Conversando sobre isso com o administrador da rede de uma grande operadora, ele disse que essa divisão de várias áreas era muito usado "antigamente" quando a CPUs dos roteadores eram limitadas, fazendo com que o processamento subisse muito durante uma convergência. Então fiquei pensando sobre isso.

Hoje como temos roteadores com CPU mais "poderosas" podemos pensar em fazer a rede somente com a área backbone, já que os roteadores irão aguentar o processamento.

Sei que ficamos com o pé atrás, pois o conceito todo é de dividir as áreas conforme a rede for aumentando. Mas acredito que até uns 20 roteadores, não irá ter problema de usar apenas uma área.

Nossa rede tem 30 roteadores e utilizamos apenas 2 áreas além da backbone. Onde existe a possibilidade de 2 caminhos para chegar a um roteador, utilizo sempre a área backbone. Onde a rede tem apenas um caminho, utilizo área stub.

Nunca usei virtual link justamente pelos boatos de que não deve ser usado como solução definitiva, por problemas de convergência.

Abraço

Tópicos Similares

1. Duvida sobre impacto do virtual-link em OSPF
    Por arthurdduarte no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 13-05-2011, 15:51
  2. Duvidas sobre balanceamento de 2 link no mikrotik!
    Por JCnet no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 10-06-2009, 15:01
  3. Duvidas sobre políticas do Squid
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 06-11-2003, 11:22
  4. Dúvidas sobre instalação do conectiva 9.0
    Por Wronieri no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 08-08-2003, 07:52
  5. Dúvidas sobre instalação do mailman