Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa noite a todos, pessoal estou com o seguinte cenário hoje: tenho um PTP de 34km o qual estou utilizando dois rocket m5 com duas rocket disk de 30dbi em teste entre duas rb mikrotik estou passando algo entorno de 15 a 20 megas, a dúvida é sera que se eu substituir as rockets de 30dbi por de 34 eu conseguiria baixar o sinal e consequentemente passar pelo menos uns 25 a 30 megas neste enlace.
    Segue em anexo as imagens da config dos rockets.
    AH e se o nosso amigo Zé Alves puder ajudar, acredito que servirá para muitos aki do forum.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ap master.jpg
Visualizações:	136
Tamanho: 	42,5 KB
ID:      	23740 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ap client.jpg
Visualizações:	115
Tamanho: 	44,7 KB
ID:      	23741

2. Amigo
    tenho apenas um apelo para voce:
    - Troque de canal URGENTEMENTE.
    uma vez que esse canal não pode ser utilizado, esta totalmente contra lei.

Devido a distancia e potencia necessaria, te recomendo usar os canais 5.8
    de 5725 a 5850

da uma olhadinha no topico a seguir:
    https://under-linux.org/f105/5-ghz-u...ocorro-147398/

3. Olha Elielton, teu enlace tem nível de sinal suficiente para utilizar a largura de canal de 40Mhz, que por si só já traria um ganho ENORME na banda total passante nessa conexão.

A dica que eu te dou é, primeiramente, muda para a versão 5.3 do firmware. Não é o primeiro aparelho que eu indico essa troca em função da instabilidade dessa versão de firmware. Já testei isso em Rocket, Bullet e até no AirRouter.

Ativa a opção No Ack mode, na guia do Airmax, ao lado de Main.

Muda a largura de canal para 40Mhz e escolhe em Rates o MCS 13 ou 14, para testes, e vê como se comporta. Acompanha o CCQ, para se certificar que a conexão ficou estável (de nada adiantaria passar 40 mega e a conexão ficar oscilando, não é mesmo?).

Ativa a opção Agregation, na guia Advanced.

Muda o canal para um válido, dentro da faixa de 5825 à 5850. Cuide a potência para não superar a EIRP prevista para essa faixa, que é 36dbm.

No mais é isso. Sucesso!

4. Com a antena que ele esta usando: 30 dBi
    Se colocar a potencia do transmissor em 6 dBm, ja tera ultrapassado o EIRP permitido.

Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Olha Elielton, teu enlace tem nível de sinal suficiente para utilizar a largura de canal de 40Mhz, que por si só já traria um ganho ENORME na banda total passante nessa conexão.

A dica que eu te dou é, primeiramente, muda para a versão 5.3 do firmware. Não é o primeiro aparelho que eu indico essa troca em função da instabilidade dessa versão de firmware. Já testei isso em Rocket, Bullet e até no AirRouter.

Ativa a opção No Ack mode, na guia do Airmax, ao lado de Main.

Muda a largura de canal para 40Mhz e escolhe em Rates o MCS 13 ou 14, para testes, e vê como se comporta. Acompanha o CCQ, para se certificar que a conexão ficou estável (de nada adiantaria passar 40 mega e a conexão ficar oscilando, não é mesmo?).

Ativa a opção Agregation, na guia Advanced.

Muda o canal para um válido, dentro da faixa de 5825 à 5850. Cuide a potência para não superar a EIRP prevista para essa faixa, que é 36dbm.

No mais é isso. Sucesso!

5. Ixii, é verdade Andrio! Eu estou tão acostumado a cuidar EIRP nos painéis 5.8 que nem me dei por conta que era ponto-a-ponto!

Desculpa ai, Elielton. O máscara tá certo quanto a EIRP no teu enlace, pode desconsiderar o que eu disse no meu post.

Ah... Obrigado mais uma vez, Andrio (segunda correção sua pra mim essa semana )!

Tópicos Similares

1. Antena rural ajuda por favor
    Por elom no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 16-12-2015, 19:37
  2. Respostas: 14
    Último Post: 10-04-2009, 13:29
  3. Respostas: 7
    Último Post: 27-05-2008, 14:54
  4. Trocar Omni 8 dbi por 15 Dbi, ajuda
    Por marcelomg no fórum Redes
    Respostas: 13
    Último Post: 10-03-2007, 16:31
  5. Antena sem sinal, por favor ajudem...
    Por Gregory no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 17-10-2006, 10:42

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L