Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Bom dia, comecei a usar o mikrotik a pouco tempo (em uma rb433), gostaria de ajuda para resolver o seguinte problema:

A RB (em bridge) tem 2 cartoes, e os mac são liberados (Access list) para conectar nos respectivos cartões, o problema é que antes de eu entrar na empresa esse controle era meio "largado", (pra se ter uma ideia existem mais de 200 macs liberados somando os dois cartões), eu gostaria de fazer um log, que registrasse o IP+MAC de quem conectasse (eu excluiria todos os mac's liberados, deixaria os cartões livres para qualquer um conectar, verificaria no log e começaria a liberar clientes por cliente novamente)

Não tenho nem ideia se é possivel fazer esse log (como fazer), se alguem puder me ajudar a faze-lo ou tiver outra ideia pra me ajudar a resolver o problema.

Obrigado.
    Última edição por zoom18; 02-08-2011 às 09:19.

2. Citação Postado originalmente por zoom18 Ver Post
    Bom dia, comecei a usar o mikrotik a pouco tempo (em uma rb433), gostaria de ajuda para resolver o seguinte problema:

A RB (em bridge) tem 2 cartoes, e os mac são liberados (Access list) para conectar nos respectivos cartões, o problema é que antes de eu entrar na empresa esse controle era meio "largado", (pra se ter uma ideia existem mais de 200 macs liberados somando os dois cartões), eu gostaria de fazer um log, que registrasse o IP+MAC de quem conectasse (eu excluiria todos os mac's liberados, deixaria os cartões livres para qualquer um conectar, verificaria no log e começaria a liberar clientes por cliente novamente)

Não tenho nem ideia se é possivel fazer esse log (como fazer), se alguem puder me ajudar a faze-lo ou tiver outra ideia pra me ajudar a resolver o problema.

Obrigado.
    Bom dia [zoom18].

Há provedores que atendo que sofriam de "orfandade de cadastro". A orfandade acontece quando um registro em access-list é criado, o cliente deixa de existir, e o cadastro continua na RB, "sem pai nem mãe".

A solução para esta situação é um script, que rodado periodicamente (crontab), alimenta uma base de dados. Depois de algumas semanas, a base de dados é processada, e de lá são extraídos os clientes ativos.

Com isso, todos os registros de access-list são removidos, sendo reinseridos somente os registros validados, extraídos da base de dados consolidada.

Para exportar seus clientes ativo, use o comando abaixo:
    Código :
    /interface wireless registration-table print without-paging
    Não necessariamente você precisa usar uma base de dados relacional. Pode usar um simples arquivo texto, e com uso de ferramentas de fatiamento em colunas (awk ou cut), ordenação (sort -f -b), filtragem (grep) e eliminação de duplicidade (uniq), terá o mesmo efeito.

Você pode fazer seu sistema operacional interagir com RouterOS por meio do Paramiko[1]. Se quiser, pode usar MikroTik API[2].

[1] https://under-linux.org/f143/modific...64/#post535237
    [2] http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:API

Saudações,

Trober
    -
    -
    -
    -
    -

3. Obrigado pela resposta trober, é exatamente esse o problema que temos aqui!

Você poderia me explicar melhor como funcionaria esse script?

Código :
    /interface wireless registration-table print  without-paging

Com esse código eu consigo ver quem esta conectado no momento, mas sobre a base de dados, poderia me dar mais informações?(desculpe, tenha paciência, pois sou meio novato no ramo)

Obrigado!
    Última edição por zoom18; 02-08-2011 às 10:48.

4. caro colega trober eu usava aqui pra ver quem esta onliner o comando interface wireless registration-table print qual a diferença do print pro print without-paging desde ja agradeço

5. Boa tarde [raswilson].
    Pelo que pude perceber aqui o "without-paging" serve para "não paginar", ele mostra tudo de uma vez, sem você precisar dar enter para descer a tela.
    Última edição por zoom18; 02-08-2011 às 11:34.

Tópicos Similares

1. access.log registrando 192.168.0.0 invés de 192.168.0.10 !!!
    Por ajust no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 05-05-2005, 20:53
  2. scripts para logs do Radius
    Por dboom no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 15-09-2002, 15:00
  3. logs
    Por shido no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 13-08-2002, 08:36
  4. msgs estranhas no log