+ Responder ao Tópico

1. isso nao foi sendo puxa saco farias, he fika com DEUS

2. comentario:Como o farias disse! a questao em primeiro e seguranca e funcionabilidade.leia o post que acabei de criar,Seu provedor e Seguro!Isso e so 1 de muitos fatores de seguranca.A matematica nao mente sobre a quantidade de usuarios!Suponhamos que seu link seja de 1M,vce tem 12 usuarios de 150K, falta banda nao!e simples nao tem misterio,venda banda que voce tem nao a mais,Faiz as contas,Licenca do seu radio e quantidade de banda que voce tem.ve quantos clientes que voce pode ter,respeitando a banda e licenca do radio.Simples nao!

3. Muito interessante a ideia do Felipe. Vou prestar minha contribuição, e desde já peço perdão por não seguir a ideia da lista de 10 itens. Citei problemas técnicos e problemas administrativos, sem seguir uma ordem de importância.

Análise Técnica

Como o Farias muito bem citou, o princípio de todos os erros está em começar sem fazer um planejamento técnico, por mais simples que seja. Nem me refiro a procurar uma empresa de engenharia, fazer laudo técnico, nada disso. Falo de planejamento, estudo das tecnologias, das demandas do mercado, das viabilidades e necessidades técnicas.

Quantos problemas poderiam ser evitados se os equipamentos fossem devidamente estruturados para os devidos fins a qual se destinam... O princípio de tudo é estudar o mercado, sentir a demanda e a necessidade do lugar onde se quer atender. Quando se tem conhecimento dos recursos tecnológicos, se redimensiona o aparelho certo para a demanda certa. Não se perdem ou faltam recursos.

Exemplos:

- dimensionar os planos de acesso de acordo com o link que se possui, para não correr o risco de vender o que não tem
    - relacionar os planos de velocidades com a estrutura a ser montada, e nisso me refiro a não atender assinantes com 1 mega em cima de conexões 2.4, por exemplo
    - preocupar-se com o projeto elétrico e mecânico de torres, sistemas de alimentação e demais
    - atentar para o uso de equipamentos homologados na estrutura do provedor, para evitar possíveis dores de cabeça com a lei
    - atentar para o uso correto dos equipamentos de telecomunicações, como os transmissores e antenas, enquadrando-se sempre nas legislações pertinentes
    - minimizar o uso de potências elevadas, canais sobrepostos, adaptações de equipamentos em aplicações desnecessárias
    - criptografar e autenticar o acesso dos assinantes à estrutura e a internet, uma vez que também é responsabilidade da empresa o zelo para com os dados trocados na conexão do assinante
    - ter capricho nas instalações dos assinantes, utilizar equipamentos de qualidade e de boa estética

Devo ter esquecido uma pá de coisas, mas tenho certeza que vocês vão complementar.

4. Análise Administrativa

Vender acesso a internet é um negócio como qualquer outro. Não dispensa conhecimentos em gestão de empresas. Como administrador de empresas eu aconselho o seguinte: antes de estruturar a parte técnica, procurem entender de gestão. Quem não entende NADA do assunto, procure saber o que é um plano de negócio.

Quando vou iniciar um novo projeto de cobertura de internet em um lugar novo, me preocupo em resolver as seguintes situações:

- os planos que pretendo vender são viáveis para as necessidades das pessoas que moram nesse lugar?
    - o equipamento que venderei ao futuro assinante está com um preço condizente, nem muito barato ao ponto de denegrir a própria imagem ou muito caro ao ponto de ser inacessível?
    - de que forma o assinante vai conhecer a minha empresa? Pode ser viável através do folder, do flayer, do outdoor, do carro de som, do anúncio na rádio, etc...
    - que promoções posse fazer para tornar atrativo o meu produto/serviço, ao ponto de torná-lo competitivo quando comparado ao da concorrência?
    - como irei atender aos chamados dos meus assinantes/interessados? Tenho a necessidade de um bom atendimento via telefone, se possível 0800, atendimento virtual no site, email/msn, redes sociais, e ACIMA DE TUDO ir pessoalmente apertar a mão e olhar nos olhos das pessoas, para demonstrar confiabilidade e interesse em resolver os seus problemas
    - como será a minha estrutura de apoio? Terei um ponto comercial bem localizado ou irei ao encontro do meu cliente, na sua casa?
    - como vou minimizar o tempo de espera do meu cliente, quando houver necessidade de um reparo ou suporte técnico?
    - quais as comodidades que posso oferecer ao meu cliente, além do serviço que estou me propondo a prestar?

E, o mais importante e mais difícil: como posso SUPERAR as expectativas dos clientes com relação a minha pessoa e ao trabalho que estou me propondo a realizar?

5. Felipe acho que o farias,jadir e eu saimos um pouco do seu proposto,mas ta rendendo boas dicas.O jadir ta de parabens,deu uma ideia "tecnica" de como funciona a coisa.Observacao pessoal!Pessoas como o farias e o jadir com e voce fazem do mundo um lugar melhor de se viver!Nao puxo saco,so me ligo nas coisas que realmente fazen diferenca!

Tópicos Similares

1. Criação de provedor wireless
    Por sibilio no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 31-07-2007, 14:19
  2. Servidores de Provedor Wireless
    Por josedorea no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 09-07-2006, 08:58
  3. Montagem de Provedor Wireless
    Por HANK no fórum Redes
    Respostas: 15