+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão equipamento para rede de cabo necessita de homologação na Anatel?

    Ola pessoal, sei que no wi-fi tudo precisa homologação, porém na rede de internet a cabo mais preciso FTP/UTP, é dificil encontrar switch homologados, eu por enquanto so encontrei da overtech com vlan.

    Eis a dúvida, switch e roteadores usado na rede de cabos FTP/UTP precisa ser homologado?

    fiquei com essa duvida porque no dia me lacraram por causa da licença, o fiscal lacrou tudo que tava na torre menos o switch.

    att
    Edmar

  2. #2

    Padrão Re: equipamento para rede de cabo necessita de homologação na Anatel?

    Os switches e roteadores também devem ser homologados na Anatel. São classificados como equipamentos categoria III e os requisitos técnicos dos mesmos estão descritos em Anexo da Resolução nr.442 (21/07/2006) Títulos II, III e IV e Anexo da Resolução nr.529 (03/06/2009, Títulos IV, VI e VII), que basicamente solicitam testes de emissão eletromagnética.

    Talvez a Anatel não tenha lacrado o seu switch, pois os rádios são os maiores causadores de problemas. Legalmente eles poderiam fazer isso.

    Sucesso!

    Edgar Amorim
    WDC Networks
    www.wdcnet.com.br