+ Responder ao Tópico

1. Boa tarde a todos,

eu instalei o italc, uma ferramenta de monitoramento, na minha rede e tenho um pequeno problema.

Este software me permite ligar todos os computadores da rede. Porém tenho que habilitar a opção "Wake on LAN" na BIOS e cadastra o MAC dos computadores no servidor de monitoramento.

O meu problema é o seguinte: alguns computadores não tem essa opção na BIOS e por isso não os consigo ligar através da rede. Existe uma outra opção na BIOS? Ou algum outro meio de ligar esses computadores pela rede?

Obrigado pela atenção.

2. Olá.

Algumas placas de rede PCI[1], a exemplo de 3Com e algumas da D-Link, dispõem de um cabo que pode ser conectado à placa-mãe, no conector wakeup-link, possibilitando energizar o computador ao receber a requisição de "acordar" (wake).

Dessa forma, havendo slot PCI livre, você pode trocar a placa de rede e ativar as estações.

Se não for possível adicionar uma placa de rede com essa funcionalidade, ou ainda a placa-mãe não dispor do conector wakeup-link, você pode, caso tenha conhecimentos básicos de eletrônica, desenvolver seu próprio "acordador"[2]. Certamente a dupla Arduino + Ethernet Shield pode contribuir

Espero ter ajudado.

[1] http://www3.sympatico.ca/getit/ebay2005/ibmenet1.jpg
    [2] http://lea.hamradio.si/~s56wix/wolrst/DSCN1036.JPG

Saudações,

Trober
    -
    -
    -
    -
    -

edtecno
    Oi,

algumas placas mãe não tem "wake on lan" no setup e sim "ring on lan", da uma verificada espero ter ajudado.

Tópicos Similares

1. Tecnologia WOL (Wake On LAN)
    Por isaquebrumel no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 03-02-2014, 18:08
  2. Ligar PC só com o mikrotik - wake on lan
    Por zemkt no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 08-12-2013, 11:02
  3. Wake on lan
    Por cabelohair no fórum Redes
    Respostas: 2