+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cartão Mini-PCI em alta potência pode danificar o Painel Setorial ou o Radio do Cliente?

    Eu tenho uma repetidora com 2 painéis de 20db uma rb433 e dois cartão R52, com +ou- 50 clientes, todos estavam com sinal entre -55 e 70 dbm.
    Não enten do muito sobre a potência dos cartões, e um "belo" dia resolvi aumentar para 26 dbm (que seria 400mv) achei que podia melhorar o sinal. Porém não houve qualquer alteração, mas no dia seguinte boa parte dos clientes tinha caido o sinal para -75 até -90dbm e não navegava bem, eu troquei o equipamento por uma rb433ah e coloquei cartões novos, agora ta navegando bem, mas o sinal ficou ocilando em vários pontos, inclusive nos mai próximos da torre.
    Agora estã minha dúvida:
    O fato de jogar o sinal em 400mw pode ter danificado o painel, ou então o radio do cliente que estava conectado no momento?
    Pois testei outro radio em dois clientes e teve um sinal melhor.
    Estou aqui pedindo ajuda pq não tenho outro painel para testar, e tb não sou formado nessa área, sou mais um curioso q trabalha sem medo de errar, rs.
    Fico grato se alguém puder me dar algumas dicas, porém dispenso críticas.

  2. #2

    Padrão Re: Cartão Mini-PCI em alta potência pode danificar o Painel Setorial ou o Radio do Cliente?

    amigo, vc agora ja pode atestar que potência não tudo... seta o tx-power 17dbm (default), e veja o resutado...

  3. #3

    Padrão Re: Cartão Mini-PCI em alta potência pode danificar o Painel Setorial ou o Radio do Cliente?

    jmprestes, com certeza a sua antena não está danificada é impossível o cartão danificar uma antena, o que pode ter ocorrido aí é ter aumentado o ruido conforne vc aumentou a potência, tente trabalhar com a potência mais baixa possível, verifica o ack junto com o seu cliente que tá mais longe se possível fixa ele,instalação dos clientes, alinhamento das antenas, o canal usado por vc não é o mesmo de algum outro provedor.

  4. #4

    Padrão Re: Cartão Mini-PCI em alta potência pode danificar o Painel Setorial ou o Radio do Cliente?

    Amigo pra danificar su antena vc teria que estar usando uma potencia superior a 50w, o que pode ter acontecido e que vc aumentou a potencia e o ruido tambem, tente baixar pra 100mw pra ver o que acontece.
    (Obs: quando vc aumenta a potencia, diminui a sensibilidade do cartao.)

  5. #5
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Re: Cartão Mini-PCI em alta potência pode danificar o Painel Setorial ou o Radio do Cliente?

    O aumento de potência com os equipamentos que você está usando não danifica sua antena ou o ap do cliente. Potência alta interfere na relação sinal/ruído, isso sim, pode está causando problemas em seus sistemas irradiantes.
    Última edição por Magal; 23-07-2011 às 16:23.

  6. #6
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Cartão Mini-PCI em alta potência pode danificar o Painel Setorial ou o Radio do Cliente?

    lembrando que uma antena suporta de 50 a 100 watts que diz o fabricante é uma potencia altíssima...
    mas o que vai ocorrer é o nivel muito alta de ruido ...
    que ocasionará em ccq baixo e oscilando ..
    e perdera performance no ponto de acesso ...
    aconselho potencia baixa e alta qualidade !!!

  7. #7

    Padrão Re: Cartão Mini-PCI em alta potência pode danificar o Painel Setorial ou o Radio do Cliente?

    Bem pessoal, concordo com tudo q vcs estão falando.
    Porém eu já troquei a rb e os cartões e deixei a potencia em default (17db), e continua ruim.
    Alguns clientes são bem distantes e estão com -66dbm e outros estão bem pertos e estão com -72, e fica oscilando, e piora conforme aumenta a quantidade de clientes conectados.
    Já me certifiquei de verificar se os painéis não sairam do lugar, mas ta tudo ok.
    Agora penso q a fonte não esteja dando conta, uso uma fonte universal de 24 Volts por 4 Amperes, será ela pode estar ruim.

  8. #8

    Padrão Re: Cartão Mini-PCI em alta potência pode danificar o Painel Setorial ou o Radio do Cliente?

    Galera preciso de ajuda!!!
    Meu problema não é só nessa torre, tenho 3 repetidorar, e todas cairam o sinal como num passe de mágica.
    Esta de que falei ta quase resolvido, o caso era q a energia chegava com ocilação até a torre, usava mais de 200 metros de cabo, então coloquei uma bateria com carregador e resolveu 90% do problema, mas ainda tem alguns clientes com sinal ruim, mas vou verificar cada caso.
    Agora quanto às outras, não sei oq pode ser, energia sei q não é, parece q tem alguma interferência, o sinal cai e sobe, isso dos clientes q estão mais longe.
    Pensei na hipótese de o outro provedor estar usando amplificador e interferindo no meu sinal, mas não sei se isso é possível. Essa é minha dúvida agora, alguma sugestão?

  9. #9

    Padrão Re: Cartão Mini-PCI em alta potência pode danificar o Painel Setorial ou o Radio do Cliente?

    amigo não deixa de ser uma ipotese que seu concorrente esteja usando amplificador, mais já que os problemas são com os clientes mais distantes de seu pop, seria melhor vc fazer uma revisão nesses clientes com problema, vc usa o q placa pci, adaptador usb, ap cliente... dê mais esses detalhes.

  10. #10

    Padrão Re: Cartão Mini-PCI em alta potência pode danificar o Painel Setorial ou o Radio do Cliente?

    É o seguinte já troquei rb, cartão, pigtal, cabo e nada.
    A energia era um dos problemas, estava ocilando o sinal, agora coloquei uma bateria de 12v 10A com carregador e resolveu esta parte do problema.
    Porém o sinal continua fraco em alguns clientes onde era bom antes, só me falta agora testar o painel, o problema é q uso painel vertical, e só tenho reserva de horizontal, aí pensei numa hipótese meio doida, de colocar este painel na posição invertida, apenas para testar antes de sair comprando um novo, acredito q dessa forma o sinal não vai chegar longe, mas pelo menos posso tirar a duvida com os clientes mais próximos.
    Farei este teste, depois postarei aqui o resultado.

  11. #11
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Cartão Mini-PCI em alta potência pode danificar o Painel Setorial ou o Radio do Cliente?

    dá para testar com ele invertido ...
    mas se der uma chuva seu painelzinho vira um titanic ....

  12. #12

    Padrão Re: Cartão Mini-PCI em alta potência pode danificar o Painel Setorial ou o Radio do Cliente?

    calmaí... só quero testar, não é definitivo não...rsrs

  13. #13

    Padrão Re: Cartão Mini-PCI em alta potência pode danificar o Painel Setorial ou o Radio do Cliente?

    Aí pessoal, já tirei minha dúvida.
    O painel virado funciona mas não teve cobertura o suficiente pra eu fazer os testes.
    Mas pelo menos eu tentei, hehe...

  14. #14

    Padrão Re: Cartão Mini-PCI em alta potência pode danificar o Painel Setorial ou o Radio do Cliente?

    Problema resolvido!
    O B.O era na energia elétrica, a fonte (24v 3A) não tava dando conta do recado, resolvi colocando um sistema de bateria com um carregador, não é nada profissional, mas segura as pontas por um tempo...