+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question RB433 com 2 cartões

    Boa Noite amigos , alguem do forum poderia me ajudar com 1 informação, eu tenho 1 rb433 com 1 cartão engenius 600mw e tenho clientes longe e perto que funcionavam perfeitamente bem , a + ou - 1 mês to tendo problemas com perdas de pacote , ai eu resolvi fazer o seguinte , comprei + 1 cartão hj da xr2 de 600mw vou colocar amanhã , então o cartão xr2 vai trabalhar para clientes de longa distancia e para o cliente que esta perto vou reduzir a potencia drasticamente do cartão engenius , assim melhorando o sinal e ninguem atrapalha ninguem , só que antes de fazer isso , gostaria de saber se é só colocar o cartão e configura-lo ou têm mais alguma configuração para fazer no mikrotik , muito obrigado desde já

  2. #2

    Padrão Re: RB433 com 2 cartões

    Obrigado pela atenção , mais esse material é especifico para configurar o mikrotik em modo basico , não fala de utilizar 2 cartões em 1 rb433

  3. #3

    Padrão Re: RB433 com 2 cartões

    vc quer colocar dois paineis do mesmo lado é isso?
    se for vc tera problemas de interferencia, se for colocar uma omini em cima da outra pior ainda.
    para vc nao ter interferencia em paineis do mesmo lado vc deve monta-los na torre a uma distancia de pelo menos 5 metros de altura para paineis de 14 db, e lembra de colocar o painel de cima, com angulo que não jogue o sinal no painel de baixo, e sem falar na frequencia, e a potencia do cartão superior menor que o cartao do painel inferior.
    sinceramente não faça isso seu serviço ficara pior ainda.
    procure outra solução as vezes o problema esta no equipamento usado ou na montagem

    qual o equipamento usado no cliente mais perto e no mais longe, qual a potencia configurada nos clientes.
    qual o painel e potencia do mesmo, rb na caixa direto na antena ou com cabo rgc 213, conectores bem isolados?.
    como pode ver problema de sinal nos clientes pode ser N coisas, desde potencia da torre, tipo de antena na torre, tipo de equipamento no cliente, zona de fresnel, montagem errada de paineis na torre.
    ex, vc sabia que paineis de 14 dbi devem ficar cerca 1,40 metro de distancia lateral um do outro.
    pense nisso analise sua extrutura.
    ex. mais que uma cartao na mesma banda na RB causa interferencia uns nos outros. se vc tiver 3 cartoes configurados em 19 dbi em uma rb433, eles mesmos causarão ruidos uns nos outros.
    eu uso rb 433 para montar repetidora de baixo custo, coloco nela 1 cartao 5.8 e 1 de 2.4 com omini de 15 dbi homologada, e potencia de 15 db no cartao disso para menos, e a omini coloco direto na caixa hermetica e uso rgc 213 so para ligar ao disco 5,8

  4. #4

    Padrão Re: RB433 com 2 cartões

    Olha, me desculpem a todos, mais seria interessante que antes de querer ensinar sobre distancia de antenas nas instalações em torres, se informes com algum engenheiro bom sobre isso, quando se monta uma torre de transmissao, independente se é de televisao, celular, radio, internet wireless, existe um motivo dos distanciamentos das antenas, eles nao instalam a tao distancia uma da outra pelo simples fato de achar q vai funcionar melhor ou por que fica mais bonito.

    fagtinti, o seu problema é simples, so troca o seu cartao engenius por um cartao da mk homologado, atualmente o r52, que ja vai resolver o seu problema, o seu cartao engenius ta perdendo potencia, ele é de baixa qualidade e so tornou comum isso acontecer, outra, ele nao da 600mw, jogando alto da 63mw.

  5. #5

    Padrão Re: RB433 com 2 cartões

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Boa Noite amigos , alguem do forum poderia me ajudar com 1 informação, eu tenho 1 rb433 com 1 cartão engenius 600mw e tenho clientes longe e perto que funcionavam perfeitamente bem , a + ou - 1 mês to tendo problemas com perdas de pacote , ai eu resolvi fazer o seguinte , comprei + 1 cartão hj da xr2 de 600mw vou colocar amanhã , então o cartão xr2 vai trabalhar para clientes de longa distancia e para o cliente que esta perto vou reduzir a potencia drasticamente do cartão engenius , assim melhorando o sinal e ninguem atrapalha ninguem , só que antes de fazer isso , gostaria de saber se é só colocar o cartão e configura-lo ou têm mais alguma configuração para fazer no mikrotik , muito obrigado desde já
    Amigo é simples coloca o cartão configura e se essa ap estiver em bridge não esquece de adicionar nas posts dela.
    Hoje em dia é complicado conseguir deixar o cliente longe regulando com o perto, isso que você vai fazer pode sim resolver o seu problema e em relação das distancias das antenas tem um monte de material na net e aqui no forum também.

  6. #6

    Padrão Re: RB433 com 2 cartões

    Cara seguinte, primeiro antes de vc trocar cartao pense no seguinte tem menos de 2 meses q comecou a ficar ruim...vc instalou algum cliente nesse tempo apontandu para esse ap?como esta o nivel de sinal dos clientes?
    confira tudo isso antes de vc pensar em mudar algo no seu repetidor!!

  7. #7

    Padrão Re: RB433 com 2 cartões

    Caro amigos , obrigado pela ajuda, eu consegui arrumar a minha rede ,não utilizei os 2 cartão o que fiz foi trocar o cartão engenius por um da ubiquiti , e funcionou 100% , o problema realmente é os cartões da engenius , não sei porque , mais até os novos estão dando problema e olha eu uso muito pouca a potencia, Muito Obrigado a todos

  8. #8

    Padrão Re: RB433 com 2 cartões

    Sei que muitos vão me por na cruz, mas venhamos e convenhamos, qualquer cartão é melhor que o engenius.
    troca isso companheiro. pesquise, pesquise, e escolha qualquer outra opção mas este cartão só gera ruido. é como um radio de camelô que diz que tem x potencia de som, mas quando vc gira o botão de volume só sai ruido.