Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Boa tarde pessoal.

    Gostaria de saber como eu poderia fazer para direcionar meus usuários para uma tela de aviso quando meu link cai.

    Ontem por exemplo fiquei o Domingo inteiro sem link por conta de uma manutenção que estava sendo feita na Embratel, e os usuários ficam pensando que minha rede é que estava com problemas.

    Eu tenho na rede interna um servidor rodando apache, criei uma página neste servidor com o aviso que eu queria mostrar, e no meu mikrotik eu fiz uma regra de dst-nat direcionando tudo o que chegava em qualquer uma das portas para o ip do meu servidor apache e porta 80, mas não funcionou. Só dava página não encontrada.

    Alguém já fez algo do tipo e poderia me ajudar?


    Agradeço !

  2. Este tipo de redirecionamento só funciona por um tempo depois que o link cai porque você fica sem DNS (já que não tem link, não tem como resolver nomes).

    Enquanto os clientes ainda tem os nomes no cache deles (Windows mantem cache de DNS por algum tempo, por exemplo) ele até será direcionado para a página... Mas de alguns minutos isto não vai mais acontecer já que o navegador do cliente não vai nem tentar abrir a página (já que nao consegue resolver o nome para saber onde vai conectar).



  3. Será que não existe nenhuma maneira de fazer isso ?

    Seria a salvação para dias como o de ontem, onde a Embratel pisa feio na bola e sempre sobra pro provedor.

  4. Olha... Até tem mas eu não sei exatamente como faz ainda... Nunca tive tempo de pesquisar a fundo...

    A resposta seria spoof de DNS... Você precisaria de um DNS interno na tua rede que respondesse para QUALQUER domínio... Este DNS, obviamente, ficaria desativado quando tudo estivesse normal... No momento da queda você direciona todo mundo para esse DNS que responde qualquer coisa como sendo o teu servidor com o aviso... google.com, passa ser teu servidor... bb.com.br, passa a ser teu servidor, etc...

    Isso faria com que um DNS ficasse sempre acessível aos teus clientes mesmo que teu link estivesse fora. O DNS resolve tudo localmente então não precisa de link, etc... Tendo DNS funcional, os navegadores dos teus clientes sempre vão tentar abrir as páginas e por aí vaí...

    Eu sei que tem gente que usa esta técnica, mas nunca achei nenhuma documentação sobre isto (e também não procurei muito)...

    Se alguém tiver alguma dica, poste aqui...



  5. Vou pesquisar seguindo essa linha do DNS.

    O que estranhei foi que eu imaginei que o problema pudesse ver DNS mesmo, dai fiz teste digitando o IP diretamente e mesmo assim o direcionamento não funcionou. Deu página não encontrada.

    O que eu fiz foi colocar uma regra de dst-nat direcionando tudo que viesse em qualquer porta para o IP de um servidor interno rodando apache, na porta 80.

    Creio que deveria ter funcionado para os casos onde eu informasse apenas o IP, pois nesse caso não faz uso do DNS.

    Será que esqueci de algo ?


    Obrigado desde já pela atenção !






Tópicos Similares

  1. HotsPot Não Abre quando o Link Cai
    Por juniorbio no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 23-07-2012, 08:30
  2. Respostas: 1
    Último Post: 29-04-2011, 07:56
  3. Respostas: 8
    Último Post: 26-04-2011, 17:17
  4. Respostas: 15
    Último Post: 20-12-2010, 09:06
  5. Página de aviso quando a internet cai
    Por marlon no fórum Redes
    Respostas: 19
    Último Post: 08-10-2010, 06:34

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L